Diversas formas de Proteu: a mitologia n'O Lima de Diogo Bernardes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Filipa Teixeira Leite
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/527
Resumo: Tese de mestrado, Estudos Clássicos (Tradição Clássica e Cultura Europeia), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
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spelling Diversas formas de Proteu: a mitologia n'O Lima de Diogo BernardesBernardes, Diogo, 1530?-1595Poesia portuguesa - séc.16MitologiaTese de mestrado, Estudos Clássicos (Tradição Clássica e Cultura Europeia), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009Subsistem em torno do poeta quinhentista Diogo Bernardes dúvidas em relação à sua vida e à sua obra, sendo, porém, certo que se moveu em círculos áulicos e literários de destaque, ao longo de toda a sua vida. Quanto à sua obra, afigura-se muito provável que tenha participado na organização dos seus três volumes de poesia, as Várias Rimas ao Bom Jesus (1594), O Lima (1596) e as Rimas Várias Flores do Lima (1597). O presente trabalho focará o segundo livro, no qual se incluem as Éclogas e Cartas. A análise partirá de perguntas como: o que caracteriza e distingue a obra de Diogo Bernardes? Como explicar as escolhas do autor em termos de género, temas, motivos, linguagem, alusões mitológicas, e também na organização dos poemas? Qual o papel da Mitologia Clássica nestes textos? Bernardes escolheu incluir n'O Lima composições bucólicas e epistolares, diversas e, ao mesmo tempo, muito próximas. Semelhantes em temas, divergem na linguagem que utilizam: as Éclogas simples e comedidas, contidas nas alusões à Mitologia Clássica, mas plenas de profundidade sob a simplicidade aparente. As Cartas, pelo contrário, explodem numa linguagem intensa e mordaz, ao mesmo tempo que informal e quotidiana; a Mitologia irrompe e multiplica-se ao longo das epístolas. Bernardes cria a imagem de um poeta maltratado, desiludido, enganado e desenganado, a quem apenas falta um Mecenas. O seu único bem e arma é a poesia como Orfeu, espera persuadir quem está no poder com o seu canto e mudar a sua sorte. Mas nem os poderes persuasivos de Orfeu nem as artes de metamorfose de Proteu lhe podem valer; como eles, Bernardes está marcado pela frustração das suas tentativas e expectativas.Doubts remain concerning the life and work of 15th-century poet Diogo Bernardes, although it is certain that he moved in distinguished courtly and literary circles throughout his life. As regards his work, it seems most likely that he participated in organizing his three poetry volumes, Várias Rimas ao Bom Jesus (1594), O Lima (1596) and Rimas Várias Flores do Lima (1597). The present thesis will focus on the second book, which includes the Eclogues and the Letters. Analysis will proceed from questions such as what describes and individualises the works of Diogo Bernardes? How can the author's choices be explained regarding genre, themes, motifs, language, mythological references and also the organization of the poems? What is the role of Classical Mythology in these texts? Bernardes chose to include in O Lima bucolic and epistolary poems, distinct and at the same time, very similar. Alike in themes, they diverge as to the language they use the Eclogues are simple and moderate, restraining as to mythological references, but deep and complex under the apparent simplicity. On the contrary, the Letters burst in an intense and mordacious language, while both everyday and informal. Myth flourishes throughout the epistles. 7 Bernardes creates the image of a battered, disappointed, deceived and deluded poet, who only requires a Maecenas. His only asset and weapon is his poetry as Orpheus, he hopes his song will persuade those who hold power and change his fortune. But not even the persuasive powers of Orpheus nor Proteus' arts of metamorphosis can be of assist. As them, Bernardes is fated to the frustration of his attempts and expectations.Almeida, Isabel,1963-Pena, Abel do Nascimento,1949-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Ana Filipa Teixeira Leite2010-06-22T09:22:47Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/527porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000570675info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:21.068933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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