Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Filipa Isabel Alves Moreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13677
Resumo: Ensinar a Pensar é um tema que tem vindo a suscitar muito interesse na área da educação e são vários os investigadores que apelam à sua aplicação como forma de promover a autonomia, a autoestima e o raciocínio dos alunos. Muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem porque simplesmente memorizam, tentam reproduzir as fórmulas que lhes foram transmitidas ou as respostas que lhes foram reveladas, como se de máquinas ou de computadores se tratassem, condicionando a capacidade de relacionar conceitos e articular conteúdos ou aplicar conteúdos a novas situações. Na área da Geometria Descritiva, o problema explanado tem vindo a repercutir-se nos resultados negativos obtidos nos últimos anos. Defendemos, por isso, que, não obstante alguns obstáculos com que o professor se confronta, este deverá desenvolver uma metodologia que privilegie um ensino pela descoberta, centrada no aluno. Este deverá sentir-se confiante e motivado para resolver um problema, apresentando hipóteses de resposta, sob a forma de tentativas-erro até encontrar a solução correta através da intuição e da dedução. Foi esta a metodologia adotada no Estágio Pedagógico que está subjacente à realização deste relatório e no qual se pretendeu aferir a sua eficácia junto de uma turma de 12º ano.
id RCAP_6de692a9e748887fc3eaf2acd28eae84
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritivaArtes visuaisGeometria descritivaConstrutivismoPensamento geométricoVisual artsDescriptive geometryConstructivismGeometrical thinkingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEnsinar a Pensar é um tema que tem vindo a suscitar muito interesse na área da educação e são vários os investigadores que apelam à sua aplicação como forma de promover a autonomia, a autoestima e o raciocínio dos alunos. Muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem porque simplesmente memorizam, tentam reproduzir as fórmulas que lhes foram transmitidas ou as respostas que lhes foram reveladas, como se de máquinas ou de computadores se tratassem, condicionando a capacidade de relacionar conceitos e articular conteúdos ou aplicar conteúdos a novas situações. Na área da Geometria Descritiva, o problema explanado tem vindo a repercutir-se nos resultados negativos obtidos nos últimos anos. Defendemos, por isso, que, não obstante alguns obstáculos com que o professor se confronta, este deverá desenvolver uma metodologia que privilegie um ensino pela descoberta, centrada no aluno. Este deverá sentir-se confiante e motivado para resolver um problema, apresentando hipóteses de resposta, sob a forma de tentativas-erro até encontrar a solução correta através da intuição e da dedução. Foi esta a metodologia adotada no Estágio Pedagógico que está subjacente à realização deste relatório e no qual se pretendeu aferir a sua eficácia junto de uma turma de 12º ano.Teaching to think is a topic that is growing in education and several researchers appeal to its use as a mean to promote student’s autonomy, self-esteem and thought. Many students show learning disabilities because they simply memorise and reproduce the formulas they were conveyed, as if they were machines or computers, limiting the ability to relate concepts, articulate contents or apply them to new situations. In Descriptive Geometry, the presented issue is perceived by the negative results throughout the past years. Therefore, despite some obstacles teachers might encounter, we stand for a methodology that favours teaching by discovery, centred on the student. The learner should feel confident and motivated to solve a problem, presenting hypothetical responses as trial and error until the correct solution is found through intuition and deduction. This was the methodology adopted in the Teacher Training that underlies the production of this report and which was intended to gauge its effectiveness with a 12th form group.Brito, José Henrique Silveira deCoelho, Ana Sofia Guimarães ThenaisieVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, Filipa Isabel Alves Moreira2014-02-20T14:43:36Z2013-07-0920132013-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13677TID:201681404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:41:12Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:58.088509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva
title Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva
spellingShingle Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva
Fernandes, Filipa Isabel Alves Moreira
Artes visuais
Geometria descritiva
Construtivismo
Pensamento geométrico
Visual arts
Descriptive geometry
Constructivism
Geometrical thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva
title_full Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva
title_fullStr Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva
title_full_unstemmed Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva
title_sort Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva
author Fernandes, Filipa Isabel Alves Moreira
author_facet Fernandes, Filipa Isabel Alves Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, José Henrique Silveira de
Coelho, Ana Sofia Guimarães Thenaisie
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Filipa Isabel Alves Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Geometria descritiva
Construtivismo
Pensamento geométrico
Visual arts
Descriptive geometry
Constructivism
Geometrical thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Artes visuais
Geometria descritiva
Construtivismo
Pensamento geométrico
Visual arts
Descriptive geometry
Constructivism
Geometrical thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Ensinar a Pensar é um tema que tem vindo a suscitar muito interesse na área da educação e são vários os investigadores que apelam à sua aplicação como forma de promover a autonomia, a autoestima e o raciocínio dos alunos. Muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem porque simplesmente memorizam, tentam reproduzir as fórmulas que lhes foram transmitidas ou as respostas que lhes foram reveladas, como se de máquinas ou de computadores se tratassem, condicionando a capacidade de relacionar conceitos e articular conteúdos ou aplicar conteúdos a novas situações. Na área da Geometria Descritiva, o problema explanado tem vindo a repercutir-se nos resultados negativos obtidos nos últimos anos. Defendemos, por isso, que, não obstante alguns obstáculos com que o professor se confronta, este deverá desenvolver uma metodologia que privilegie um ensino pela descoberta, centrada no aluno. Este deverá sentir-se confiante e motivado para resolver um problema, apresentando hipóteses de resposta, sob a forma de tentativas-erro até encontrar a solução correta através da intuição e da dedução. Foi esta a metodologia adotada no Estágio Pedagógico que está subjacente à realização deste relatório e no qual se pretendeu aferir a sua eficácia junto de uma turma de 12º ano.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-09
2013
2013-07-09T00:00:00Z
2014-02-20T14:43:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/13677
TID:201681404
url http://hdl.handle.net/10400.14/13677
identifier_str_mv TID:201681404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131784725659649