Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, João Paulo Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/87826
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_6e4794d7cd2f5bcaf7f5fd6af860bf74
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/87826
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagemEvolution and the fossil record in the diversity of life - The the game as a teaching-learning strategyEnsino-aprendizagemEnsino Básico e SecundárioEvoluçãoJogoRegisto fóssilEvolutionFossil recordGamePrimary and secondary educationTeaching-learningRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e TecnologiaEste relatório reflete o trabalho realizado na unidade curricular “Estágio pedagógico e relatório” do Mestrado de Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra e descreve e analisa as estratégias e recursos utilizados no estágio pedagógico realizado na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, durante o ano letivo de 2018/2019. A iniciação à prática profissional, que inclui a prática de ensino supervisionado, tem como objetivo a obtenção de competências profissionais de planificação, preparação e leccionamento de aulas, conceção e construção de todos os recursos utilizados, e de interação com o meio escolar. Durante o ano letivo foram lecionados os conteúdos de “Paleontologia” no 7º ano de escolaridade e de “evolução Biológica” numa turma do 11º ano, estando ambos profundamente interligados. Este relatório apresenta-se dividido em três partes que descrevem, respetivamente, os fundamentos teóricos das estratégias pedagógicas utilizadas e dos temas científicos lecionados, as estratégias utilizadas e os recursos criados para a aplicação destas, e a análise dos resultados obtidos, recolhidos por meio de avaliações formativas e sumativas dos alunos. Apesar de terem sido aplicadas várias estratégias pedagógicas, tais como trabalho colaborativo, aprendizagem significativa, atividades práticas e relatórios em formato “Vê” de Gowin, este relatório coloca especial ênfase no jogo como estratégia de ensino-aprendizagem, explorando um pouco mais as suas componentes pedagógicas, como a competitividade e os efeitos na motivação. Os resultados obtidos pelos alunos nas atividades práticas e nos testes diagnósticos, realizados antes e depois das aulas, revelaram que ocorreu aprendizagem dos conteúdos lecionados, tanto no 7º como no 11º ano.This report reflects the work developed in the curricular unit “Pedagogical Internship and Report” from the Master in Teaching Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education of the University of Coimbra and describes and analyses the strategies and resources used in the pedagogical internship held at the Secondary School D. Duarte, in Coimbra, during the 2018/2019 school year. The initiation to professional practice, which includes supervised teaching practice, aims to obtain professional skills in planning, preparing and teaching classes, design and construction of all resources used, and interaction with the school environment. During the school year the contents of “Palaeontology” were taught to a 7th grade class and those of “Biological Evolution” to an 11th grade class, both deeply interconnected. This report is divided into three parts, which respectively describe the theoretical foundations of the pedagogical strategies used and the scientific subjects taught, the strategies used and the resources created for their application, and the analysis of obtained results, gathered through formative and summative assessments of students. Although various pedagogical strategies have been applied, such as collaborative work, meaningful learning, hands-on activities and Gowin’s “Vee” format reports, this report places special emphasis on the game itself as a teaching-learning strategy, further exploring its pedagogical components, such as competitiveness and effects on motivation. The results obtained by the students on hands-on activities and diagnostic tests, performed before and after classes, revealed that learning of the contents taught at 7th and 11th grades has occurred.2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/87826http://hdl.handle.net/10316/87826TID:202305490porOsório, João Paulo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-08T10:05:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/87826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:08:39.791964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem
Evolution and the fossil record in the diversity of life - The the game as a teaching-learning strategy
title Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem
spellingShingle Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem
Osório, João Paulo Ferreira
Ensino-aprendizagem
Ensino Básico e Secundário
Evolução
Jogo
Registo fóssil
Evolution
Fossil record
Game
Primary and secondary education
Teaching-learning
title_short Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem
title_full Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem
title_fullStr Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem
title_sort Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem
author Osório, João Paulo Ferreira
author_facet Osório, João Paulo Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osório, João Paulo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Ensino Básico e Secundário
Evolução
Jogo
Registo fóssil
Evolution
Fossil record
Game
Primary and secondary education
Teaching-learning
topic Ensino-aprendizagem
Ensino Básico e Secundário
Evolução
Jogo
Registo fóssil
Evolution
Fossil record
Game
Primary and secondary education
Teaching-learning
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/87826
http://hdl.handle.net/10316/87826
TID:202305490
url http://hdl.handle.net/10316/87826
identifier_str_mv TID:202305490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133980122939392