Connected cars : o presente e futuro da indústria e o papel das telecomunicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/26365 |
Resumo: | A conetividade nos carros surge como a maior inovação pelo que o setor automóvel já passou, por tudo o que inclui e, em particular, pelo impacto que se antevê na forma como a população se vai mover nas cidades. A introdução da conetividade nos carros a uma escala massificada vai tornar possível o aproveitamento do fenómeno da internet of things, inserindo-se em redes de comunicação entre veículos, infraestruturas e outros aparelhos. No âmbito de um estágio realizado na NOS Comunicações com o objetivo de perceber a situação atual dos carros conectados e o que se avizinha, para o mesmo, nos próximos anos, desenvolvemos um estudo estruturado pela metodologia de investigação ação, em quatro ciclos, permitindo perceber que o aumento de complexidade dos componentes inseridos nos carros vai mudar a forma como o mercado está organizado, reduzindo a importância do lado mecânico e promovendo a ascensão da tecnologia que, consequentemente, atrai empresas de outros setores de atividade. O resultado do estudo indica a emergência dos gigantes das telecomunicações, com mais competências para suportarem uma rede de conectividade tão exigente como a que vai ser necessária para operar todos os carros conectados de forma eficiente. Os dados recolhidos dos carros, surgem como algo a ter em conta no futuro, com projeções de crescimentos de mercado muito elevadas, associadas a oportunidades de negócio para empresas como as de telecomunicações. A mobilidade conectada surge como uma solução para muitos problemas de eficiência em que a autonomia e a partilha surgem como caminhos a seguir, nos quais os carros podem vir a ser vistos como um serviço ao invés de bens. |
id |
RCAP_6dd562861fce6d43bc8002793bfd27ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26365 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Connected cars : o presente e futuro da indústria e o papel das telecomunicaçõesConetividadeInovaçãoTecnologiaEficiênciaAutonomiaPrivacidadePartilhaComunicaçãoDados5GConetivityInnovationTechnologyEfficiencyAutonomyPrivacySharingCommunicationDataDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA conetividade nos carros surge como a maior inovação pelo que o setor automóvel já passou, por tudo o que inclui e, em particular, pelo impacto que se antevê na forma como a população se vai mover nas cidades. A introdução da conetividade nos carros a uma escala massificada vai tornar possível o aproveitamento do fenómeno da internet of things, inserindo-se em redes de comunicação entre veículos, infraestruturas e outros aparelhos. No âmbito de um estágio realizado na NOS Comunicações com o objetivo de perceber a situação atual dos carros conectados e o que se avizinha, para o mesmo, nos próximos anos, desenvolvemos um estudo estruturado pela metodologia de investigação ação, em quatro ciclos, permitindo perceber que o aumento de complexidade dos componentes inseridos nos carros vai mudar a forma como o mercado está organizado, reduzindo a importância do lado mecânico e promovendo a ascensão da tecnologia que, consequentemente, atrai empresas de outros setores de atividade. O resultado do estudo indica a emergência dos gigantes das telecomunicações, com mais competências para suportarem uma rede de conectividade tão exigente como a que vai ser necessária para operar todos os carros conectados de forma eficiente. Os dados recolhidos dos carros, surgem como algo a ter em conta no futuro, com projeções de crescimentos de mercado muito elevadas, associadas a oportunidades de negócio para empresas como as de telecomunicações. A mobilidade conectada surge como uma solução para muitos problemas de eficiência em que a autonomia e a partilha surgem como caminhos a seguir, nos quais os carros podem vir a ser vistos como um serviço ao invés de bens.Connectivity in cars emerges as the biggest innovation the automotive sector has been through, for everything it includes and, in particular, the impact it has on the way people move in cities. The introduction of connectivity in cars on a mass scale will make it possible to take advantage of the internet of things phenomenon, inserting itself in communication networks between vehicles, infrastructures and other devices. In the context of a NOS Comunicações internship with the objective of perceiving the current situation of the connected cars and what will happen in the next years, we developed a study structured by the action research methodology, with four cycles, allowing us to perceive that the increased complexity of the components inserted in the cars will change the way the market is organized, reducing the importance of the mechanical side and promoting the rise of technology which, consequently, will attract companies from industries. The result of the study indicates the rise of telecommunications giants with more skills to support a network of connectivity as demanding as the one that will be required to operate all connected cars efficiently. The data collected from cars appears as something to take into account in the future, with projections of very high marker growth associated with the business oportunities for companies, such as the telecommunication ones. Connected mobility emerges as a solution to many efficiency problems where autonomy and sharing emerge as ways to follow, in which cars can be seen as a service rather than goods.Andrade, António Manuel Valente deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMonteiro, Tiago Elmano Silva2018-12-14T14:06:30Z2018-11-192018-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/26365TID:202101738porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:23:38Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:23:38Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Connected cars : o presente e futuro da indústria e o papel das telecomunicações |
title |
Connected cars : o presente e futuro da indústria e o papel das telecomunicações |
spellingShingle |
Connected cars : o presente e futuro da indústria e o papel das telecomunicações Monteiro, Tiago Elmano Silva Conetividade Inovação Tecnologia Eficiência Autonomia Privacidade Partilha Comunicação Dados 5G Conetivity Innovation Technology Efficiency Autonomy Privacy Sharing Communication Data Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Connected cars : o presente e futuro da indústria e o papel das telecomunicações |
title_full |
Connected cars : o presente e futuro da indústria e o papel das telecomunicações |
title_fullStr |
Connected cars : o presente e futuro da indústria e o papel das telecomunicações |
title_full_unstemmed |
Connected cars : o presente e futuro da indústria e o papel das telecomunicações |
title_sort |
Connected cars : o presente e futuro da indústria e o papel das telecomunicações |
author |
Monteiro, Tiago Elmano Silva |
author_facet |
Monteiro, Tiago Elmano Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, António Manuel Valente de Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Tiago Elmano Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conetividade Inovação Tecnologia Eficiência Autonomia Privacidade Partilha Comunicação Dados 5G Conetivity Innovation Technology Efficiency Autonomy Privacy Sharing Communication Data Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Conetividade Inovação Tecnologia Eficiência Autonomia Privacidade Partilha Comunicação Dados 5G Conetivity Innovation Technology Efficiency Autonomy Privacy Sharing Communication Data Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A conetividade nos carros surge como a maior inovação pelo que o setor automóvel já passou, por tudo o que inclui e, em particular, pelo impacto que se antevê na forma como a população se vai mover nas cidades. A introdução da conetividade nos carros a uma escala massificada vai tornar possível o aproveitamento do fenómeno da internet of things, inserindo-se em redes de comunicação entre veículos, infraestruturas e outros aparelhos. No âmbito de um estágio realizado na NOS Comunicações com o objetivo de perceber a situação atual dos carros conectados e o que se avizinha, para o mesmo, nos próximos anos, desenvolvemos um estudo estruturado pela metodologia de investigação ação, em quatro ciclos, permitindo perceber que o aumento de complexidade dos componentes inseridos nos carros vai mudar a forma como o mercado está organizado, reduzindo a importância do lado mecânico e promovendo a ascensão da tecnologia que, consequentemente, atrai empresas de outros setores de atividade. O resultado do estudo indica a emergência dos gigantes das telecomunicações, com mais competências para suportarem uma rede de conectividade tão exigente como a que vai ser necessária para operar todos os carros conectados de forma eficiente. Os dados recolhidos dos carros, surgem como algo a ter em conta no futuro, com projeções de crescimentos de mercado muito elevadas, associadas a oportunidades de negócio para empresas como as de telecomunicações. A mobilidade conectada surge como uma solução para muitos problemas de eficiência em que a autonomia e a partilha surgem como caminhos a seguir, nos quais os carros podem vir a ser vistos como um serviço ao invés de bens. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-14T14:06:30Z 2018-11-19 2018-11-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/26365 TID:202101738 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/26365 |
identifier_str_mv |
TID:202101738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546912194101248 |