A Gestão do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, frente às demandas locais e sua atuação com o Desenvolvimento Territorial Fronteira Noroeste do RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kovhautt, Mirian Rosani Crivelaro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12001
Resumo: A partir da implantação e consolidação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados através da Lei n. 11.892 de 29 de dezembro (Presidencia da República, 2008), é que este estudo se faz necessário e relevante. Por isso, propôs-se a analisar o papel desses Institutos Federais, levando em consideração as finalidades, características e objetivos, especialmente, no que refere às temáticas do desenvolvimento local e territorial. Diante disso, tomou-se como referência o Campus Santa Rosa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha para verificar se as ações da gestão e suas atividades educativas vêm sendo realizadas em consonância com as demandas locais e territoriais e, com isso, gerando desenvolvimento sustentável. Recorreu-se a uma pesquisa qualitativa no formato de estudo de caso em que buscou as racionalidades, intencionalidades, valores, tanto nos documentos oficiais quanto nos discursos e ações dos envolvidos. Para tanto recorremos a análise documental (leis, planos etc.), a realização de entrevistas semiestruturadas a dez participantes. Os principais resultados apontam que o campus Santa Rosa, está favorecendo o desenvolvimento local e territorial, principalmente com a oferta dos cursos regulares e dos cursos de extensão de curta duração, que propiciam a formação mais rápida e qualificada para diferentes públicos. Relativamente ao desenvolvimento de pesquisas, o campus tem atuado de forma mais internalizada: faz pesquisa, embora nem sempre divulga os resultados à comunidade externa, sendo esta uma questão relevante a ser tratada pela gestão do campus.
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