Género, comunicação não verbal e satisfação no trabalho: papel das normas prescritivas percebidas na organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Inês Beatriz Seromenho de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21542
Resumo: Numa organização, a comunicação não verbal é um indicador de satisfação no local de trabalho que, consequentemente, tem impacto no alcance de objetivos e na performance individual/grupal. Face à escassa literatura sobre o tema, o presente estudo explora a relação existente entre a comunicação não verbal e a satisfação no local de trabalho considerando a perceção dos comportamentos não verbais dos próprios participantes no estudo e a perceção dos mesmos face ao comportamento não verbal do grupo de género. Para a análise empírica adaptou-se dois questionários elaborados previamente por outros autores num só, aplicando-o a colaboradores de apenas uma organização (N=125; 28% homens e 72% mulheres). Os resultados desta pesquisa permitiram compreender a importância que a manifestação da comunicação não verbal tem na satisfação no local de trabalho, nomeadamente, o quanto os comportamentos não verbais associados ao domínio e à hesitação impactam na satisfação no local de trabalho dos participantes do sexo masculino, por exemplo. Este estudo constitui um ponto de partida para que os gestores de recursos humanos possam identificar e perceber através da comunicação não verbal como a satisfação no local de trabalho é afetada e, a partir deste ponto, trabalhar os fatores que potenciarão a performance dos seus colaboradores e colaboradoras.
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