Do espartilho dos livros de texto à liberdade no desenho dos materiais didáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/66523 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se no desenvolvimento da Iniciação à Prática Pedagógica do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. O seu objetivo consiste em demonstrar a forma como os manuais didáticos podem ser simultaneamente um recurso valioso mas também um entrave no processo de ensino-aprendizagem e mais concretamente no processo de aquisição de uma língua estrangeira pelos alunos. Foi levada a cabo uma investigação no que se refere às metodologias mais adequadas para desenvolver as competências comunicativas em língua, designadamente as metodologias humanistas, de que fazem parte o Método Comunicativo e o Enfoque por Tarefas. Nesse enquadramento foram analisados os manuais adotados na escola onde foi desenvolvida a atividade profissional durante o ano letivo de 2011/12, e foram desenhadas e propostas atividades alternativas que permitissem aos alunos desenvolver uma aprendizagem mais significativa do ponto de vista da utilização da língua. Como recursos principais destacam-se a importância do grafismo no desenho das atividades didáticas, bem como a importância dos estímulos do som e da imagem no processo de aquisição da língua estrangeira. |
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Do espartilho dos livros de texto à liberdade no desenho dos materiais didáticosAudiovisual - Utilização em sala de aulaLínguas - EnsinoRecursos didáticosO presente trabalho insere-se no desenvolvimento da Iniciação à Prática Pedagógica do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. O seu objetivo consiste em demonstrar a forma como os manuais didáticos podem ser simultaneamente um recurso valioso mas também um entrave no processo de ensino-aprendizagem e mais concretamente no processo de aquisição de uma língua estrangeira pelos alunos. Foi levada a cabo uma investigação no que se refere às metodologias mais adequadas para desenvolver as competências comunicativas em língua, designadamente as metodologias humanistas, de que fazem parte o Método Comunicativo e o Enfoque por Tarefas. Nesse enquadramento foram analisados os manuais adotados na escola onde foi desenvolvida a atividade profissional durante o ano letivo de 2011/12, e foram desenhadas e propostas atividades alternativas que permitissem aos alunos desenvolver uma aprendizagem mais significativa do ponto de vista da utilização da língua. Como recursos principais destacam-se a importância do grafismo no desenho das atividades didáticas, bem como a importância dos estímulos do som e da imagem no processo de aquisição da língua estrangeira.Porto : [Edição do Autor]20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/66523porMartins, Júlio Renato Mendes Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T12:44:14Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/66523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:25:43.268092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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