A mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Liliana Alexandra Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/54696
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
id RCAP_6e846e0216dcbe2e548112ef7b7fe910
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco socialThe educational mediation as a strategy of social inclusion of public in a situation of vulnerability and social riskMediação educacionalVulnerabilidade socialCompetências sociaisEducational mediationSocial vulnerabilitySocial skillsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)O presente relatório surge no âmbito do estágio académico de natureza profissionalizante do Mestrado em Educação, Área de Especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação. Esta intervenção/investigação foi realizada entre outubro de 2016 e junho de 2017 numa Instituição Particular de Solidariedade Social em Braga, mais concretamente na resposta social da Cantina Social. A sua finalidade visa contribuir para a inclusão social dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social tendo como objetivos de intervenção criar condições que facilitem uma rede ativa de aprendizagem e empoderamento pessoais e sociais, proporcionar aos beneficiários da Cantina Social atendimento individualizado e/ou em grupo de gestão positiva de conflitos e promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para este trabalho de intervenção/investigação elegemos a Mediação Educacional como área a privilegiar colocando como ponto de partida a seguinte questão: de que forma pode a Mediação Educacional contribuir para a inclusão social dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social? O trabalho desenvolveu-se predominantemente num paradigma de investigação qualitativo assente na metodologia de investigação-ação que nos permitiu explorar a realidade com sistematicidade, visando a transformação dos contextos e das pessoas, através do pensamento crítico, não se limitando apenas ao campo teórico, mas havendo uma articulação entre teoria e prática. Ao nível do impacto das atividades do estágio podemos concluir que em contextos de risco e de exclusão social é importante a intervenção dos mediadores na promoção de um empoderamento pessoal e social das populações em situações desfavoráveis, pois conseguimos desenvolver capacidades, atitudes e competências, promovendo assim o autoconhecimento dos participantes e a sua integração na comunidade.This report is a part of my vocational internship of a Masters in Education, with a Specialization in Educational Mediation and Training Supervision. This intervention / investigation was carried out between October 2016 and June 2017 in a Private Institution of Social Solidarity in Braga, in the so called Social Canteen. Its purpose is to contribute to the social inclusion of individuals and families in need, that is, in a situation of social vulnerability, aiming at creating conditions that can facilitate an active network of personal and social learning and empowerment, to provide individual and/or group care as well as positive conflict management and promote the development of personal and social skills. We have chosen the Educational Mediation as an area to be favored to carry out this intervention/investigation, by placing as a starting point the following question: how can Educational Mediation contribute to the social inclusion of individuals and families in a situation of vulnerability and social risk? Our work involved mainly a qualitative research paradigm based on the action-research methodology that allowed us to explore reality with systematicity, aiming at the transformation of contexts and people, through critical thinking, not limited to the theoretical field, but showing an articulation between theory and practice. At the level of the impact of the internship activities, we can conclude that in a context of risk and social exclusion it is important the intervention of mediators in the promotion of personal and social empowerment of the populations living in unfavorable situations through the development of capacities, attitudes and competences thus promoting the self-knowledge of the participants in the project and their integration into the community.Silva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoRodrigues, Liliana Alexandra Oliveira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54696por201850974info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:17.394389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco social
The educational mediation as a strategy of social inclusion of public in a situation of vulnerability and social risk
title A mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco social
spellingShingle A mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco social
Rodrigues, Liliana Alexandra Oliveira
Mediação educacional
Vulnerabilidade social
Competências sociais
Educational mediation
Social vulnerability
Social skills
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco social
title_full A mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco social
title_fullStr A mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco social
title_full_unstemmed A mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco social
title_sort A mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco social
author Rodrigues, Liliana Alexandra Oliveira
author_facet Rodrigues, Liliana Alexandra Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Maria Costa e
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Liliana Alexandra Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação educacional
Vulnerabilidade social
Competências sociais
Educational mediation
Social vulnerability
Social skills
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Mediação educacional
Vulnerabilidade social
Competências sociais
Educational mediation
Social vulnerability
Social skills
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/54696
url http://hdl.handle.net/1822/54696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201850974
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133128229388288