Implementação da ferramenta Failure Mode and Effects Analysis numa empresa do setor automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/33259 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
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Implementação da ferramenta Failure Mode and Effects Analysis numa empresa do setor automóvelImplementation of failure mode and effect analysis tool in an automobile industryFMEAProcessoMelhoria contínuaIndústria automóvelProcessContinuous improvementAutomotive industry658.56Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialA presente dissertação do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial descreve o projeto realizado na empresa Toyota Caetano Portugal S. A., divisão fabril de Ovar, cujo objetivo é a implementação da ferramenta FMEA do processo na secção de soldadura. O projeto foi inicializado com uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo, a mesma consiste na definição da ferramenta FMEA e na identificação dos seus benefícios e história. Ainda foram investigados os vários tipos de FMEA existentes e as suas etapas de desenvolvimento, bem como as possíveis ferramentas utilizadas no apoio à implementação. A implementação da ferramenta na empresa foi realizada em três fases distintas de desenvolvimento: i) etapas preliminares da implementação; ii) obtenção de todos os dados relativos aos modos de falha; iii) análise do valor de RPN e implementação de ações de melhoria. Na primeira fase foram efetuadas as seguintes etapas: estudo e divisão do processo produtivo da secção de soldadura; criação de uma equipa FMEA; identificação dos clientes; criação das tabelas adotadas na empresa e descrição de outros critérios utilizados na implementação. A segunda fase consiste na identificação dos modos de falha existentes nos vários processos da soldadura, bem como os seus efeitos e causas. Foram ainda identificados os planos de controlo existentes a nível de prevenção e deteção e os valores dos índices de severidade, ocorrência e deteção. Por fim, na última fase foram calculados os valores de RPN, sendo que no total existem 118 RPNs, em que 53 encontravam-se acima do valor desejável (100). Em termo de modos de falha foram identificados 70, sendo que 34 apresentavam valores de RPN superiores ou iguais a 100. Após à análise dos RPNs, foram sugeridas ações de melhoria, que visam a redução dos valores de RPN mais elevados. Com a implementação das ações houve uma redução em 12 valores de RPN.This dissertation of the Integrated Master in Engineering and Management of Minho University describes the projected carried out in Toyota Caetano Portugal S.A company, Ovar manufacturing division, where the main aim is the implementation of FMEA process tool in the welding section. The project started with a literature review of the topic under study that consisted in the definition of FMEA tool and identification of their benefits and history. Moreover, the different types of existing FMEA and their development stages were investigated, as well as, the possible tools used to support the implementation. The implementation of the tool in the company was carried out in three distinct stages of development: i) preliminary stages of implementation; ii) obtain all the data related to the failure modes; iii) Analysis of the RPN value and implementation of improvement actions. In the first stage the following steps were performed: study and division of the production process of welding section; creation of a FMEA team; client’s identification; creation of tables adopted in the company and description of others criteria used in the implementation. The second stage consists in identifying the existing failures mode in various welding processes, as well as their causes and effects. Furthermore, the existing control plans regarding the level of prevention and detection and the values of the indices of severity, occurrence and detection were identified. Finally, in the last stage, the RPN values were calculated, where, in the total 118 RPNs exists in which 53 were above the threshold value (100). In terms of failure modes 70 have been identifying in which 34 had values of RPN greater or equal to 100. After analysing the RPNs, improvements actions were suggested that aimed to reduce the highest RPN values. As a consequence of these implementation actions there was a reduction in 12 values of RPN.Nunes, Eusébio P.Universidade do MinhoMartins, Sara Patrícia Gonçalves Oliveira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33259por201189356info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:12.104642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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