A resolução de problemas na aprendizagem da Unidade Sustentabilidade na Terra - Ecossistemas, do 8º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Constança Bertolucci
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/49205
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
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spelling A resolução de problemas na aprendizagem da Unidade Sustentabilidade na Terra - Ecossistemas, do 8º anoAprendizagem baseada em problemasResolução de problemasEcossistemasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Este trabalho surge no âmbito do relatório da prática de ensino supervisionada, explorando a utilização da metodologia de resolução de problemas no desenvolvimento de competências de aprendizagem na temática dos Ecossistemas. Para tal, foi lecionada uma Unidade numa turma de Ciências Naturais, do 8º ano, do 3ºciclo de escolaridade. Esta intervenção procurou responder aos desafios atuais do ensino das ciências e cumprir os objetivos traçados para a disciplina de Ciências Naturais e para o 8º ano, estando estas sob a alçada da Ciência e Sociedade, invocando questões de natureza científica com implicações sociais, resultando no desenvolvimento da literacia científica dos alunos tornando-os cidadãos capazes de exercer a sua cidadania em pleno. No 8º ano o tema trabalhado é a Vida na Terra, especificando a unidade dos Ecossistemas, desde as condições que tornam a vida possível às dinâmicas entre subsistemas terrestres, interligando os saberes científicos com a promoção da sustentabilidade do planeta terra. As aulas foram planificadas segundo uma abordagem de resolução de problemas, tendo sido criadas 9 atividades, às quais corresponde uma ficha que foi entregue aos alunos e que estes entregaram no final da intervenção num portfólio. Este trabalho, de acordo com o seu objetivo, seguiu um paradigma interpretativo e uma abordagem essencialmente qualitativa, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação, a recolha de documentos e a aplicação de questionários. Analisando os dados obtidos, foi possível entender a perceção que os alunos têm desta aprendizagem e como a preferem em relação a um ensino mais tradicional. Deve ser também salientado, que esta motivação e interesse não se verificou numa melhoria das notas obtidas nos testes de avaliação sumativa. As maiores dificuldades foram sentidas na parte da compreensão do texto e do que era pedido, tendo os alunos referido que o acompanhamento da professora era essencial.This work is part of the report on supervised teaching practice, exploring the use of problem-solving methodology in the development of learning skills in Ecosystems. To this end, a Unit was taught in an 8th grade Natural Science class of the 3rd cycle of schooling. This intervention sought to respond to the current challenges of science teaching and to meet the objectives set for the discipline of Natural Sciences and for the 8th grade, these being under the jurisdiction of Science and Society, invoking issues of a scientific nature with social implications, resulting in the development of scientific literacy of students making them citizens capable of exercising their citizenship to the full. In the 8th grade the theme worked is Life on Earth, specifying the unity of Ecosystems, from the conditions that make life possible to the dynamics between terrestrial subsystems, connecting the scientific knowledge with the promotion of the sustainability of planet earth. The classes were planned according to a problem-solving approach, and 9 activities were created, which corresponded to a form that was handed out to the students and which they delivered at the end of the intervention in a portfolio. This work, according to its objective, followed an interpretative paradigm and an essentially qualitative approach, using observation, document collection and the application of questionnaires as data collection tools. By analysing the data obtained, it was possible to understand the students' perception of this learning and how they prefer it in relation to a more traditional teaching. It should also be pointed out that this motivation and interest did not result in an improvement in the marks obtained in the summative assessment tests. The greatest difficulties were felt in the understanding part of the text and of what was requested, and the students mentioned that the follow up of the teacher was essential.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaSimões, Constança Bertolucci2021-07-29T12:44:01Z20202020-12-022020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:53.477509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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