Uma avaliação dos MOOC ao serviço do ensino e aprendizagem das Línguas Estrangeiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4046 |
Resumo: | O presente artigo pretende avaliar o método de ensino proporcionado pelos MOOC (Massive Open Online Courses), nomeadamente, no que concerne à aprendizagem das línguas estrangeiras (LE), uma área na qual esta tecnologia é ainda pouco utilizada. Ao facilitar o acesso aos conteúdos, aproveitando as potencialidades da rede e das plataformas de aprendizagem, a utilização dos MOOC efetiva o processo de ensino e aprendizagem, promovendo não só a autonomia dos alunos mas também uma educação com custos mínimos, o que, num período de crise económica é certamente vantajoso. Nesta conjuntura das novas tecnologias, os investigadores lançam um olhar crítico sobre as suas aplicações e a sua transversalidade nas diferentes áreas de saber. Por isso, e baseando-se na própria experiência prévia de lecionação utilizando os MOOC, analisaram as (des)vantagens deste método, especialmente no ensino e aprendizagem das LE, procurando também responder às dúvidas que surgem relativamente à sua pouca expressividade em sites ligados a universidades de renome, tais como Coursera, EdX e Udacity. Metodologicamente, e tratando-se de um estudo exploratório, analisa-se, portanto, a eventual postura e vulnerabilidade dos Departamentos de Línguas nas instituições de ensino superior (IES) e a (im)possibilidade da substituição da aula presencial e interativa pelos MOOC na aprendizagem da LE. Pondera-se, ainda, a sua adequação relativamente à urgência de feedback e de avaliação na aprendizagem de LE, face à dificuldade de autodeterminar a correção da pronúncia e da gramática, sem descurar as subtilezas da semântica. Examina-se a forma como os poucos MOOC adaptados especificamente para as LE lidam com a necessidade de proporcionar momentos de interação oral não só com o(s) professor(es) mas também entre os próprios estudantes. Explora-se, ainda, a problemática de insucesso registado nestes cursos para a aprendizagem da LE, comparando-a com taxas de sucesso registadas em outras áreas das Letras e Humanidades. Conclui-se com uma avaliação preliminar dos MOOC no ensino e na aprendizagem das LE. |
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