Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Rita Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82568
Resumo: Trabalho de Projeto do Mestrado em Ciência da Informação apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_6df309e75679eb13b79063f682456e9f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82568
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoalLearning in action: from the planning to reflections on the interventions made, in terms of packaging and access, in a personal papers collectionArquivos pessoaisPreservação de acervosAcondicionamento de documentosAcesso aos arquivosAprendizagem em açãoPersonal PapersArchives PreservationDocument packagingArchives AccessLearning in ActionTrabalho de Projeto do Mestrado em Ciência da Informação apresentado à Faculdade de LetrasO nosso estudo visa desenvolver um projeto de acondicionamento numa fração de um arquivo pessoal. Diversos arquivos pessoais estão em locais onde não recebem o devido tratamento, uma vez que eles têm as suas particularidades, face aos demais arquivos. Em Portugal, os arquivos pessoais não possuem uma legislação de proteção própria, sendo abrangidos indiretamente pelo Decreto-Lei nº16/93 de 23 de janeiro. As instituições também podem contribuir para a sua preservação pela adoção de medidas específicas. Nesse estudo, temos como principais objetivos: caraterização geral do objeto de intervenção: o produtor e o seu arquivo; planificação da ação: calendarização das tarefas práticas e orçamentação do projeto; realização de ações de intervenção para a preservação e o acesso: limpeza, acondicionamento, armazenagem e estratégia de divulgação do arquivo; observação e reflexão sobre a intervenção: avaliação global do projeto e futuros trabalhos no arquivo. A metodologia utilizada neste projeto foi a Investigação-ação, mais especificamente na vertente pragmática da aprendizagem em ação. Nos resultados obtidos, abordamos aspetos biográficos do produtor e da organização previamente atribuída ao seu arquivo, para além de colocarmos em prática e de relatarmos o modo como desenvolvemos as sessões de acondicionamento, sob medida, e de higienização de uma parte substantiva do arquivo (cerca de 40% ; 0,79 metros lineares), que está localizado no depósito da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra à guarda dos seus Serviços de Biblioteca e Documentação. Também realizamos a orçamentação de materiais de qualidade arquivística em firmas especializadas e abordamos possíveis estratégias para a divulgação da informação do referido arquivo, recomendando a finalização da sua descrição e a disponibilização online do catálogo com recurso ao software AtoM.This intervention project is about a personal papers collection. Personal archives have the particularity of rebuild a person's life. The most personal papers collection are in places that cannot give due treatment because they have their details. The personal papers collection are under the general legislation and Portuguese law about protection and valorization of archives, namely, Decreto-Lei nº16/93 de 23 de Janeiro. However, the institutions can do it their own preservation taking into account several factors and adopting specific measures. The main goals of this project are: general characterization of the intervention object: the creator and his archive; action planning: scheduling of practical tasks and project budgeting; implementation of intervention actions for preservation and access: cleaning, packaging, storage and archiving strategy; observation and reflection on the intervention: global evaluation of the project and future work on the archive. The methodology used in this project was Research-Action, more specifically in the pragmatic aspect of learning in action. In the results, we not only approached biographical aspects of the creator and the organization previously attributed to his archive, but also put in practice and reporting how we developed the packaging sessions and cleaning of a substantive part of the archive (about 40% and 0.79 linear meters), which is located in the warehouse of the Faculty of Letters of the University of Coimbra to guard its Library and Documentation Services. We also carry out the budgeting of archival quality materials in specialized companies and we discuss possible strategies for the dissemination of the information of this personal papers collection, recommending the finalization of its description and the online availability of the catalog using the AtoM software.2018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82568http://hdl.handle.net/10316/82568TID:202044122porSantos, Ana Rita Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-19T11:52:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:26.953604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal
Learning in action: from the planning to reflections on the interventions made, in terms of packaging and access, in a personal papers collection
title Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal
spellingShingle Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal
Santos, Ana Rita Oliveira
Arquivos pessoais
Preservação de acervos
Acondicionamento de documentos
Acesso aos arquivos
Aprendizagem em ação
Personal Papers
Archives Preservation
Document packaging
Archives Access
Learning in Action
title_short Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal
title_full Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal
title_fullStr Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal
title_full_unstemmed Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal
title_sort Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções realizadas, nas vertentes do acondicionamento e do acesso, num arquivo pessoal
author Santos, Ana Rita Oliveira
author_facet Santos, Ana Rita Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Rita Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivos pessoais
Preservação de acervos
Acondicionamento de documentos
Acesso aos arquivos
Aprendizagem em ação
Personal Papers
Archives Preservation
Document packaging
Archives Access
Learning in Action
topic Arquivos pessoais
Preservação de acervos
Acondicionamento de documentos
Acesso aos arquivos
Aprendizagem em ação
Personal Papers
Archives Preservation
Document packaging
Archives Access
Learning in Action
description Trabalho de Projeto do Mestrado em Ciência da Informação apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82568
http://hdl.handle.net/10316/82568
TID:202044122
url http://hdl.handle.net/10316/82568
identifier_str_mv TID:202044122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133936965648384