Da análise de necessidades de formação em contexto nacional e organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos: reflexões a partir de um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Fátima Alexandra Campos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29207
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
id RCAP_6e515ae2b680b875d02958463335940b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da análise de necessidades de formação em contexto nacional e organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos: reflexões a partir de um estudo de caso658.3330.108.4Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)As empresas de formação profissional detêm algumas especificidades, quer a nível político quer a nível institucional pelo que numa primeira análise devemos ter algum cuidado e cautela. Frequentemente, as empresas destinatárias da sua intervenção elaboram a sua política de formação tendo em conta a sua história, origem e até a sua localização e em função das especificidades internas e transformações do trabalho que nelas surgem. Neste sentido, o objetivo e finalidade da formação prendem-se com a necessidade percecionada dos trabalhadores adquirirem novos conhecimentos, comportamentos ou atitudes, que incidem em produzir mudanças. Atualmente, os discursos sobre políticas de educação e formação refletem aspetos meramente quantitativos, ou seja quanto mais formação as empresas ou empresários realizarem, mais competentes se tornarão. Parece-nos que se consegue bons resultados, não por fazer apenas muita formação, mas em função do tipo de formação que se realiza, ou seja, não basta realizar muita formação, mas sim, melhorar a que se realiza. No nosso ponto de vista, de uma perspetiva de desenvolvimento humano, social e mesmo organizacional, as políticas e práticas de formação necessitam integrar lógicas de desenvolvimento pessoal e social, muito para além da lógica utilitarista. Defendemos também a ideia de procurar que, na construção do plano de formação, seja possível responder a objetivos de formação da empresa e objetivos individuais dos que nela trabalham. Neste sentido, as condições de êxito estão melhor reunidas quando se verifica a ligação entre a necessidade por parte da empresa e o desejo de formação por parte do indivíduo. De acordo com esta orientação, o presente trabalho procura discutir e analisar questões em torno da formação profissional, da análise de necessidades de formação e das competências, a partir de um ensaio de intervenção que envolveu procedimentos mais extensivos, no nível nacional e procedimentos mais intensivos, no contexto organizacional.Professional training companies hold some specificities, both in political and institutional level, therefore we must be cautious in a first analysis. Frequently, the companies under this intervention elaborate their educational policies considering its background, origin and even location due to the internal specificities and the labour transformations that come up within them. Thus, the goals of the training connect with the understood need for the workers acquiring new knowledge, behaviours or attitudes that aim to produce changes. Nowadays, the speeches on educational policies and training reflect merely quantitative aspects, which means that the more training the companies or businessmen perform, the more competent they will be. It seems to us that good results can be achieved, not by doing a lot of training, but in behalf of the type of training taken, meaning that it is not enough to get a lot of training but rather, to improve the one you are getting. In our view, from a human, social and even organizational perspective, the practices and policies of training need to integrate personal development and social logics beyond an utilitarian one. We also stand by the idea that in the training curriculum, responding to the company's and its workers training and individual goals must be a matter to regard. As so, the success conditions are reunited when the connection between the needs of the company and the workers educational desires are met. Under this orientation, the present assignment aims to discuss and analyse the matters surrounding professional training and the needs for education and skills, from an interventional essay that involved extensive procedures on a national level and intensive ones in an organizational context.Antunes, FátimaUniversidade do MinhoBarbosa, Fátima Alexandra Campos20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29207por201406373info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:27.788628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da análise de necessidades de formação em contexto nacional e organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos: reflexões a partir de um estudo de caso
title Da análise de necessidades de formação em contexto nacional e organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos: reflexões a partir de um estudo de caso
spellingShingle Da análise de necessidades de formação em contexto nacional e organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos: reflexões a partir de um estudo de caso
Barbosa, Fátima Alexandra Campos
658.3
330.108.4
title_short Da análise de necessidades de formação em contexto nacional e organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos: reflexões a partir de um estudo de caso
title_full Da análise de necessidades de formação em contexto nacional e organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos: reflexões a partir de um estudo de caso
title_fullStr Da análise de necessidades de formação em contexto nacional e organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos: reflexões a partir de um estudo de caso
title_full_unstemmed Da análise de necessidades de formação em contexto nacional e organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos: reflexões a partir de um estudo de caso
title_sort Da análise de necessidades de formação em contexto nacional e organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos: reflexões a partir de um estudo de caso
author Barbosa, Fátima Alexandra Campos
author_facet Barbosa, Fátima Alexandra Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Fátima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Fátima Alexandra Campos
dc.subject.por.fl_str_mv 658.3
330.108.4
topic 658.3
330.108.4
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29207
url http://hdl.handle.net/1822/29207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201406373
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132935756972032