Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carolina Oliveira Afonso Meira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1584
Resumo: O presente relatório reflete o trabalho realizado paralelamente à Prática de Ensino Supervisionada II, durante a qual se implementou uma investigação na área das Ciências da Natureza. A qualidade da água no mundo é um tema atual e importante para a vida e para a educação em ciências no Ensino Básico, que deve privilegiar os conhecimentos científicos essenciais para a vida, seja em termos de saúde ou em termos humanitários. O presente estudo, desenvolvido com os alunos do 2º Ciclo Ensino Básico, tem como principal objetivo compreender se os conhecimentos dos alunos acerca da qualidade da água no mundo se inserem numa perspetiva fiel a uma realidade global, ou se são distantes das vivências de diversas sociedades. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza quantitativa, onde se conciliou a análise estatística com a análise de conteúdo das respostas obtidas nos questionários aplicados à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. O conceito de ciências para todos, ciências para a vida e ciências para a saúde, que requer abordagens mais humanistas, tal como referem alguns autores apresentados ao longo do presente relatório, parece não ser privilegiado nas abordagens do tema no Ensino Básico.
id RCAP_6e17a5538e82309f84e4e4ba92d01f60
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1584
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundoEnsino das ciênciasConhecimentos do alunoDistribuição da água no mundoQualidade da águaScience educationStudents knowledgeWater distribution in worldWater qualityO presente relatório reflete o trabalho realizado paralelamente à Prática de Ensino Supervisionada II, durante a qual se implementou uma investigação na área das Ciências da Natureza. A qualidade da água no mundo é um tema atual e importante para a vida e para a educação em ciências no Ensino Básico, que deve privilegiar os conhecimentos científicos essenciais para a vida, seja em termos de saúde ou em termos humanitários. O presente estudo, desenvolvido com os alunos do 2º Ciclo Ensino Básico, tem como principal objetivo compreender se os conhecimentos dos alunos acerca da qualidade da água no mundo se inserem numa perspetiva fiel a uma realidade global, ou se são distantes das vivências de diversas sociedades. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza quantitativa, onde se conciliou a análise estatística com a análise de conteúdo das respostas obtidas nos questionários aplicados à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. O conceito de ciências para todos, ciências para a vida e ciências para a saúde, que requer abordagens mais humanistas, tal como referem alguns autores apresentados ao longo do presente relatório, parece não ser privilegiado nas abordagens do tema no Ensino Básico.This report reflects the work done parallel to the practice of supervised teaching II, during which an investigation on the Natural Science area was implemented. The water quality in the world is a current and important topic for life and science teaching in primary education, which should favour the scientific knowledge essential to life, both in health or humanitarian terms. The present study, developed with students from middle school, has as primary goal to understand if the students knowledge about the water quality in the world is close to a global reality, or if it is far from the experiences of different societies. In this Study a quantitative methodology was chosen, where the statistical analysis was conciliated with answer content obtained in quizzes given to 5th and 6th grade classes of the school where the practice of supervised teaching was applied. The concept of Science for all, Science for life and Science for health, requires more humanistic approaches, just as some of the authors presented on this report claim, it appears not to be favoured in the topic approaches in basic education.2016-06-27T14:55:11Z2014-11-12T00:00:00Z2014-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1584TID:201508958porCarvalho, Carolina Oliveira Afonso Meira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:56Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:08.254361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo
title Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo
spellingShingle Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo
Carvalho, Carolina Oliveira Afonso Meira de
Ensino das ciências
Conhecimentos do aluno
Distribuição da água no mundo
Qualidade da água
Science education
Students knowledge
Water distribution in world
Water quality
title_short Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo
title_full Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo
title_fullStr Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo
title_full_unstemmed Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo
title_sort Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo
author Carvalho, Carolina Oliveira Afonso Meira de
author_facet Carvalho, Carolina Oliveira Afonso Meira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carolina Oliveira Afonso Meira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Conhecimentos do aluno
Distribuição da água no mundo
Qualidade da água
Science education
Students knowledge
Water distribution in world
Water quality
topic Ensino das ciências
Conhecimentos do aluno
Distribuição da água no mundo
Qualidade da água
Science education
Students knowledge
Water distribution in world
Water quality
description O presente relatório reflete o trabalho realizado paralelamente à Prática de Ensino Supervisionada II, durante a qual se implementou uma investigação na área das Ciências da Natureza. A qualidade da água no mundo é um tema atual e importante para a vida e para a educação em ciências no Ensino Básico, que deve privilegiar os conhecimentos científicos essenciais para a vida, seja em termos de saúde ou em termos humanitários. O presente estudo, desenvolvido com os alunos do 2º Ciclo Ensino Básico, tem como principal objetivo compreender se os conhecimentos dos alunos acerca da qualidade da água no mundo se inserem numa perspetiva fiel a uma realidade global, ou se são distantes das vivências de diversas sociedades. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza quantitativa, onde se conciliou a análise estatística com a análise de conteúdo das respostas obtidas nos questionários aplicados à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. O conceito de ciências para todos, ciências para a vida e ciências para a saúde, que requer abordagens mais humanistas, tal como referem alguns autores apresentados ao longo do presente relatório, parece não ser privilegiado nas abordagens do tema no Ensino Básico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-12T00:00:00Z
2014-11-12
2016-06-27T14:55:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1584
TID:201508958
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1584
identifier_str_mv TID:201508958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131517617700864