A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Glória
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/14311
Resumo: O lugar da literatura para crianças e jovens no plano formativo tem sido largamente discutido e explorado. Em particular, e considerando o seu papel nos processos de socialização, sobretudo durante a infância, a literatura pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes de compreensão e respeito pelas diversas culturas, potenciando um melhor entendimento do mundo que nos rodeia. Estas dimensões são analisadas a partir de um conjunto de livros para crianças e jovens, de autores portugueses, e com personagens chinesas em contextos diversificados. Verifica-se que através do olhar dessas figuras é possível entrever anseios e expectativas partilhadas, enquanto se constroem processos de autoconhecimento nas personagens de origem portuguesa que com elas contracenam.
id RCAP_6e3ab5940638265bdfce245c9a082186
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14311
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesasLiterature for the youngest as windows to intercultural relations: the case of Chinese charactersLiteratura para crianças e jovensPersonagens chinesasAlteridadeDiálogo interculturalLiterature for children and youthChinese charactersOthernessIntercultural dialogueO lugar da literatura para crianças e jovens no plano formativo tem sido largamente discutido e explorado. Em particular, e considerando o seu papel nos processos de socialização, sobretudo durante a infância, a literatura pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes de compreensão e respeito pelas diversas culturas, potenciando um melhor entendimento do mundo que nos rodeia. Estas dimensões são analisadas a partir de um conjunto de livros para crianças e jovens, de autores portugueses, e com personagens chinesas em contextos diversificados. Verifica-se que através do olhar dessas figuras é possível entrever anseios e expectativas partilhadas, enquanto se constroem processos de autoconhecimento nas personagens de origem portuguesa que com elas contracenam.The place of literature for children and young people in the educational field has been widely discussed and explored. In particular, and its role in socialization processes, especially during childhood, literature can contribute to the development of attitudes of understanding and respect for different cultures, enhancing a better understanding of the world around us. These dimensions are analyzed from a set of books for children and young people, by Portuguese authors, and with Chinese characters in different contexts. It can be seen that through the eyes of these figures it is possible to glimpse shared desires and expectations, while processes of self-knowledge are constructed by means of the characters of Portuguese origin who interact with them.Universidade de AveiroRepositório AbertoBastos, Glória2023-07-10T10:06:36Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14311por2795-408010.34624/RO.V0I3.31897info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:47:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:11.687009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas
Literature for the youngest as windows to intercultural relations: the case of Chinese characters
title A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas
spellingShingle A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas
Bastos, Glória
Literatura para crianças e jovens
Personagens chinesas
Alteridade
Diálogo intercultural
Literature for children and youth
Chinese characters
Otherness
Intercultural dialogue
title_short A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas
title_full A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas
title_fullStr A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas
title_full_unstemmed A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas
title_sort A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas
author Bastos, Glória
author_facet Bastos, Glória
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Glória
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para crianças e jovens
Personagens chinesas
Alteridade
Diálogo intercultural
Literature for children and youth
Chinese characters
Otherness
Intercultural dialogue
topic Literatura para crianças e jovens
Personagens chinesas
Alteridade
Diálogo intercultural
Literature for children and youth
Chinese characters
Otherness
Intercultural dialogue
description O lugar da literatura para crianças e jovens no plano formativo tem sido largamente discutido e explorado. Em particular, e considerando o seu papel nos processos de socialização, sobretudo durante a infância, a literatura pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes de compreensão e respeito pelas diversas culturas, potenciando um melhor entendimento do mundo que nos rodeia. Estas dimensões são analisadas a partir de um conjunto de livros para crianças e jovens, de autores portugueses, e com personagens chinesas em contextos diversificados. Verifica-se que através do olhar dessas figuras é possível entrever anseios e expectativas partilhadas, enquanto se constroem processos de autoconhecimento nas personagens de origem portuguesa que com elas contracenam.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10T10:06:36Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/14311
url http://hdl.handle.net/10400.2/14311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2795-4080
10.34624/RO.V0I3.31897
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135127333240832