A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/14311 |
Resumo: | O lugar da literatura para crianças e jovens no plano formativo tem sido largamente discutido e explorado. Em particular, e considerando o seu papel nos processos de socialização, sobretudo durante a infância, a literatura pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes de compreensão e respeito pelas diversas culturas, potenciando um melhor entendimento do mundo que nos rodeia. Estas dimensões são analisadas a partir de um conjunto de livros para crianças e jovens, de autores portugueses, e com personagens chinesas em contextos diversificados. Verifica-se que através do olhar dessas figuras é possível entrever anseios e expectativas partilhadas, enquanto se constroem processos de autoconhecimento nas personagens de origem portuguesa que com elas contracenam. |
id |
RCAP_6e3ab5940638265bdfce245c9a082186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14311 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesasLiterature for the youngest as windows to intercultural relations: the case of Chinese charactersLiteratura para crianças e jovensPersonagens chinesasAlteridadeDiálogo interculturalLiterature for children and youthChinese charactersOthernessIntercultural dialogueO lugar da literatura para crianças e jovens no plano formativo tem sido largamente discutido e explorado. Em particular, e considerando o seu papel nos processos de socialização, sobretudo durante a infância, a literatura pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes de compreensão e respeito pelas diversas culturas, potenciando um melhor entendimento do mundo que nos rodeia. Estas dimensões são analisadas a partir de um conjunto de livros para crianças e jovens, de autores portugueses, e com personagens chinesas em contextos diversificados. Verifica-se que através do olhar dessas figuras é possível entrever anseios e expectativas partilhadas, enquanto se constroem processos de autoconhecimento nas personagens de origem portuguesa que com elas contracenam.The place of literature for children and young people in the educational field has been widely discussed and explored. In particular, and its role in socialization processes, especially during childhood, literature can contribute to the development of attitudes of understanding and respect for different cultures, enhancing a better understanding of the world around us. These dimensions are analyzed from a set of books for children and young people, by Portuguese authors, and with Chinese characters in different contexts. It can be seen that through the eyes of these figures it is possible to glimpse shared desires and expectations, while processes of self-knowledge are constructed by means of the characters of Portuguese origin who interact with them.Universidade de AveiroRepositório AbertoBastos, Glória2023-07-10T10:06:36Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14311por2795-408010.34624/RO.V0I3.31897info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:47:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:11.687009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas Literature for the youngest as windows to intercultural relations: the case of Chinese characters |
title |
A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas |
spellingShingle |
A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas Bastos, Glória Literatura para crianças e jovens Personagens chinesas Alteridade Diálogo intercultural Literature for children and youth Chinese characters Otherness Intercultural dialogue |
title_short |
A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas |
title_full |
A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas |
title_fullStr |
A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas |
title_full_unstemmed |
A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas |
title_sort |
A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas |
author |
Bastos, Glória |
author_facet |
Bastos, Glória |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Glória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura para crianças e jovens Personagens chinesas Alteridade Diálogo intercultural Literature for children and youth Chinese characters Otherness Intercultural dialogue |
topic |
Literatura para crianças e jovens Personagens chinesas Alteridade Diálogo intercultural Literature for children and youth Chinese characters Otherness Intercultural dialogue |
description |
O lugar da literatura para crianças e jovens no plano formativo tem sido largamente discutido e explorado. Em particular, e considerando o seu papel nos processos de socialização, sobretudo durante a infância, a literatura pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes de compreensão e respeito pelas diversas culturas, potenciando um melhor entendimento do mundo que nos rodeia. Estas dimensões são analisadas a partir de um conjunto de livros para crianças e jovens, de autores portugueses, e com personagens chinesas em contextos diversificados. Verifica-se que através do olhar dessas figuras é possível entrever anseios e expectativas partilhadas, enquanto se constroem processos de autoconhecimento nas personagens de origem portuguesa que com elas contracenam. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-10T10:06:36Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/14311 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/14311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2795-4080 10.34624/RO.V0I3.31897 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135127333240832 |