Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40616 |
Resumo: | Nesta dissertação, faz-se uma breve introdução da Estatística e apresentam-se alguns conceitos de Estatística dedutiva e indutiva trabalhados na disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) no ensino secundário, bem como as fórmulas utilizadas. No decorrer do ano letivo 2022/2023, foram aplicadas quatro fichas de trabalho (uma de estatística descritiva, duas de probabilidades e uma de inferência estatística) a quarenta e quatro alunos de duas turmas do 11º ano do curso de Humanidades que frequentaram a disciplina de MACS, de uma escola secundária do interior do país. São expostas algumas respostas dadas pelos alunos e analisados os tipos de erros cometidos. Com este trabalho, verificou-se que as dificuldades, apresentadas pelos alunos, devem-se essencialmente à interpretação errada dos problemas e à utilização incorreta de fórmulas. Verificou-se que os temas de Probabilidades e de Inferência Estatística que são lecionados no 11º ano são de alguma complexidade para a maioria dos alunos do curso de Humanidades uma vez que mais de 50% dos alunos não gostam da disciplina de Matemática e nem se esforçaram por responder a algumas questões. É apresentado um pequeno manual do Excel que foi elaborado para auxiliar os alunos aquando da utilização do programa na resolução dos exercícios de Estatística. Na parte final deste projeto, é feita uma comparação das classificações obtidas pelos alunos nas disciplinas de Matemática no 9º ano, MACS nos 10º e 11º anos e na disciplina de Português nos 9º, 10º e 11º anos. |
id |
RCAP_6e51c9153d1ecda59d5e2a1401e94da1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/40616 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACSMACSExcelEstatísticaProbabilidadesInferência estatísticaTipo de erroDificuldadesNesta dissertação, faz-se uma breve introdução da Estatística e apresentam-se alguns conceitos de Estatística dedutiva e indutiva trabalhados na disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) no ensino secundário, bem como as fórmulas utilizadas. No decorrer do ano letivo 2022/2023, foram aplicadas quatro fichas de trabalho (uma de estatística descritiva, duas de probabilidades e uma de inferência estatística) a quarenta e quatro alunos de duas turmas do 11º ano do curso de Humanidades que frequentaram a disciplina de MACS, de uma escola secundária do interior do país. São expostas algumas respostas dadas pelos alunos e analisados os tipos de erros cometidos. Com este trabalho, verificou-se que as dificuldades, apresentadas pelos alunos, devem-se essencialmente à interpretação errada dos problemas e à utilização incorreta de fórmulas. Verificou-se que os temas de Probabilidades e de Inferência Estatística que são lecionados no 11º ano são de alguma complexidade para a maioria dos alunos do curso de Humanidades uma vez que mais de 50% dos alunos não gostam da disciplina de Matemática e nem se esforçaram por responder a algumas questões. É apresentado um pequeno manual do Excel que foi elaborado para auxiliar os alunos aquando da utilização do programa na resolução dos exercícios de Estatística. Na parte final deste projeto, é feita uma comparação das classificações obtidas pelos alunos nas disciplinas de Matemática no 9º ano, MACS nos 10º e 11º anos e na disciplina de Português nos 9º, 10º e 11º anos.In this dissertation, a brief introduction to Statistics is given and some concepts of deductive and inductive Statistics used in the subject of Mathematics Applied to Social Sciences (MACS) in secondary level education are presented, as well as the formulas used. During the 2022/2023 academic year, four worksheets (one about Descriptive Statistics, two about Probabilities and one about Statistical Inference) were given to forty-four students from two classes of the 11th year of the Humanities course who attended the discipline of MACS, from a secondary school in the interior of Portugal. Some answers given by students are discussed and the types of errors found are analyzed. With this work, it was verified that the difficulties presented by the students are essentially due to the wrong interpretation of the problems and the incorrect use of formulas. It was found that the topics of Probability and Statistical Inference that are taught in the 11th year are of some complexity for the majority of students on the Humanities course, since more than 50% of students do not like the subject of Mathematics and did not get along to the task of answering some questions. A short Excel manual is presented, designed to assist students when using the program to solve Statistics exercises. In the final part of this project, a comparison was conducted between the Mathematics and Portuguese scores obtained by 9th-grade students. A similar comparison was also carried out for 10th and 11th-grade students between their scores in Mathematics and Portuguese.2024-02-08T09:36:15Z2023-11-22T00:00:00Z2023-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40616porLuís, Maria do Carmo Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:19:37Zoai:ria.ua.pt:10773/40616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:35.361401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS |
title |
Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS |
spellingShingle |
Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS Luís, Maria do Carmo Joaquim MACS Excel Estatística Probabilidades Inferência estatística Tipo de erro Dificuldades |
title_short |
Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS |
title_full |
Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS |
title_fullStr |
Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS |
title_full_unstemmed |
Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS |
title_sort |
Erros e dificuldades em estatística na disciplina de MACS |
author |
Luís, Maria do Carmo Joaquim |
author_facet |
Luís, Maria do Carmo Joaquim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luís, Maria do Carmo Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MACS Excel Estatística Probabilidades Inferência estatística Tipo de erro Dificuldades |
topic |
MACS Excel Estatística Probabilidades Inferência estatística Tipo de erro Dificuldades |
description |
Nesta dissertação, faz-se uma breve introdução da Estatística e apresentam-se alguns conceitos de Estatística dedutiva e indutiva trabalhados na disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) no ensino secundário, bem como as fórmulas utilizadas. No decorrer do ano letivo 2022/2023, foram aplicadas quatro fichas de trabalho (uma de estatística descritiva, duas de probabilidades e uma de inferência estatística) a quarenta e quatro alunos de duas turmas do 11º ano do curso de Humanidades que frequentaram a disciplina de MACS, de uma escola secundária do interior do país. São expostas algumas respostas dadas pelos alunos e analisados os tipos de erros cometidos. Com este trabalho, verificou-se que as dificuldades, apresentadas pelos alunos, devem-se essencialmente à interpretação errada dos problemas e à utilização incorreta de fórmulas. Verificou-se que os temas de Probabilidades e de Inferência Estatística que são lecionados no 11º ano são de alguma complexidade para a maioria dos alunos do curso de Humanidades uma vez que mais de 50% dos alunos não gostam da disciplina de Matemática e nem se esforçaram por responder a algumas questões. É apresentado um pequeno manual do Excel que foi elaborado para auxiliar os alunos aquando da utilização do programa na resolução dos exercícios de Estatística. Na parte final deste projeto, é feita uma comparação das classificações obtidas pelos alunos nas disciplinas de Matemática no 9º ano, MACS nos 10º e 11º anos e na disciplina de Português nos 9º, 10º e 11º anos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-22T00:00:00Z 2023-11-22 2024-02-08T09:36:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/40616 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/40616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137756416311296 |