Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/21404 |
Resumo: | A investigação teve como foco contextual uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A focagem incidiu sobre quatro salas do jardim de infância, sendo três de grupos horizontais de crianças (três, quatro e cinco anos, respetivamente) e uma com um grupo vertical, onde exercem a sua atividade profissional quatro educadoras de infância. A partir dos objetivos do nosso estudo e tendo por base a decisão de utilizar uma metodologia qualitativa, optámos pela realização de entrevistas semiestruturadas, por ser a técnica de recolha de dados que melhor responderia às opções metodológicas anteriormente definidas. Foi construído um sistema de categorias, tendo em consideração que estas são os elementos chave para a análise da temática que expressa o seu significado. A interpretação dos dados foi efetuada através do diálogo entre as fontes e as ideias que corporizam o quadro conceptual deste estudo. |
id |
RCAP_6e8a38bc31a14e0db89b6fec08c07d52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21404 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de InfânciaQualidadeEducação de infânciaContextosEstudo de casoA investigação teve como foco contextual uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A focagem incidiu sobre quatro salas do jardim de infância, sendo três de grupos horizontais de crianças (três, quatro e cinco anos, respetivamente) e uma com um grupo vertical, onde exercem a sua atividade profissional quatro educadoras de infância. A partir dos objetivos do nosso estudo e tendo por base a decisão de utilizar uma metodologia qualitativa, optámos pela realização de entrevistas semiestruturadas, por ser a técnica de recolha de dados que melhor responderia às opções metodológicas anteriormente definidas. Foi construído um sistema de categorias, tendo em consideração que estas são os elementos chave para a análise da temática que expressa o seu significado. A interpretação dos dados foi efetuada através do diálogo entre as fontes e as ideias que corporizam o quadro conceptual deste estudo.ERASBiblioteca Digital do IPBMesquita, Cristina2020-04-02T11:52:38Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/21404porMesquita, Cristina (2017). Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância. European Review of Artistic Studies. ISSN 1647-3558. p. 134-1521647-3558info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:48:26Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:41.250531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância |
title |
Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância |
spellingShingle |
Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância Mesquita, Cristina Qualidade Educação de infância Contextos Estudo de caso |
title_short |
Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância |
title_full |
Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância |
title_fullStr |
Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância |
title_full_unstemmed |
Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância |
title_sort |
Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância |
author |
Mesquita, Cristina |
author_facet |
Mesquita, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Educação de infância Contextos Estudo de caso |
topic |
Qualidade Educação de infância Contextos Estudo de caso |
description |
A investigação teve como foco contextual uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A focagem incidiu sobre quatro salas do jardim de infância, sendo três de grupos horizontais de crianças (três, quatro e cinco anos, respetivamente) e uma com um grupo vertical, onde exercem a sua atividade profissional quatro educadoras de infância. A partir dos objetivos do nosso estudo e tendo por base a decisão de utilizar uma metodologia qualitativa, optámos pela realização de entrevistas semiestruturadas, por ser a técnica de recolha de dados que melhor responderia às opções metodológicas anteriormente definidas. Foi construído um sistema de categorias, tendo em consideração que estas são os elementos chave para a análise da temática que expressa o seu significado. A interpretação dos dados foi efetuada através do diálogo entre as fontes e as ideias que corporizam o quadro conceptual deste estudo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-04-02T11:52:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/21404 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/21404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mesquita, Cristina (2017). Olhares sobre a qualidade dos contextos em Educação de Infância. European Review of Artistic Studies. ISSN 1647-3558. p. 134-152 1647-3558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ERAS |
publisher.none.fl_str_mv |
ERAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135400364605440 |