Não comparência às consultas externas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central: Diagnóstico, causas, consequências, perfil do utente e propostas de melhoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Beatriz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/31221
Resumo: A elevada taxa de utentes que não comparecem às consultas externas (CE) traduz-se num enorme desafio, tanto a nível nacional como mundial, para o sistema de saúde. Com este estudo pretende-se efetuar um diagnóstico, explorar as causas e consequências, bem como traçar o perfil dos utentes que não comparecem às CE no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) e, posteriormente, apresentar medidas que minimizem este tipo de comportamento. Analisaram-se todas as incidências (faltas e desmarcações) de não comparência às CE, entre o dia 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro 2022. Neste processo de análise e, tendo em conta a sua enorme relevância no sistema, foram também inquiridos os profissionais que estão diretamente relacionados com as CE. Os resultados desta análise evidenciaram que o perfil dos utentes que faltam ou desmarcam CE agendadas são utentes do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 55 e os 74 anos e são residentes em Lisboa. A não comparência ocorre normalmente no início da semana, no período da manhã. Os profissionais consideram que um dos principais motivos para este comportamento é o tempo, demasiado longo, que decorre entre o pedido da consulta, a data da marcação e do dia do agendamento. As propostas de melhoria incidem na implementação de um sistema, eficaz, de lembretes, bem como consciencializar os utentes para as terríveis consequências que este tipo de comportamento acarreta para o sistema, e, não menos importante, a organização deve utilizar os indicadores de monotorização.
id RCAP_6dcb1d6bf33d430cff7612799dc30d8e
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/31221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Não comparência às consultas externas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central: Diagnóstico, causas, consequências, perfil do utente e propostas de melhoriaConsulta externaCuidados de saúde -- Health careNão comparecimentoOtimização de processosOutpatient appointmentNo-showProcess optimizationA elevada taxa de utentes que não comparecem às consultas externas (CE) traduz-se num enorme desafio, tanto a nível nacional como mundial, para o sistema de saúde. Com este estudo pretende-se efetuar um diagnóstico, explorar as causas e consequências, bem como traçar o perfil dos utentes que não comparecem às CE no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) e, posteriormente, apresentar medidas que minimizem este tipo de comportamento. Analisaram-se todas as incidências (faltas e desmarcações) de não comparência às CE, entre o dia 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro 2022. Neste processo de análise e, tendo em conta a sua enorme relevância no sistema, foram também inquiridos os profissionais que estão diretamente relacionados com as CE. Os resultados desta análise evidenciaram que o perfil dos utentes que faltam ou desmarcam CE agendadas são utentes do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 55 e os 74 anos e são residentes em Lisboa. A não comparência ocorre normalmente no início da semana, no período da manhã. Os profissionais consideram que um dos principais motivos para este comportamento é o tempo, demasiado longo, que decorre entre o pedido da consulta, a data da marcação e do dia do agendamento. As propostas de melhoria incidem na implementação de um sistema, eficaz, de lembretes, bem como consciencializar os utentes para as terríveis consequências que este tipo de comportamento acarreta para o sistema, e, não menos importante, a organização deve utilizar os indicadores de monotorização.The high rate of patients who don't attend outpatient appointments (OAEs) is a huge challenge for the health system, both nationally and worldwide. The aim of this study is to make a diagnosis, explore the causes and consequences, as well as to draw up a profile of users who do not attend EC appointments at the Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) and, subsequently, to present measures to minimize this type of behavior. All the incidences (absences and cancellations) of non-attendance at ECs between January 1, 2018 and December 31, 2022 were analyzed. In this analysis process, and given their enormous importance in the system, the professionals who are directly involved with CE were also surveyed. The results of this analysis showed that the profile of users who miss or cancel scheduled ECs is female, aged between 55 and 74 and living in Lisbon. Non-attendance usually occurs at the beginning of the week, in the morning. The professionals believe that one of the main reasons for this behavior is the excessively long time that elapses between the request for an appointment, the date of the appointment and the day of the appointment. Proposals for improvement include implementing an effective reminder system, making users aware of the terrible consequences this type of behaviour has on the system and, not least, the organization should use monitoring indicators.2024-03-01T10:54:01Z2023-12-27T00:00:00Z2023-12-272023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/31221TID:203538404porAlmeida, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T01:17:06Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/31221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:13.150189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Não comparência às consultas externas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central: Diagnóstico, causas, consequências, perfil do utente e propostas de melhoria
title Não comparência às consultas externas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central: Diagnóstico, causas, consequências, perfil do utente e propostas de melhoria
spellingShingle Não comparência às consultas externas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central: Diagnóstico, causas, consequências, perfil do utente e propostas de melhoria
Almeida, Beatriz
Consulta externa
Cuidados de saúde -- Health care
Não comparecimento
Otimização de processos
Outpatient appointment
No-show
Process optimization
title_short Não comparência às consultas externas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central: Diagnóstico, causas, consequências, perfil do utente e propostas de melhoria
title_full Não comparência às consultas externas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central: Diagnóstico, causas, consequências, perfil do utente e propostas de melhoria
title_fullStr Não comparência às consultas externas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central: Diagnóstico, causas, consequências, perfil do utente e propostas de melhoria
title_full_unstemmed Não comparência às consultas externas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central: Diagnóstico, causas, consequências, perfil do utente e propostas de melhoria
title_sort Não comparência às consultas externas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central: Diagnóstico, causas, consequências, perfil do utente e propostas de melhoria
author Almeida, Beatriz
author_facet Almeida, Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Consulta externa
Cuidados de saúde -- Health care
Não comparecimento
Otimização de processos
Outpatient appointment
No-show
Process optimization
topic Consulta externa
Cuidados de saúde -- Health care
Não comparecimento
Otimização de processos
Outpatient appointment
No-show
Process optimization
description A elevada taxa de utentes que não comparecem às consultas externas (CE) traduz-se num enorme desafio, tanto a nível nacional como mundial, para o sistema de saúde. Com este estudo pretende-se efetuar um diagnóstico, explorar as causas e consequências, bem como traçar o perfil dos utentes que não comparecem às CE no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) e, posteriormente, apresentar medidas que minimizem este tipo de comportamento. Analisaram-se todas as incidências (faltas e desmarcações) de não comparência às CE, entre o dia 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro 2022. Neste processo de análise e, tendo em conta a sua enorme relevância no sistema, foram também inquiridos os profissionais que estão diretamente relacionados com as CE. Os resultados desta análise evidenciaram que o perfil dos utentes que faltam ou desmarcam CE agendadas são utentes do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 55 e os 74 anos e são residentes em Lisboa. A não comparência ocorre normalmente no início da semana, no período da manhã. Os profissionais consideram que um dos principais motivos para este comportamento é o tempo, demasiado longo, que decorre entre o pedido da consulta, a data da marcação e do dia do agendamento. As propostas de melhoria incidem na implementação de um sistema, eficaz, de lembretes, bem como consciencializar os utentes para as terríveis consequências que este tipo de comportamento acarreta para o sistema, e, não menos importante, a organização deve utilizar os indicadores de monotorização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27T00:00:00Z
2023-12-27
2023-10
2024-03-01T10:54:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/31221
TID:203538404
url http://hdl.handle.net/10071/31221
identifier_str_mv TID:203538404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137770994663424