Modelação numérica da agitação marítima: o caso do terminal XXI do Porto de Sines

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chicharro, Hugo Macatrão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10907
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil
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spelling Modelação numérica da agitação marítima: o caso do terminal XXI do Porto de SinesRegime de agitaçãoModelação numéricaOndas curtasOndas longasRessonânciaPorto de SinesDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia CivilO objetivo deste trabalho é a caracterização da agitação marítima ao largo de Sines e no interior da bacia portuária do Terminal XXI e análise da ressonância dessa bacia, recorrendo a modelos numéricos de propagação de ondas. Efetuou-se também a análise do desempenho desses modelos. Assim, partindo de medições na boia-ondógrafo ao largo de Sines no período de 1988 a 2012, caracterizou-se a agitação marítima ao largo e transferiu-se para a entrada do porto, com o modelo espetral SWAN e, para o interior do terminal, com o modelo de ondas regulares DREAMS. Os resultados da agitação marítima permitem concluir que as obras de proteção do terminal são eficazes na proteção da bacia portuária para os maiores valores de altura de onda significativa, levando a uma forte redução das alturas de onda desde o largo até ao interior da bacia. Os modelos foram inicialmente validados com base em dados recolhidos entre 1 e 4 de Novembro de 2011. Da validação dos modelos conclui-se que SWAN representa bem a realidade em termos de altura de onda significativa e, período, sendo os dados medidos pelo ADCP em frente à praia de S. Torpes e os resultados do modelo nesse ponto, em geral, bastante semelhantes. Relativamente a DREAMS, conclui-se que em termos de altura de onda significativa, os resultados do modelo seguem, em geral, a agitação real medida pelo marégrafo localizado no interior da bacia. Para a análise da ressonância da bacia portuária, DREAMS foi aplicado para um conjunto de períodos e direções de onda longa e determinam-se as curvas de resposta. Os resultados do modelo permitiram verificar que ocorrem fenómenos de ressonância principalmente para duas gamas de períodos de onda incidente, 140-240 s e 540 – 720 s, sendo o maior valor obtido para o período 160 s e direção 180º (S).Faculdade de Ciências e TecnologiaFortes, ConceiçãoNeves, Maria da GraçaRUNChicharro, Hugo Macatrão2013-12-19T15:47:51Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10907TID:201764040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:58Zoai:run.unl.pt:10362/10907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:50.108785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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