Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1584 |
Resumo: | O presente relatório reflete o trabalho realizado paralelamente à Prática de Ensino Supervisionada II, durante a qual se implementou uma investigação na área das Ciências da Natureza. A qualidade da água no mundo é um tema atual e importante para a vida e para a educação em ciências no Ensino Básico, que deve privilegiar os conhecimentos científicos essenciais para a vida, seja em termos de saúde ou em termos humanitários. O presente estudo, desenvolvido com os alunos do 2º Ciclo Ensino Básico, tem como principal objetivo compreender se os conhecimentos dos alunos acerca da qualidade da água no mundo se inserem numa perspetiva fiel a uma realidade global, ou se são distantes das vivências de diversas sociedades. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza quantitativa, onde se conciliou a análise estatística com a análise de conteúdo das respostas obtidas nos questionários aplicados à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. O conceito de ciências para todos, ciências para a vida e ciências para a saúde, que requer abordagens mais humanistas, tal como referem alguns autores apresentados ao longo do presente relatório, parece não ser privilegiado nas abordagens do tema no Ensino Básico. |
id |
RCAP_6e17a5538e82309f84e4e4ba92d01f60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1584 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundoEnsino das ciênciasConhecimentos do alunoDistribuição da água no mundoQualidade da águaScience educationStudents knowledgeWater distribution in worldWater qualityO presente relatório reflete o trabalho realizado paralelamente à Prática de Ensino Supervisionada II, durante a qual se implementou uma investigação na área das Ciências da Natureza. A qualidade da água no mundo é um tema atual e importante para a vida e para a educação em ciências no Ensino Básico, que deve privilegiar os conhecimentos científicos essenciais para a vida, seja em termos de saúde ou em termos humanitários. O presente estudo, desenvolvido com os alunos do 2º Ciclo Ensino Básico, tem como principal objetivo compreender se os conhecimentos dos alunos acerca da qualidade da água no mundo se inserem numa perspetiva fiel a uma realidade global, ou se são distantes das vivências de diversas sociedades. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza quantitativa, onde se conciliou a análise estatística com a análise de conteúdo das respostas obtidas nos questionários aplicados à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. O conceito de ciências para todos, ciências para a vida e ciências para a saúde, que requer abordagens mais humanistas, tal como referem alguns autores apresentados ao longo do presente relatório, parece não ser privilegiado nas abordagens do tema no Ensino Básico.This report reflects the work done parallel to the practice of supervised teaching II, during which an investigation on the Natural Science area was implemented. The water quality in the world is a current and important topic for life and science teaching in primary education, which should favour the scientific knowledge essential to life, both in health or humanitarian terms. The present study, developed with students from middle school, has as primary goal to understand if the students knowledge about the water quality in the world is close to a global reality, or if it is far from the experiences of different societies. In this Study a quantitative methodology was chosen, where the statistical analysis was conciliated with answer content obtained in quizzes given to 5th and 6th grade classes of the school where the practice of supervised teaching was applied. The concept of Science for all, Science for life and Science for health, requires more humanistic approaches, just as some of the authors presented on this report claim, it appears not to be favoured in the topic approaches in basic education.2016-06-27T14:55:11Z2014-11-12T00:00:00Z2014-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1584TID:201508958porCarvalho, Carolina Oliveira Afonso Meira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:56Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:08.254361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo |
title |
Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo |
spellingShingle |
Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo Carvalho, Carolina Oliveira Afonso Meira de Ensino das ciências Conhecimentos do aluno Distribuição da água no mundo Qualidade da água Science education Students knowledge Water distribution in world Water quality |
title_short |
Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo |
title_full |
Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo |
title_fullStr |
Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo |
title_sort |
Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo |
author |
Carvalho, Carolina Oliveira Afonso Meira de |
author_facet |
Carvalho, Carolina Oliveira Afonso Meira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carolina Oliveira Afonso Meira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências Conhecimentos do aluno Distribuição da água no mundo Qualidade da água Science education Students knowledge Water distribution in world Water quality |
topic |
Ensino das ciências Conhecimentos do aluno Distribuição da água no mundo Qualidade da água Science education Students knowledge Water distribution in world Water quality |
description |
O presente relatório reflete o trabalho realizado paralelamente à Prática de Ensino Supervisionada II, durante a qual se implementou uma investigação na área das Ciências da Natureza. A qualidade da água no mundo é um tema atual e importante para a vida e para a educação em ciências no Ensino Básico, que deve privilegiar os conhecimentos científicos essenciais para a vida, seja em termos de saúde ou em termos humanitários. O presente estudo, desenvolvido com os alunos do 2º Ciclo Ensino Básico, tem como principal objetivo compreender se os conhecimentos dos alunos acerca da qualidade da água no mundo se inserem numa perspetiva fiel a uma realidade global, ou se são distantes das vivências de diversas sociedades. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza quantitativa, onde se conciliou a análise estatística com a análise de conteúdo das respostas obtidas nos questionários aplicados à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. O conceito de ciências para todos, ciências para a vida e ciências para a saúde, que requer abordagens mais humanistas, tal como referem alguns autores apresentados ao longo do presente relatório, parece não ser privilegiado nas abordagens do tema no Ensino Básico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-12T00:00:00Z 2014-11-12 2016-06-27T14:55:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1584 TID:201508958 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1584 |
identifier_str_mv |
TID:201508958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131517617700864 |