Marcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de venda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Ana Rita de Oliveira Vaz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20384
Resumo: Esta dissertação visa uma compreensão do que são as marcas da distribuição, mais propriamente das marcas associadas à grande distribuição. Nos últimos dez anos tem-se assistido a alterações no sector da grande distribuição, nomeadamente na relação entre distribuidores, produtores e consumidores, as quais estão relacionadas com a aposta cada vez maior dos distribuidores no desenvolvimento das suas próprias marcas, que representando já hoje um grupo significativo de produtos, têm vindo a ganhar sempre maior força no mercado. A estratégia de aposta na qualidade dos produtos, associada ao baixo preço, leva a que as marcas da grande distribuição sejam actualmente uma opção de consumo frequente nos lares portugueses. Esta dissertação procura compreender a relação existente entre os grandes distribuidores e os consumidores, focalizando-se numa análise da comunicação das marcas dos distribuidores nos seus pontos de venda. Como estrutura desta dissertação propõe-se um capítulo inicial que aborda o comportamento do consumidor e algumas práticas de comunicação no ponto de venda. Num capítulo seguinte é feita uma abordagem a elementos de caracterização e de evolução das marcas da distribuição, a que se segue, num novo capítulo, uma contextualização das marcas da distribuição no mercado português. Por último, empreende-se uma abordagem a duas marcas da distribuição em Portugal – Pingo Doce e Continente – onde serão apresentadas algumas práticas de comunicação das marcas próprias realizadas pelos respectivos distribuidores no ponto de venda.
id RCAP_6dd8c8281dbc0115a453f322176b2a8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de vendaMarcas da distribuiçãoComportamento do consumidorComunicação das marcas no ponto de vendaDistributor brandsConsumer behaviorBrands communication on the sales pointsEsta dissertação visa uma compreensão do que são as marcas da distribuição, mais propriamente das marcas associadas à grande distribuição. Nos últimos dez anos tem-se assistido a alterações no sector da grande distribuição, nomeadamente na relação entre distribuidores, produtores e consumidores, as quais estão relacionadas com a aposta cada vez maior dos distribuidores no desenvolvimento das suas próprias marcas, que representando já hoje um grupo significativo de produtos, têm vindo a ganhar sempre maior força no mercado. A estratégia de aposta na qualidade dos produtos, associada ao baixo preço, leva a que as marcas da grande distribuição sejam actualmente uma opção de consumo frequente nos lares portugueses. Esta dissertação procura compreender a relação existente entre os grandes distribuidores e os consumidores, focalizando-se numa análise da comunicação das marcas dos distribuidores nos seus pontos de venda. Como estrutura desta dissertação propõe-se um capítulo inicial que aborda o comportamento do consumidor e algumas práticas de comunicação no ponto de venda. Num capítulo seguinte é feita uma abordagem a elementos de caracterização e de evolução das marcas da distribuição, a que se segue, num novo capítulo, uma contextualização das marcas da distribuição no mercado português. Por último, empreende-se uma abordagem a duas marcas da distribuição em Portugal – Pingo Doce e Continente – onde serão apresentadas algumas práticas de comunicação das marcas próprias realizadas pelos respectivos distribuidores no ponto de venda.This dissertation vises the comprehension of what are the distributors brands, more accurately of the brands associate with the big distribution. In the last ten years we’ve assisted to alterations in the big distribution sector, namely the relation between distributors, producers and consumers, alterations that are related with the even bigger bet by the distributors in the development of their own brands, which representing already a significant group of products, have always been gaining strength in the market. The strategy of betting in the quality of the products, associated to the low price, makes that the big distribution brands are actually an frequent consumption option in Portuguese homes. This dissertation seeks to understand the existing relation between the big distributors and theirs consumers, focusing in a analysis of the communication of the distributors brands on their sales point. Has structure of this dissertation I propose an initial chapter that addresses the behavior of the consumer and some practices of communication on the sales point. In the next chapter an approach is made to the elements of characterization and evolution of the distributors brand, following, on a new chapter, the contextualization of distributors brands in the Portuguese market. Finally, an approach to two distributors brand in Portugal – Pingo Doce and Continente – where there will be presented some practices of communication of the brands undertaken by the respective distributors in the sales point.Seruya, JoséVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaQueiroz, Ana Rita de Oliveira Vaz2016-07-14T11:50:17Z2011-09-3020112011-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20384porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:52:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:50.795447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de venda
title Marcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de venda
spellingShingle Marcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de venda
Queiroz, Ana Rita de Oliveira Vaz
Marcas da distribuição
Comportamento do consumidor
Comunicação das marcas no ponto de venda
Distributor brands
Consumer behavior
Brands communication on the sales points
title_short Marcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de venda
title_full Marcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de venda
title_fullStr Marcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de venda
title_full_unstemmed Marcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de venda
title_sort Marcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de venda
author Queiroz, Ana Rita de Oliveira Vaz
author_facet Queiroz, Ana Rita de Oliveira Vaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seruya, José
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Ana Rita de Oliveira Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas da distribuição
Comportamento do consumidor
Comunicação das marcas no ponto de venda
Distributor brands
Consumer behavior
Brands communication on the sales points
topic Marcas da distribuição
Comportamento do consumidor
Comunicação das marcas no ponto de venda
Distributor brands
Consumer behavior
Brands communication on the sales points
description Esta dissertação visa uma compreensão do que são as marcas da distribuição, mais propriamente das marcas associadas à grande distribuição. Nos últimos dez anos tem-se assistido a alterações no sector da grande distribuição, nomeadamente na relação entre distribuidores, produtores e consumidores, as quais estão relacionadas com a aposta cada vez maior dos distribuidores no desenvolvimento das suas próprias marcas, que representando já hoje um grupo significativo de produtos, têm vindo a ganhar sempre maior força no mercado. A estratégia de aposta na qualidade dos produtos, associada ao baixo preço, leva a que as marcas da grande distribuição sejam actualmente uma opção de consumo frequente nos lares portugueses. Esta dissertação procura compreender a relação existente entre os grandes distribuidores e os consumidores, focalizando-se numa análise da comunicação das marcas dos distribuidores nos seus pontos de venda. Como estrutura desta dissertação propõe-se um capítulo inicial que aborda o comportamento do consumidor e algumas práticas de comunicação no ponto de venda. Num capítulo seguinte é feita uma abordagem a elementos de caracterização e de evolução das marcas da distribuição, a que se segue, num novo capítulo, uma contextualização das marcas da distribuição no mercado português. Por último, empreende-se uma abordagem a duas marcas da distribuição em Portugal – Pingo Doce e Continente – onde serão apresentadas algumas práticas de comunicação das marcas próprias realizadas pelos respectivos distribuidores no ponto de venda.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-30
2011
2011-09-30T00:00:00Z
2016-07-14T11:50:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20384
url http://hdl.handle.net/10400.14/20384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131853797457920