Estimativa do Escoamento superficial em rampas rotativas. II. Dotação máxima sem a ocorrência do escoamento superficial potencial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Paulo Brito da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Luis Leopoldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/1731
Resumo: Neste estudo é desenvolvida uma metodologia, PIVOT_POT0, para a determinação da dotação máxima que permite evitar o escoamento superficial potencial, envolvendo as condições do solo e da aplicação de água em rampas rotativas. A teoria de base deste procedimento considera, que o escoamento superficial pode ser estimado pela relação entre um padrão geométrico representativo da aplicação da água num ponto e uma função de infiltrabilidade do solo nesse mesmo ponto. Optou-se por um padrão parabólico e pela equação de Green-Ampt, respectivamente. Os resultados de escoamento obtidos pela aplicação da metodologia PIVOT_POT0 foram comparados com os resultados de simulações de uma solução monodimensional da equação de Richards, do programa GNFLUX (Smith, 1990), que permite a quantificação ao longo do tempo, da intensidade de precipitação, da infiltração real e do escoamento superficial potencial. O modelo de eficiência registou o excelente resultado de 99 %. Foram também utilizados alguns dados de campo que apontam para uma validação de resultados no cenário de condições em que foi possível realizar os testes e nos quais se obtiveram escoamentos potenciais próximos de zero.
id RCAP_6e55f6bc1d9a6c99c2ed37ad8e5fd83c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/1731
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estimativa do Escoamento superficial em rampas rotativas. II. Dotação máxima sem a ocorrência do escoamento superficial potencial.Center-pivotInfiltrationRunoffwater application depthRampa rotativaInfiltraçãoEscorrimentodotação de regaNeste estudo é desenvolvida uma metodologia, PIVOT_POT0, para a determinação da dotação máxima que permite evitar o escoamento superficial potencial, envolvendo as condições do solo e da aplicação de água em rampas rotativas. A teoria de base deste procedimento considera, que o escoamento superficial pode ser estimado pela relação entre um padrão geométrico representativo da aplicação da água num ponto e uma função de infiltrabilidade do solo nesse mesmo ponto. Optou-se por um padrão parabólico e pela equação de Green-Ampt, respectivamente. Os resultados de escoamento obtidos pela aplicação da metodologia PIVOT_POT0 foram comparados com os resultados de simulações de uma solução monodimensional da equação de Richards, do programa GNFLUX (Smith, 1990), que permite a quantificação ao longo do tempo, da intensidade de precipitação, da infiltração real e do escoamento superficial potencial. O modelo de eficiência registou o excelente resultado de 99 %. Foram também utilizados alguns dados de campo que apontam para uma validação de resultados no cenário de condições em que foi possível realizar os testes e nos quais se obtiveram escoamentos potenciais próximos de zero.APRH2009-07-29T15:04:07Z2009-07-292007-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article6499 bytesapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10174/1731http://hdl.handle.net/10174/1731eng5-140870-1741Recursos Hídricos /// Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos228livreICAAMpbluz@mail.telepac.ptllsilva@uevora.pt580Luz, Paulo Brito daSilva, Luis Leopoldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:37:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/1731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:57:26.653953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estimativa do Escoamento superficial em rampas rotativas. II. Dotação máxima sem a ocorrência do escoamento superficial potencial.
title Estimativa do Escoamento superficial em rampas rotativas. II. Dotação máxima sem a ocorrência do escoamento superficial potencial.
spellingShingle Estimativa do Escoamento superficial em rampas rotativas. II. Dotação máxima sem a ocorrência do escoamento superficial potencial.
Luz, Paulo Brito da
Center-pivot
Infiltration
Runoff
water application depth
Rampa rotativa
Infiltração
Escorrimento
dotação de rega
title_short Estimativa do Escoamento superficial em rampas rotativas. II. Dotação máxima sem a ocorrência do escoamento superficial potencial.
title_full Estimativa do Escoamento superficial em rampas rotativas. II. Dotação máxima sem a ocorrência do escoamento superficial potencial.
title_fullStr Estimativa do Escoamento superficial em rampas rotativas. II. Dotação máxima sem a ocorrência do escoamento superficial potencial.
title_full_unstemmed Estimativa do Escoamento superficial em rampas rotativas. II. Dotação máxima sem a ocorrência do escoamento superficial potencial.
title_sort Estimativa do Escoamento superficial em rampas rotativas. II. Dotação máxima sem a ocorrência do escoamento superficial potencial.
author Luz, Paulo Brito da
author_facet Luz, Paulo Brito da
Silva, Luis Leopoldo
author_role author
author2 Silva, Luis Leopoldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Paulo Brito da
Silva, Luis Leopoldo
dc.subject.por.fl_str_mv Center-pivot
Infiltration
Runoff
water application depth
Rampa rotativa
Infiltração
Escorrimento
dotação de rega
topic Center-pivot
Infiltration
Runoff
water application depth
Rampa rotativa
Infiltração
Escorrimento
dotação de rega
description Neste estudo é desenvolvida uma metodologia, PIVOT_POT0, para a determinação da dotação máxima que permite evitar o escoamento superficial potencial, envolvendo as condições do solo e da aplicação de água em rampas rotativas. A teoria de base deste procedimento considera, que o escoamento superficial pode ser estimado pela relação entre um padrão geométrico representativo da aplicação da água num ponto e uma função de infiltrabilidade do solo nesse mesmo ponto. Optou-se por um padrão parabólico e pela equação de Green-Ampt, respectivamente. Os resultados de escoamento obtidos pela aplicação da metodologia PIVOT_POT0 foram comparados com os resultados de simulações de uma solução monodimensional da equação de Richards, do programa GNFLUX (Smith, 1990), que permite a quantificação ao longo do tempo, da intensidade de precipitação, da infiltração real e do escoamento superficial potencial. O modelo de eficiência registou o excelente resultado de 99 %. Foram também utilizados alguns dados de campo que apontam para uma validação de resultados no cenário de condições em que foi possível realizar os testes e nos quais se obtiveram escoamentos potenciais próximos de zero.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-01T00:00:00Z
2009-07-29T15:04:07Z
2009-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/1731
http://hdl.handle.net/10174/1731
url http://hdl.handle.net/10174/1731
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 5-14
0870-1741
Recursos Hídricos /// Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
2
28
livre
ICAAM
pbluz@mail.telepac.pt
llsilva@uevora.pt
580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6499 bytes
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APRH
publisher.none.fl_str_mv APRH
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553932478578688