Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13677 |
Resumo: | Ensinar a Pensar é um tema que tem vindo a suscitar muito interesse na área da educação e são vários os investigadores que apelam à sua aplicação como forma de promover a autonomia, a autoestima e o raciocínio dos alunos. Muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem porque simplesmente memorizam, tentam reproduzir as fórmulas que lhes foram transmitidas ou as respostas que lhes foram reveladas, como se de máquinas ou de computadores se tratassem, condicionando a capacidade de relacionar conceitos e articular conteúdos ou aplicar conteúdos a novas situações. Na área da Geometria Descritiva, o problema explanado tem vindo a repercutir-se nos resultados negativos obtidos nos últimos anos. Defendemos, por isso, que, não obstante alguns obstáculos com que o professor se confronta, este deverá desenvolver uma metodologia que privilegie um ensino pela descoberta, centrada no aluno. Este deverá sentir-se confiante e motivado para resolver um problema, apresentando hipóteses de resposta, sob a forma de tentativas-erro até encontrar a solução correta através da intuição e da dedução. Foi esta a metodologia adotada no Estágio Pedagógico que está subjacente à realização deste relatório e no qual se pretendeu aferir a sua eficácia junto de uma turma de 12º ano. |
id |
RCAP_6de692a9e748887fc3eaf2acd28eae84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13677 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritivaArtes visuaisGeometria descritivaConstrutivismoPensamento geométricoVisual artsDescriptive geometryConstructivismGeometrical thinkingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEnsinar a Pensar é um tema que tem vindo a suscitar muito interesse na área da educação e são vários os investigadores que apelam à sua aplicação como forma de promover a autonomia, a autoestima e o raciocínio dos alunos. Muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem porque simplesmente memorizam, tentam reproduzir as fórmulas que lhes foram transmitidas ou as respostas que lhes foram reveladas, como se de máquinas ou de computadores se tratassem, condicionando a capacidade de relacionar conceitos e articular conteúdos ou aplicar conteúdos a novas situações. Na área da Geometria Descritiva, o problema explanado tem vindo a repercutir-se nos resultados negativos obtidos nos últimos anos. Defendemos, por isso, que, não obstante alguns obstáculos com que o professor se confronta, este deverá desenvolver uma metodologia que privilegie um ensino pela descoberta, centrada no aluno. Este deverá sentir-se confiante e motivado para resolver um problema, apresentando hipóteses de resposta, sob a forma de tentativas-erro até encontrar a solução correta através da intuição e da dedução. Foi esta a metodologia adotada no Estágio Pedagógico que está subjacente à realização deste relatório e no qual se pretendeu aferir a sua eficácia junto de uma turma de 12º ano.Teaching to think is a topic that is growing in education and several researchers appeal to its use as a mean to promote student’s autonomy, self-esteem and thought. Many students show learning disabilities because they simply memorise and reproduce the formulas they were conveyed, as if they were machines or computers, limiting the ability to relate concepts, articulate contents or apply them to new situations. In Descriptive Geometry, the presented issue is perceived by the negative results throughout the past years. Therefore, despite some obstacles teachers might encounter, we stand for a methodology that favours teaching by discovery, centred on the student. The learner should feel confident and motivated to solve a problem, presenting hypothetical responses as trial and error until the correct solution is found through intuition and deduction. This was the methodology adopted in the Teacher Training that underlies the production of this report and which was intended to gauge its effectiveness with a 12th form group.Brito, José Henrique Silveira deCoelho, Ana Sofia Guimarães ThenaisieVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, Filipa Isabel Alves Moreira2014-02-20T14:43:36Z2013-07-0920132013-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13677TID:201681404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:41:12Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:58.088509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva |
title |
Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva |
spellingShingle |
Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva Fernandes, Filipa Isabel Alves Moreira Artes visuais Geometria descritiva Construtivismo Pensamento geométrico Visual arts Descriptive geometry Constructivism Geometrical thinking Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva |
title_full |
Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva |
title_fullStr |
Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva |
title_full_unstemmed |
Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva |
title_sort |
Ensinar a pensar como metodologia em geometria descritiva |
author |
Fernandes, Filipa Isabel Alves Moreira |
author_facet |
Fernandes, Filipa Isabel Alves Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, José Henrique Silveira de Coelho, Ana Sofia Guimarães Thenaisie Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Filipa Isabel Alves Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Geometria descritiva Construtivismo Pensamento geométrico Visual arts Descriptive geometry Constructivism Geometrical thinking Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Artes visuais Geometria descritiva Construtivismo Pensamento geométrico Visual arts Descriptive geometry Constructivism Geometrical thinking Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Ensinar a Pensar é um tema que tem vindo a suscitar muito interesse na área da educação e são vários os investigadores que apelam à sua aplicação como forma de promover a autonomia, a autoestima e o raciocínio dos alunos. Muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem porque simplesmente memorizam, tentam reproduzir as fórmulas que lhes foram transmitidas ou as respostas que lhes foram reveladas, como se de máquinas ou de computadores se tratassem, condicionando a capacidade de relacionar conceitos e articular conteúdos ou aplicar conteúdos a novas situações. Na área da Geometria Descritiva, o problema explanado tem vindo a repercutir-se nos resultados negativos obtidos nos últimos anos. Defendemos, por isso, que, não obstante alguns obstáculos com que o professor se confronta, este deverá desenvolver uma metodologia que privilegie um ensino pela descoberta, centrada no aluno. Este deverá sentir-se confiante e motivado para resolver um problema, apresentando hipóteses de resposta, sob a forma de tentativas-erro até encontrar a solução correta através da intuição e da dedução. Foi esta a metodologia adotada no Estágio Pedagógico que está subjacente à realização deste relatório e no qual se pretendeu aferir a sua eficácia junto de uma turma de 12º ano. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-09 2013 2013-07-09T00:00:00Z 2014-02-20T14:43:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/13677 TID:201681404 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/13677 |
identifier_str_mv |
TID:201681404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131784725659649 |