Investigação transcultural sobre atitudes face aos imigrantes: estudo piloto de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/791 |
Resumo: | O presente artigo inscreve-se no âmbito de um projecto de investigação transcultural envolvendo Espanha, Portugal, Itália e Grécia que tem como objectivo o fomento de atitudes anti-racistas para com os imigrantes e minorias étnicas no sistema educativo. Optou-se pelo desenho quase experimental de série temporal, com pré-teste e pós-teste que, metodologicamente, obteve resultados satisfatórios. A hipótese principal elege como variável independente a informação prestada aos sujeitos, revelando-se como factor determinante para atenuar e mesmo modificar nos jovens a configuração de preconceitos racistas para com os imigrantes. Os resultados obtidos evidenciam mudanças de atitudes reaccionárias para outras mais tolerantes ao nível dos jovens que constituíram a amostra estudada em Lisboa. |
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Investigação transcultural sobre atitudes face aos imigrantes: estudo piloto de LisboaInformaçãoImigrantesPreconceito racialXenofobiaInformationImmigrantsRacial biasXenophobiaO presente artigo inscreve-se no âmbito de um projecto de investigação transcultural envolvendo Espanha, Portugal, Itália e Grécia que tem como objectivo o fomento de atitudes anti-racistas para com os imigrantes e minorias étnicas no sistema educativo. Optou-se pelo desenho quase experimental de série temporal, com pré-teste e pós-teste que, metodologicamente, obteve resultados satisfatórios. A hipótese principal elege como variável independente a informação prestada aos sujeitos, revelando-se como factor determinante para atenuar e mesmo modificar nos jovens a configuração de preconceitos racistas para com os imigrantes. Os resultados obtidos evidenciam mudanças de atitudes reaccionárias para outras mais tolerantes ao nível dos jovens que constituíram a amostra estudada em Lisboa.The present article is inscribed in a transcultural research project involving Spain, Portugal, Italy and Greece which aim is the development of anti-racist attitudes toward immigrants inside the educational system. An almost experimental design, with pre-test and pos-test, has been selected, and satisfactory results were obtained with its methodological implementation. The main question elects knowledge (information delivered through three different ways: audiovisual, written and oral) as the independent variable, which reveals to be one of the key factors to mitigate and even to change in young people the configuration of racial bias toward immigrants. The results show visible changes from reactionary attitudes to more tolerant ones in the group of young people belonging to the Lisbon sample.Le présent article s’inscrit dans le domaine d"un projet d"investigation transculturelle couvrant Espagne, Portugal, Italie et Grèce qui a pour but le développement des attitudes anti-racistes vers les immigrants dans le système éducatif. On a adopté un dessin presque expérimental, avec pre-test et pos-test, lequel, metodologiquement, a obtenu des résultats acceptables. L"hypothèse centrale fait l"élection de la connaissance (information véhiculée à travers de trois voies: audiovisuelle, écrite et orale) comme la variable indépendante, en se revelant un des facteurs les plus déterminants pour amortir et même modifier chez les jeunes la configuration des préjugés racistes vers les immigrants. Les résultats obtenus montrent des changements visibles d"attitudes réactionnaires vers d"autres plus tolérantes au niveau des jeunes qui ont constitué l"échantillon étudiée à Lisbonne.El presente artículo se inscribe en el ámbito de un proyecto de investigación transcultural envolviendo a España, Portugal, Italia y Grecia, que tiene como objetivo el fomento de actitudes, anti-racistas para con los inmigrantes y minorías étnicas del sistema educativo. Se optó por el diseño casi experimental de serie temporal, con pre-teste y post-teste que, metodológicamente, obtuvo resultados satisfactorios. La hipótesis principal elige como variable independiente la información prestada a los sujetos, revelándose como factor determinante para atenuar incluso modificar en los jóvenes, la configuración de preconceptos racistas para con los inmigrantes. Los resultados obtenidos evidencian cambios de actitudes reaccionarias para otros más tolerantes al nivel de los jóvenes que formaron la muestra estudiada en Lisboa.CIES-ISCTE / CELTA2008-11-20T16:03:09Z1997-11-01T00:00:00Z1997-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/791por0873-6529Dias, Maria do RosárioFerrer, Jordi GarcésRigla, Francisco Ródenasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:37.905199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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