A afetividade na relação pedagógica: um contributo para o desenvolvimento da autoconfiança e do autoconceito em crianças do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Luisa Simões dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32311
Resumo: No presente relatório final, pretendeu-se, na componente teórica evidenciar como é que a relação pedagógica, baseada na afetividade contribui para o desenvolvimento da autoconfiança e do autoconceito do/a aluno/a. Uma relação pedagógica sem afeto poderá levar os/as alunos/a à perda de confiança, à desmotivação, a uma imagem negativa de si mesmo e à insegurança. Assim, o autoconceito pode ser consequência não só de características individuais como também de riscos/externos, podendo vir a condicionar a aprendizagem, refletindo-se num baixo desempenho académico. Ao longo do estágio de 1º Ciclo do Ensino Básico, fomos observando algumas situações problemáticas que desencadearam esta investigação, nomeadamente, falta de motivação dos/as alunos/as; dificuldade de alguns/algumas alunos/as em relacionar-se com professores/as e alunos/as; fraca capacidade de participação em tarefas mais difíceis e, por vezes, até nas mais simples; dificuldade em expressar as suas opiniões em grande e pequeno grupo. Todo o plano de intervenção foi organizado e implementado com vista a promover o autoconceito e a autoconfiança de todos/as os/as alunos/as do grupo. Optou-se pela metodologia investigação-ação uma vez que se pretendia unir a investigação à ação. Numa primeira fase recolheu-se a informação a partir de diversas fontes, tais como, a análise documental, a observação, a escala de Piers-Harris Childre’s Self-Concept Scale 2 (PHCSC-2) e os registos fotográficos. Numa segunda fase foi implementado um plano de intervenção. Finalizou-se o ciclo de investigação com uma avaliação comparativa entre o antes e o depois da intervenção, tendo-se concluído que houve uma influência positiva no desenvolvimento da autoconfiança do aluno/a e do seu autoconceito, na medida em que reforçou nos alunos a capacidade de comunicação com os outros e de reflexão acerca de si próprio e do modo como se relaciona com os outros.
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