Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Cristina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/21404
Resumo: A investigação teve como foco contextual uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A focagem incidiu sobre quatro salas do jardim de infância, sendo três de grupos horizontais de crianças (três, quatro e cinco anos, respetivamente) e uma com um grupo vertical, onde exercem a sua atividade profissional quatro educadoras de infância. A partir dos objetivos do nosso estudo e tendo por base a decisão de utilizar uma metodologia qualitativa, optámos pela realização de entrevistas semiestruturadas, por ser a técnica de recolha de dados que melhor responderia às opções metodológicas anteriormente definidas. Foi construído um sistema de categorias, tendo em consideração que estas são os elementos chave para a análise da temática que expressa o seu significado. A interpretação dos dados foi efetuada através do diálogo entre as fontes e as ideias que corporizam o quadro conceptual deste estudo.
id RCAP_6e8a38bc31a14e0db89b6fec08c07d52
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de InfânciaQualidadeEducação de infânciaContextosEstudo de casoA investigação teve como foco contextual uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A focagem incidiu sobre quatro salas do jardim de infância, sendo três de grupos horizontais de crianças (três, quatro e cinco anos, respetivamente) e uma com um grupo vertical, onde exercem a sua atividade profissional quatro educadoras de infância. A partir dos objetivos do nosso estudo e tendo por base a decisão de utilizar uma metodologia qualitativa, optámos pela realização de entrevistas semiestruturadas, por ser a técnica de recolha de dados que melhor responderia às opções metodológicas anteriormente definidas. Foi construído um sistema de categorias, tendo em consideração que estas são os elementos chave para a análise da temática que expressa o seu significado. A interpretação dos dados foi efetuada através do diálogo entre as fontes e as ideias que corporizam o quadro conceptual deste estudo.ERASBiblioteca Digital do IPBMesquita, Cristina2020-04-02T11:52:38Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/21404porMesquita, Cristina (2017). Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância. European Review of Artistic Studies. ISSN 1647-3558. p. 134-1521647-3558info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:48:26Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:41.250531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância
title Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância
spellingShingle Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância
Mesquita, Cristina
Qualidade
Educação de infância
Contextos
Estudo de caso
title_short Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância
title_full Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância
title_fullStr Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância
title_full_unstemmed Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância
title_sort Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância
author Mesquita, Cristina
author_facet Mesquita, Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Educação de infância
Contextos
Estudo de caso
topic Qualidade
Educação de infância
Contextos
Estudo de caso
description A investigação teve como foco contextual uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A focagem incidiu sobre quatro salas do jardim de infância, sendo três de grupos horizontais de crianças (três, quatro e cinco anos, respetivamente) e uma com um grupo vertical, onde exercem a sua atividade profissional quatro educadoras de infância. A partir dos objetivos do nosso estudo e tendo por base a decisão de utilizar uma metodologia qualitativa, optámos pela realização de entrevistas semiestruturadas, por ser a técnica de recolha de dados que melhor responderia às opções metodológicas anteriormente definidas. Foi construído um sistema de categorias, tendo em consideração que estas são os elementos chave para a análise da temática que expressa o seu significado. A interpretação dos dados foi efetuada através do diálogo entre as fontes e as ideias que corporizam o quadro conceptual deste estudo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-04-02T11:52:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/21404
url http://hdl.handle.net/10198/21404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina (2017). Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância. European Review of Artistic Studies. ISSN 1647-3558. p. 134-152
1647-3558
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ERAS
publisher.none.fl_str_mv ERAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135400364605440