Avaliação Acústica de Edifícios Escolares da Cidade de Viseu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2408 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se no projeto QUAMIS - Qualidade do ambiente interior em salas de aula. O projeto QUAMIS tem como objetivo principal contribuir para a melhoria do ambiente interior em salas de aula, com base no conhecimento extensivo, sustentado e integrado das condições existentes. O presente trabalho apresenta resultados da avaliação acústica de oito edifícios escolares situados em zonas urbanas e periurbanas da cidade de Viseu. Foram avaliadas as condições acústicas dos edifícios escolares através da determinação do tempo de reverberação das salas de aulas, do índice de isolamento sonoro a sons de condução aérea entre salas e entre corredores e salas, do índice de isolamento sonoro a sons de percussão entre salas e do índice de isolamento de fachada em situação normal e em condições de ventilação natural (bandeiras ou janelas em modo basculante). Verificou-se que apenas dois edifícios escolares estudados cumprem, para os ensaios efetuados, os requisitos legais estabelecidos em Portugal. Os restantes seis edifícios escolares revelaram aspetos construtivos deficientes relativamente aos requisitos acústicos de edifícios escolares comprometendo a qualidade do ensino ministrado. |
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Avaliação Acústica de Edifícios Escolares da Cidade de Viseuqualidade do ambiente interiorsalas de aulaacústica de edifícios escolaresO presente trabalho insere-se no projeto QUAMIS - Qualidade do ambiente interior em salas de aula. O projeto QUAMIS tem como objetivo principal contribuir para a melhoria do ambiente interior em salas de aula, com base no conhecimento extensivo, sustentado e integrado das condições existentes. O presente trabalho apresenta resultados da avaliação acústica de oito edifícios escolares situados em zonas urbanas e periurbanas da cidade de Viseu. Foram avaliadas as condições acústicas dos edifícios escolares através da determinação do tempo de reverberação das salas de aulas, do índice de isolamento sonoro a sons de condução aérea entre salas e entre corredores e salas, do índice de isolamento sonoro a sons de percussão entre salas e do índice de isolamento de fachada em situação normal e em condições de ventilação natural (bandeiras ou janelas em modo basculante). Verificou-se que apenas dois edifícios escolares estudados cumprem, para os ensaios efetuados, os requisitos legais estabelecidos em Portugal. Os restantes seis edifícios escolares revelaram aspetos construtivos deficientes relativamente aos requisitos acústicos de edifícios escolares comprometendo a qualidade do ensino ministrado.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinho, PauloPinto, ManuelAlmeida, RicardoLemos, Luís2014-12-03T01:30:06Z2013-11-272013-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2408porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:39Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:34.909647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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