O Eu em construção.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/15 |
Resumo: | É importante a consciência de que vivemos na era da globalização onde o avanço da técnica, da era virtual e do "progresso" cultural, econômico, político e social, domina sempre mais sobre o desenvolvimento humano pessoal. O ser humano sujeito integrador e ativo no desenvolvimento das sociedades encontra-se sempre menos consigo mesmo. O seu Eu é, para ele próprio, um desconhecido, realidade esta fruto da pós-modernidade que, num tempo de constantes mudanças, arrasta a humanidade a uma vida ao "sabor do vento". Entretanto, a busca de felicidade e realização pessoal continua a ser uma constante na vida das pessoas. Esta dissertação, insere-se no âmbito do auto-conhecimento, da formação pessoal, da contrução do Eu, da formação do homen novo e de princípios essenciais que servem de contributos facilitadores da educação. Para tanto, é apresentado o Modelo Pedagógico do Pe. José Kentenich cuja contribuição para a educação está no Sistema Pedagógico de Schoenstatt. Este caracteriza-se por um facilitador na formação do ser humano como um homem integral, orgânico e novo, capaz de agir e interagir com o mundo que o desafia a todo instante. Para a exemplificação desta visão pedagógica, apresentou-se a história de vida de João Luiz Pozzobon, e juntamente, procedeu-se à análise da prática destes Meios Pedagógicos (exame particular, propósito particular, Horário Espiritual, prestação de contas e confissão mensal) no percurso de educação de algumas pessoas entrevistadas. It’s important to realise that we live in the globalisation era where achievements of technology and virtual world allied with the cultural, economic, political and social “progress”, have an increasing influence on the personal development of each person. The human being as an integrating subject and active in the development of societies is increasingly less with himself. His “I” is an unknown to him, due to postmodernity that in a time of constant change, drags humanity to not attempt to exert a large amount of influence on the course of life’s events, to “go with the flow”. Meanwhile the search for happiness and personal fulfillment, remains a constant in people’s lives. This thesis is part of the following spheres: self-knowledge, personal training, construction of the “I”, the formation of the new Man, essential principles that act as contributions to help education. In order to achieve this, the Pedagogic Model of Joseph Kentenich is presented, whose contribution to education is on the Educational System of Schenstatt. This is characterised by a facilitator in the training of the human being as an integral man, organic and new, able to act and interact with the world that challenges him all the time. So that this pedagogic vision may be illustrated, the story of João Luiz Pozzobon’s life has been presented, together an in-analysis of the practice of these pedagogic means (particularly examination, particular purpose, spiritual timetable, accountability and confession on a monthly basis) in the path of education of some of the interviewed people. |
id |
RCAP_6e51e462aa3adee18c9a4d6adb8f6c83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/15 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Eu em construção.Educação socialAuto-conhecimentoAuto-educaçãoSistemas pedagógicosTMESÉ importante a consciência de que vivemos na era da globalização onde o avanço da técnica, da era virtual e do "progresso" cultural, econômico, político e social, domina sempre mais sobre o desenvolvimento humano pessoal. O ser humano sujeito integrador e ativo no desenvolvimento das sociedades encontra-se sempre menos consigo mesmo. O seu Eu é, para ele próprio, um desconhecido, realidade esta fruto da pós-modernidade que, num tempo de constantes mudanças, arrasta a humanidade a uma vida ao "sabor do vento". Entretanto, a busca de felicidade e realização pessoal continua a ser uma constante na vida das pessoas. Esta dissertação, insere-se no âmbito do auto-conhecimento, da formação pessoal, da contrução do Eu, da formação do homen novo e de princípios essenciais que servem de contributos facilitadores da educação. Para tanto, é apresentado o Modelo Pedagógico do Pe. José Kentenich cuja contribuição para a educação está no Sistema Pedagógico de Schoenstatt. Este caracteriza-se por um facilitador na formação do ser humano como um homem integral, orgânico e novo, capaz de agir e interagir com o mundo que o desafia a todo instante. Para a exemplificação desta visão pedagógica, apresentou-se a história de vida de João Luiz Pozzobon, e juntamente, procedeu-se à análise da prática destes Meios Pedagógicos (exame particular, propósito particular, Horário Espiritual, prestação de contas e confissão mensal) no percurso de educação de algumas pessoas entrevistadas. It’s important to realise that we live in the globalisation era where achievements of technology and virtual world allied with the cultural, economic, political and social “progress”, have an increasing influence on the personal development of each person. The human being as an integrating subject and active in the development of societies is increasingly less with himself. His “I” is an unknown to him, due to postmodernity that in a time of constant change, drags humanity to not attempt to exert a large amount of influence on the course of life’s events, to “go with the flow”. Meanwhile the search for happiness and personal fulfillment, remains a constant in people’s lives. This thesis is part of the following spheres: self-knowledge, personal training, construction of the “I”, the formation of the new Man, essential principles that act as contributions to help education. In order to achieve this, the Pedagogic Model of Joseph Kentenich is presented, whose contribution to education is on the Educational System of Schenstatt. This is characterised by a facilitator in the training of the human being as an integral man, organic and new, able to act and interact with the world that challenges him all the time. So that this pedagogic vision may be illustrated, the story of João Luiz Pozzobon’s life has been presented, together an in-analysis of the practice of these pedagogic means (particularly examination, particular purpose, spiritual timetable, accountability and confession on a monthly basis) in the path of education of some of the interviewed people.2013-08-14T17:59:28Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/15porTernes, Denise Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:14ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Eu em construção. |
title |
O Eu em construção. |
spellingShingle |
O Eu em construção. Ternes, Denise Mendes Educação social Auto-conhecimento Auto-educação Sistemas pedagógicos TMES |
title_short |
O Eu em construção. |
title_full |
O Eu em construção. |
title_fullStr |
O Eu em construção. |
title_full_unstemmed |
O Eu em construção. |
title_sort |
O Eu em construção. |
author |
Ternes, Denise Mendes |
author_facet |
Ternes, Denise Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ternes, Denise Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação social Auto-conhecimento Auto-educação Sistemas pedagógicos TMES |
topic |
Educação social Auto-conhecimento Auto-educação Sistemas pedagógicos TMES |
description |
É importante a consciência de que vivemos na era da globalização onde o avanço da técnica, da era virtual e do "progresso" cultural, econômico, político e social, domina sempre mais sobre o desenvolvimento humano pessoal. O ser humano sujeito integrador e ativo no desenvolvimento das sociedades encontra-se sempre menos consigo mesmo. O seu Eu é, para ele próprio, um desconhecido, realidade esta fruto da pós-modernidade que, num tempo de constantes mudanças, arrasta a humanidade a uma vida ao "sabor do vento". Entretanto, a busca de felicidade e realização pessoal continua a ser uma constante na vida das pessoas. Esta dissertação, insere-se no âmbito do auto-conhecimento, da formação pessoal, da contrução do Eu, da formação do homen novo e de princípios essenciais que servem de contributos facilitadores da educação. Para tanto, é apresentado o Modelo Pedagógico do Pe. José Kentenich cuja contribuição para a educação está no Sistema Pedagógico de Schoenstatt. Este caracteriza-se por um facilitador na formação do ser humano como um homem integral, orgânico e novo, capaz de agir e interagir com o mundo que o desafia a todo instante. Para a exemplificação desta visão pedagógica, apresentou-se a história de vida de João Luiz Pozzobon, e juntamente, procedeu-se à análise da prática destes Meios Pedagógicos (exame particular, propósito particular, Horário Espiritual, prestação de contas e confissão mensal) no percurso de educação de algumas pessoas entrevistadas. It’s important to realise that we live in the globalisation era where achievements of technology and virtual world allied with the cultural, economic, political and social “progress”, have an increasing influence on the personal development of each person. The human being as an integrating subject and active in the development of societies is increasingly less with himself. His “I” is an unknown to him, due to postmodernity that in a time of constant change, drags humanity to not attempt to exert a large amount of influence on the course of life’s events, to “go with the flow”. Meanwhile the search for happiness and personal fulfillment, remains a constant in people’s lives. This thesis is part of the following spheres: self-knowledge, personal training, construction of the “I”, the formation of the new Man, essential principles that act as contributions to help education. In order to achieve this, the Pedagogic Model of Joseph Kentenich is presented, whose contribution to education is on the Educational System of Schenstatt. This is characterised by a facilitator in the training of the human being as an integral man, organic and new, able to act and interact with the world that challenges him all the time. So that this pedagogic vision may be illustrated, the story of João Luiz Pozzobon’s life has been presented, together an in-analysis of the practice of these pedagogic means (particularly examination, particular purpose, spiritual timetable, accountability and confession on a monthly basis) in the path of education of some of the interviewed people. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2013-08-14T17:59:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/15 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302545608212480 |