Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Paula
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1308
Resumo: Ao longo destes últimos anos, a avaliação dos docentes foi sofrendo alterações, desenvolvimentos e aperfeiçoamentos (tendo em conta os princípios defendidos pelo Ministério da Educação e Cultura, os diversos relatórios da OCDE, as opiniões dos professores, transmitidas pelas organizações que os representam e pelas várias comissões de acompanhamento deste processo). Neste trabalho, desenvolve-se uma investigação de tipo meta-avaliativo, num determinado contexto organizacional, com vista a analisar a qualidade de implementação do anterior sistema de ADD e identificar, na ótica dos agentes educativos mais diretamente envolvidos no processo, eventuais sugestões e propostas de melhoria, em futuras situações de avaliação de desempenho docente. Os pressupostos teóricos do trabalho assentam em lógicas de gestão do desempenho docente, com forte caráter regulador e ao serviço dos objetivos estratégicos do Agrupamento. Tratando-se de um estudo descritivo de um caso, foram utilizados instrumentos como questionários, entrevistas, para além de análise documental e observação participante, no sentido de poder triangular dados para cada variável em análise. Esta investigação pode fundamentar o futuro trabalho a desenvolver pela comissão responsável da avaliação de desempenho docente, bem como ser utilizado pela direção do Agrupamento, no sentido de práticas mais eficazes de gestão de recursos humanos. ABSTRACT: Over recent years, the evaluation of teachers has undergone several changes, developments and improvements (taking into account the principles advocated by the Ministry of Education and Culture, the various reports from the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), the opinions of teachers, provided by organizations that represent them and the various monitoring committees in this process). In this work, a meta-evaluation was investigated in a given organizational context (cluster of school) in order to analyze the quality of implementation of the previous system of ADD and identify, from the perspective of educational agents more directly involved in the process, possible suggestions and proposals improvement in future situations to evaluate teacher performance. The theoretical work is based on logical management of teacher performance, which are strongly regulated and based on the strategic objectives of the cluster of school. Since this is a descriptive study of a case, we used tools such as questionnaires, interviews, as well as documentary analysis and participant observation, in order to be able to triangulate data for each variable in the analysis. This research may support future work of the committee responsible for the evaluation of teacher performance, as well as being used by the management of the cluster of school studied, in what concerns the best practices in human resource management.ESEPF17
id RCAP_6e69000273e73d48edcd356a97256cc9
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacionalAvaliaçãoDesempenhoProfissão docenteAo longo destes últimos anos, a avaliação dos docentes foi sofrendo alterações, desenvolvimentos e aperfeiçoamentos (tendo em conta os princípios defendidos pelo Ministério da Educação e Cultura, os diversos relatórios da OCDE, as opiniões dos professores, transmitidas pelas organizações que os representam e pelas várias comissões de acompanhamento deste processo). Neste trabalho, desenvolve-se uma investigação de tipo meta-avaliativo, num determinado contexto organizacional, com vista a analisar a qualidade de implementação do anterior sistema de ADD e identificar, na ótica dos agentes educativos mais diretamente envolvidos no processo, eventuais sugestões e propostas de melhoria, em futuras situações de avaliação de desempenho docente. Os pressupostos teóricos do trabalho assentam em lógicas de gestão do desempenho docente, com forte caráter regulador e ao serviço dos objetivos estratégicos do Agrupamento. Tratando-se de um estudo descritivo de um caso, foram utilizados instrumentos como questionários, entrevistas, para além de análise documental e observação participante, no sentido de poder triangular dados para cada variável em análise. Esta investigação pode fundamentar o futuro trabalho a desenvolver pela comissão responsável da avaliação de desempenho docente, bem como ser utilizado pela direção do Agrupamento, no sentido de práticas mais eficazes de gestão de recursos humanos. ABSTRACT: Over recent years, the evaluation of teachers has undergone several changes, developments and improvements (taking into account the principles advocated by the Ministry of Education and Culture, the various reports from the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), the opinions of teachers, provided by organizations that represent them and the various monitoring committees in this process). In this work, a meta-evaluation was investigated in a given organizational context (cluster of school) in order to analyze the quality of implementation of the previous system of ADD and identify, from the perspective of educational agents more directly involved in the process, possible suggestions and proposals improvement in future situations to evaluate teacher performance. The theoretical work is based on logical management of teacher performance, which are strongly regulated and based on the strategic objectives of the cluster of school. Since this is a descriptive study of a case, we used tools such as questionnaires, interviews, as well as documentary analysis and participant observation, in order to be able to triangulate data for each variable in the analysis. This research may support future work of the committee responsible for the evaluation of teacher performance, as well as being used by the management of the cluster of school studied, in what concerns the best practices in human resource management.ESEPF172013-11-13T11:50:42Z2013-10-08T00:00:00Z2013-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1308TID:201384108porPereira, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:45Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:47.198756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional
title Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional
spellingShingle Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional
Pereira, Ana Paula
Avaliação
Desempenho
Profissão docente
title_short Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional
title_full Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional
title_fullStr Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional
title_sort Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional
author Pereira, Ana Paula
author_facet Pereira, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Desempenho
Profissão docente
topic Avaliação
Desempenho
Profissão docente
description Ao longo destes últimos anos, a avaliação dos docentes foi sofrendo alterações, desenvolvimentos e aperfeiçoamentos (tendo em conta os princípios defendidos pelo Ministério da Educação e Cultura, os diversos relatórios da OCDE, as opiniões dos professores, transmitidas pelas organizações que os representam e pelas várias comissões de acompanhamento deste processo). Neste trabalho, desenvolve-se uma investigação de tipo meta-avaliativo, num determinado contexto organizacional, com vista a analisar a qualidade de implementação do anterior sistema de ADD e identificar, na ótica dos agentes educativos mais diretamente envolvidos no processo, eventuais sugestões e propostas de melhoria, em futuras situações de avaliação de desempenho docente. Os pressupostos teóricos do trabalho assentam em lógicas de gestão do desempenho docente, com forte caráter regulador e ao serviço dos objetivos estratégicos do Agrupamento. Tratando-se de um estudo descritivo de um caso, foram utilizados instrumentos como questionários, entrevistas, para além de análise documental e observação participante, no sentido de poder triangular dados para cada variável em análise. Esta investigação pode fundamentar o futuro trabalho a desenvolver pela comissão responsável da avaliação de desempenho docente, bem como ser utilizado pela direção do Agrupamento, no sentido de práticas mais eficazes de gestão de recursos humanos. ABSTRACT: Over recent years, the evaluation of teachers has undergone several changes, developments and improvements (taking into account the principles advocated by the Ministry of Education and Culture, the various reports from the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), the opinions of teachers, provided by organizations that represent them and the various monitoring committees in this process). In this work, a meta-evaluation was investigated in a given organizational context (cluster of school) in order to analyze the quality of implementation of the previous system of ADD and identify, from the perspective of educational agents more directly involved in the process, possible suggestions and proposals improvement in future situations to evaluate teacher performance. The theoretical work is based on logical management of teacher performance, which are strongly regulated and based on the strategic objectives of the cluster of school. Since this is a descriptive study of a case, we used tools such as questionnaires, interviews, as well as documentary analysis and participant observation, in order to be able to triangulate data for each variable in the analysis. This research may support future work of the committee responsible for the evaluation of teacher performance, as well as being used by the management of the cluster of school studied, in what concerns the best practices in human resource management.ESEPF17
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-13T11:50:42Z
2013-10-08T00:00:00Z
2013-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1308
TID:201384108
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1308
identifier_str_mv TID:201384108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621909069824