Connected cars : o presente e futuro da indústria e o papel das telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Tiago Elmano Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/26365
Resumo: A conetividade nos carros surge como a maior inovação pelo que o setor automóvel já passou, por tudo o que inclui e, em particular, pelo impacto que se antevê na forma como a população se vai mover nas cidades. A introdução da conetividade nos carros a uma escala massificada vai tornar possível o aproveitamento do fenómeno da internet of things, inserindo-se em redes de comunicação entre veículos, infraestruturas e outros aparelhos. No âmbito de um estágio realizado na NOS Comunicações com o objetivo de perceber a situação atual dos carros conectados e o que se avizinha, para o mesmo, nos próximos anos, desenvolvemos um estudo estruturado pela metodologia de investigação ação, em quatro ciclos, permitindo perceber que o aumento de complexidade dos componentes inseridos nos carros vai mudar a forma como o mercado está organizado, reduzindo a importância do lado mecânico e promovendo a ascensão da tecnologia que, consequentemente, atrai empresas de outros setores de atividade. O resultado do estudo indica a emergência dos gigantes das telecomunicações, com mais competências para suportarem uma rede de conectividade tão exigente como a que vai ser necessária para operar todos os carros conectados de forma eficiente. Os dados recolhidos dos carros, surgem como algo a ter em conta no futuro, com projeções de crescimentos de mercado muito elevadas, associadas a oportunidades de negócio para empresas como as de telecomunicações. A mobilidade conectada surge como uma solução para muitos problemas de eficiência em que a autonomia e a partilha surgem como caminhos a seguir, nos quais os carros podem vir a ser vistos como um serviço ao invés de bens.
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