As Teorias do Processamento da Informação e os Esquemas Cognitivos do Leitor na Compreensão do Texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Maria de Fátima
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/466
Resumo: Para compreender um texto o leitor activa os seus esquemas cognitivos de compreensão, onde a memória tem um papel fundamental, e adapta a estrutura do texto à sua estrutura mental. Nesta adaptação é fundamental possuir uma série de conhecimentos e capacidades que vão permitir uma descrição mais detalhada de ambas as estruturas de modo a fornecer um melhor entendimento entre as teorias linguísticas e as teorias cognitivas.
id RCAP_6da7cd89f85ab18108cbf4dfd4628a47
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Teorias do Processamento da Informação e os Esquemas Cognitivos do Leitor na Compreensão do TextoPara compreender um texto o leitor activa os seus esquemas cognitivos de compreensão, onde a memória tem um papel fundamental, e adapta a estrutura do texto à sua estrutura mental. Nesta adaptação é fundamental possuir uma série de conhecimentos e capacidades que vão permitir uma descrição mais detalhada de ambas as estruturas de modo a fornecer um melhor entendimento entre as teorias linguísticas e as teorias cognitivas.Universidade do MinhoSequeira, Maria de Fátima19901990-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/466por"Revista Portuguesa de Educação". ISSN 0871-9187. 3:3 (1990) 37-44.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:36.665943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Teorias do Processamento da Informação e os Esquemas Cognitivos do Leitor na Compreensão do Texto
title As Teorias do Processamento da Informação e os Esquemas Cognitivos do Leitor na Compreensão do Texto
spellingShingle As Teorias do Processamento da Informação e os Esquemas Cognitivos do Leitor na Compreensão do Texto
Sequeira, Maria de Fátima
title_short As Teorias do Processamento da Informação e os Esquemas Cognitivos do Leitor na Compreensão do Texto
title_full As Teorias do Processamento da Informação e os Esquemas Cognitivos do Leitor na Compreensão do Texto
title_fullStr As Teorias do Processamento da Informação e os Esquemas Cognitivos do Leitor na Compreensão do Texto
title_full_unstemmed As Teorias do Processamento da Informação e os Esquemas Cognitivos do Leitor na Compreensão do Texto
title_sort As Teorias do Processamento da Informação e os Esquemas Cognitivos do Leitor na Compreensão do Texto
author Sequeira, Maria de Fátima
author_facet Sequeira, Maria de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sequeira, Maria de Fátima
description Para compreender um texto o leitor activa os seus esquemas cognitivos de compreensão, onde a memória tem um papel fundamental, e adapta a estrutura do texto à sua estrutura mental. Nesta adaptação é fundamental possuir uma série de conhecimentos e capacidades que vão permitir uma descrição mais detalhada de ambas as estruturas de modo a fornecer um melhor entendimento entre as teorias linguísticas e as teorias cognitivas.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
1990-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/466
url http://hdl.handle.net/1822/466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Revista Portuguesa de Educação". ISSN 0871-9187. 3:3 (1990) 37-44.
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132910510407680