Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/82568 |
Resumo: | Trabalho de Projeto do Mestrado em Ciência da Informação apresentado à Faculdade de Letras |
id |
RCAP_6df309e75679eb13b79063f682456e9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/82568 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoalLearning in action: from the planning to reflections on the interventions made, in terms of packaging and access, in a personal papers collectionArquivos pessoaisPreservação de acervosAcondicionamento de documentosAcesso aos arquivosAprendizagem em açãoPersonal PapersArchives PreservationDocument packagingArchives AccessLearning in ActionTrabalho de Projeto do Mestrado em Ciência da Informação apresentado à Faculdade de LetrasO nosso estudo visa desenvolver um projeto de acondicionamento numa fração de um arquivo pessoal. Diversos arquivos pessoais estão em locais onde não recebem o devido tratamento, uma vez que eles têm as suas particularidades, face aos demais arquivos. Em Portugal, os arquivos pessoais não possuem uma legislação de proteção própria, sendo abrangidos indiretamente pelo Decreto-Lei nº16/93 de 23 de janeiro. As instituições também podem contribuir para a sua preservação pela adoção de medidas específicas. Nesse estudo, temos como principais objetivos: caraterização geral do objeto de intervenção: o produtor e o seu arquivo; planificação da ação: calendarização das tarefas práticas e orçamentação do projeto; realização de ações de intervenção para a preservação e o acesso: limpeza, acondicionamento, armazenagem e estratégia de divulgação do arquivo; observação e reflexão sobre a intervenção: avaliação global do projeto e futuros trabalhos no arquivo. A metodologia utilizada neste projeto foi a Investigação-ação, mais especificamente na vertente pragmática da aprendizagem em ação. Nos resultados obtidos, abordamos aspetos biográficos do produtor e da organização previamente atribuída ao seu arquivo, para além de colocarmos em prática e de relatarmos o modo como desenvolvemos as sessões de acondicionamento, sob medida, e de higienização de uma parte substantiva do arquivo (cerca de 40% ; 0,79 metros lineares), que está localizado no depósito da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra à guarda dos seus Serviços de Biblioteca e Documentação. Também realizamos a orçamentação de materiais de qualidade arquivística em firmas especializadas e abordamos possíveis estratégias para a divulgação da informação do referido arquivo, recomendando a finalização da sua descrição e a disponibilização online do catálogo com recurso ao software AtoM.This intervention project is about a personal papers collection. Personal archives have the particularity of rebuild a person's life. The most personal papers collection are in places that cannot give due treatment because they have their details. The personal papers collection are under the general legislation and Portuguese law about protection and valorization of archives, namely, Decreto-Lei nº16/93 de 23 de Janeiro. However, the institutions can do it their own preservation taking into account several factors and adopting specific measures. The main goals of this project are: general characterization of the intervention object: the creator and his archive; action planning: scheduling of practical tasks and project budgeting; implementation of intervention actions for preservation and access: cleaning, packaging, storage and archiving strategy; observation and reflection on the intervention: global evaluation of the project and future work on the archive. The methodology used in this project was Research-Action, more specifically in the pragmatic aspect of learning in action. In the results, we not only approached biographical aspects of the creator and the organization previously attributed to his archive, but also put in practice and reporting how we developed the packaging sessions and cleaning of a substantive part of the archive (about 40% and 0.79 linear meters), which is located in the warehouse of the Faculty of Letters of the University of Coimbra to guard its Library and Documentation Services. We also carry out the budgeting of archival quality materials in specialized companies and we discuss possible strategies for the dissemination of the information of this personal papers collection, recommending the finalization of its description and the online availability of the catalog using the AtoM software.2018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82568http://hdl.handle.net/10316/82568TID:202044122porSantos, Ana Rita Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-19T11:52:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:26.953604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal Learning in action: from the planning to reflections on the interventions made, in terms of packaging and access, in a personal papers collection |
title |
Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal |
spellingShingle |
Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal Santos, Ana Rita Oliveira Arquivos pessoais Preservação de acervos Acondicionamento de documentos Acesso aos arquivos Aprendizagem em ação Personal Papers Archives Preservation Document packaging Archives Access Learning in Action |
title_short |
Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal |
title_full |
Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal |
title_fullStr |
Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal |
title_sort |
Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal |
author |
Santos, Ana Rita Oliveira |
author_facet |
Santos, Ana Rita Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Rita Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquivos pessoais Preservação de acervos Acondicionamento de documentos Acesso aos arquivos Aprendizagem em ação Personal Papers Archives Preservation Document packaging Archives Access Learning in Action |
topic |
Arquivos pessoais Preservação de acervos Acondicionamento de documentos Acesso aos arquivos Aprendizagem em ação Personal Papers Archives Preservation Document packaging Archives Access Learning in Action |
description |
Trabalho de Projeto do Mestrado em Ciência da Informação apresentado à Faculdade de Letras |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/82568 http://hdl.handle.net/10316/82568 TID:202044122 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/82568 |
identifier_str_mv |
TID:202044122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133936965648384 |