Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Maria do Carmo Joaquim
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40616
Resumo: Nesta dissertação, faz-se uma breve introdução da Estatística e apresentam-se alguns conceitos de Estatística dedutiva e indutiva trabalhados na disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) no ensino secundário, bem como as fórmulas utilizadas. No decorrer do ano letivo 2022/2023, foram aplicadas quatro fichas de trabalho (uma de estatística descritiva, duas de probabilidades e uma de inferência estatística) a quarenta e quatro alunos de duas turmas do 11º ano do curso de Humanidades que frequentaram a disciplina de MACS, de uma escola secundária do interior do país. São expostas algumas respostas dadas pelos alunos e analisados os tipos de erros cometidos. Com este trabalho, verificou-se que as dificuldades, apresentadas pelos alunos, devem-se essencialmente à interpretação errada dos problemas e à utilização incorreta de fórmulas. Verificou-se que os temas de Probabilidades e de Inferência Estatística que são lecionados no 11º ano são de alguma complexidade para a maioria dos alunos do curso de Humanidades uma vez que mais de 50% dos alunos não gostam da disciplina de Matemática e nem se esforçaram por responder a algumas questões. É apresentado um pequeno manual do Excel que foi elaborado para auxiliar os alunos aquando da utilização do programa na resolução dos exercícios de Estatística. Na parte final deste projeto, é feita uma comparação das classificações obtidas pelos alunos nas disciplinas de Matemática no 9º ano, MACS nos 10º e 11º anos e na disciplina de Português nos 9º, 10º e 11º anos.
id RCAP_6e51c9153d1ecda59d5e2a1401e94da1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACSMACSExcelEstatísticaProbabilidadesInferência estatísticaTipo de erroDificuldadesNesta dissertação, faz-se uma breve introdução da Estatística e apresentam-se alguns conceitos de Estatística dedutiva e indutiva trabalhados na disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) no ensino secundário, bem como as fórmulas utilizadas. No decorrer do ano letivo 2022/2023, foram aplicadas quatro fichas de trabalho (uma de estatística descritiva, duas de probabilidades e uma de inferência estatística) a quarenta e quatro alunos de duas turmas do 11º ano do curso de Humanidades que frequentaram a disciplina de MACS, de uma escola secundária do interior do país. São expostas algumas respostas dadas pelos alunos e analisados os tipos de erros cometidos. Com este trabalho, verificou-se que as dificuldades, apresentadas pelos alunos, devem-se essencialmente à interpretação errada dos problemas e à utilização incorreta de fórmulas. Verificou-se que os temas de Probabilidades e de Inferência Estatística que são lecionados no 11º ano são de alguma complexidade para a maioria dos alunos do curso de Humanidades uma vez que mais de 50% dos alunos não gostam da disciplina de Matemática e nem se esforçaram por responder a algumas questões. É apresentado um pequeno manual do Excel que foi elaborado para auxiliar os alunos aquando da utilização do programa na resolução dos exercícios de Estatística. Na parte final deste projeto, é feita uma comparação das classificações obtidas pelos alunos nas disciplinas de Matemática no 9º ano, MACS nos 10º e 11º anos e na disciplina de Português nos 9º, 10º e 11º anos.In this dissertation, a brief introduction to Statistics is given and some concepts of deductive and inductive Statistics used in the subject of Mathematics Applied to Social Sciences (MACS) in secondary level education are presented, as well as the formulas used. During the 2022/2023 academic year, four worksheets (one about Descriptive Statistics, two about Probabilities and one about Statistical Inference) were given to forty-four students from two classes of the 11th year of the Humanities course who attended the discipline of MACS, from a secondary school in the interior of Portugal. Some answers given by students are discussed and the types of errors found are analyzed. With this work, it was verified that the difficulties presented by the students are essentially due to the wrong interpretation of the problems and the incorrect use of formulas. It was found that the topics of Probability and Statistical Inference that are taught in the 11th year are of some complexity for the majority of students on the Humanities course, since more than 50% of students do not like the subject of Mathematics and did not get along to the task of answering some questions. A short Excel manual is presented, designed to assist students when using the program to solve Statistics exercises. In the final part of this project, a comparison was conducted between the Mathematics and Portuguese scores obtained by 9th-grade students. A similar comparison was also carried out for 10th and 11th-grade students between their scores in Mathematics and Portuguese.2024-02-08T09:36:15Z2023-11-22T00:00:00Z2023-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40616porLuís, Maria do Carmo Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:19:37Zoai:ria.ua.pt:10773/40616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:35.361401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS
title Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS
spellingShingle Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS
Luís, Maria do Carmo Joaquim
MACS
Excel
Estatística
Probabilidades
Inferência estatística
Tipo de erro
Dificuldades
title_short Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS
title_full Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS
title_fullStr Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS
title_full_unstemmed Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS
title_sort Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS
author Luís, Maria do Carmo Joaquim
author_facet Luís, Maria do Carmo Joaquim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Maria do Carmo Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv MACS
Excel
Estatística
Probabilidades
Inferência estatística
Tipo de erro
Dificuldades
topic MACS
Excel
Estatística
Probabilidades
Inferência estatística
Tipo de erro
Dificuldades
description Nesta dissertação, faz-se uma breve introdução da Estatística e apresentam-se alguns conceitos de Estatística dedutiva e indutiva trabalhados na disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) no ensino secundário, bem como as fórmulas utilizadas. No decorrer do ano letivo 2022/2023, foram aplicadas quatro fichas de trabalho (uma de estatística descritiva, duas de probabilidades e uma de inferência estatística) a quarenta e quatro alunos de duas turmas do 11º ano do curso de Humanidades que frequentaram a disciplina de MACS, de uma escola secundária do interior do país. São expostas algumas respostas dadas pelos alunos e analisados os tipos de erros cometidos. Com este trabalho, verificou-se que as dificuldades, apresentadas pelos alunos, devem-se essencialmente à interpretação errada dos problemas e à utilização incorreta de fórmulas. Verificou-se que os temas de Probabilidades e de Inferência Estatística que são lecionados no 11º ano são de alguma complexidade para a maioria dos alunos do curso de Humanidades uma vez que mais de 50% dos alunos não gostam da disciplina de Matemática e nem se esforçaram por responder a algumas questões. É apresentado um pequeno manual do Excel que foi elaborado para auxiliar os alunos aquando da utilização do programa na resolução dos exercícios de Estatística. Na parte final deste projeto, é feita uma comparação das classificações obtidas pelos alunos nas disciplinas de Matemática no 9º ano, MACS nos 10º e 11º anos e na disciplina de Português nos 9º, 10º e 11º anos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-22T00:00:00Z
2023-11-22
2024-02-08T09:36:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40616
url http://hdl.handle.net/10773/40616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137756416311296