A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) do município de Macapá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7347 |
Resumo: | A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do Ensino Fundamental de Macapá (1º ao 5º ano) do Município de Macapá é discutida neste trabalho. Assim o gestor educacional, atua conforme o nome mesmo indica, nas organizações educacionais. O presente trabalho busca identificar as atividades de gestor desenvolvidas pelo professor que atua nas escolas públicas e privadas das séries iniciais do ensino fundamental, na qual será feito uma análise a respeito da temática. A gestão educacional está em constantes mudanças e refletir sobre estes procedimentos é fundamental para estimular a contínua mudança que domina a área educacional. O gestor tem um papel importante que deve ser utilizado no processo ensino - aprendizagem, sendo assim, estabelece contribuições na prática educativa, apontando o aperfeiçoamento das ações a serem desenvolvidas pelos educadores no espaço escolar e no meio social. |
id |
RCAP_6e301a0eaee168facca3c4446d8de4b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7347 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) do município de Macapá MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO ESCOLARGESTÃO PÚBLICAEDUCAÇÃOGESTÃO DE EMPRESASBRASILESTUDOS DE CASOMANAGEMENTEDUCATIONAL MANAGEMENTPUBLIC MANAGEMENTEDUCATIONCASE STUDIESBUSINESS MANAGEMENTBRAZILA atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do Ensino Fundamental de Macapá (1º ao 5º ano) do Município de Macapá é discutida neste trabalho. Assim o gestor educacional, atua conforme o nome mesmo indica, nas organizações educacionais. O presente trabalho busca identificar as atividades de gestor desenvolvidas pelo professor que atua nas escolas públicas e privadas das séries iniciais do ensino fundamental, na qual será feito uma análise a respeito da temática. A gestão educacional está em constantes mudanças e refletir sobre estes procedimentos é fundamental para estimular a contínua mudança que domina a área educacional. O gestor tem um papel importante que deve ser utilizado no processo ensino - aprendizagem, sendo assim, estabelece contribuições na prática educativa, apontando o aperfeiçoamento das ações a serem desenvolvidas pelos educadores no espaço escolar e no meio social.The theacher’s acting as manager in public and private educational institutions in initial series of elementary school in Macapá (1st to 5th serie) the municipality of Macapá discussed in this work. Like this the educational manager, act as the same name indicate, in educational organizations. The presente work search identify the manager activity developed by the teacher that act in public and private schools of elementary schools inicial series, wich will made in analysis on the theme. The educational management is in constant change, and reflect on these procedures is essencial for stimulte on continuous change that need to be dominating the educational area. The manager has an important role that should be used in the teaching and learning process, therefore establishes contributions in educational practice, pointing improvement the actions be developed by educators at school and in the social environment.2016-10-10T13:40:00Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7347TID:201459833porAraújo, Belmira Dias deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:08.150798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) do município de Macapá |
title |
A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) do município de Macapá |
spellingShingle |
A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) do município de Macapá Araújo, Belmira Dias de MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO GESTÃO ESCOLAR GESTÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO GESTÃO DE EMPRESAS BRASIL ESTUDOS DE CASO MANAGEMENT EDUCATIONAL MANAGEMENT PUBLIC MANAGEMENT EDUCATION CASE STUDIES BUSINESS MANAGEMENT BRAZIL |
title_short |
A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) do município de Macapá |
title_full |
A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) do município de Macapá |
title_fullStr |
A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) do município de Macapá |
title_full_unstemmed |
A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) do município de Macapá |
title_sort |
A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) do município de Macapá |
author |
Araújo, Belmira Dias de |
author_facet |
Araújo, Belmira Dias de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Belmira Dias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO GESTÃO ESCOLAR GESTÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO GESTÃO DE EMPRESAS BRASIL ESTUDOS DE CASO MANAGEMENT EDUCATIONAL MANAGEMENT PUBLIC MANAGEMENT EDUCATION CASE STUDIES BUSINESS MANAGEMENT BRAZIL |
topic |
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO GESTÃO ESCOLAR GESTÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO GESTÃO DE EMPRESAS BRASIL ESTUDOS DE CASO MANAGEMENT EDUCATIONAL MANAGEMENT PUBLIC MANAGEMENT EDUCATION CASE STUDIES BUSINESS MANAGEMENT BRAZIL |
description |
A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do Ensino Fundamental de Macapá (1º ao 5º ano) do Município de Macapá é discutida neste trabalho. Assim o gestor educacional, atua conforme o nome mesmo indica, nas organizações educacionais. O presente trabalho busca identificar as atividades de gestor desenvolvidas pelo professor que atua nas escolas públicas e privadas das séries iniciais do ensino fundamental, na qual será feito uma análise a respeito da temática. A gestão educacional está em constantes mudanças e refletir sobre estes procedimentos é fundamental para estimular a contínua mudança que domina a área educacional. O gestor tem um papel importante que deve ser utilizado no processo ensino - aprendizagem, sendo assim, estabelece contribuições na prática educativa, apontando o aperfeiçoamento das ações a serem desenvolvidas pelos educadores no espaço escolar e no meio social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10T13:40:00Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7347 TID:201459833 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7347 |
identifier_str_mv |
TID:201459833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131268380622848 |