Duas culturas, um confronto: Visões sobre o desencontro entre Chineses e Portugueses (1513-1523)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/22171 |
Resumo: | A defesa do pluralismo cultural como teoria e prática integrante da Educação tem-se tornado premente com a emergência de sociedades multiculturais resultantes do fenómeno migratório ou da globalização do século XX. Tendo como tema central o encontro e o confronto das culturas chinesa e portuguesa no século XVI, o objetivo geral desta investigação consiste na valorização e exploração de questões inerentes ao pluralismo cultural, como o encontro com o outro, a diversidade cultural e a aceitação da diferença, procurando dar uma das possíveis respostas a estas questões no contexto educativo da Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian, na China. Nesta investigação, procedeu-se primeiramente ao enquadramento concetual do tema central, demarcando-se os conceitos de assimilação e adaptação numa abordagem ao termo aglutinador de aculturação, assim como os de representações sociais e de memórias históricas. Seguiu-se o enquadramento histórico dos primeiros contatos e negociações luso-chinesas e o modo de acolhimento dos Portugueses na sociedade recetora chinesa. Fez-se ainda a comparação, com base nas narrativas históricas, das representações que as duas sociedades formaram sobre a outra há cinco séculos e que explicam o confronto final entre as duas culturas. O estudo empírico operacionalizou-se por meio da leitura, análise e discussão das memórias históricas daqueles povos em sala de aula, envolvendo estudantes chineses do 3º ano da Licenciatura em Literatura e Cultura Portuguesas. O objetivo foi identificar qual a sua representação social sobre os primeiros encontros culturais entre Chineses e Portugueses, elaboradas e difundidas através da mobilização daquelas narrativas, que constituem as fontes primárias e vivas do contato e diálogo interculturais entre Chineses e Portugueses. A pesquisa combinou duas metodologias empreendidas em duas fases. Com a metodologia qualitativa pretendeu-se, através da técnica de análise de conteúdo dos discursos produzidos pelos sujeitos, identificar as unidades semânticas de base, os temas, no discurso dos enunciados escritos pelos estudantes universitários. Pela metodologia quantitativa, através do Questionário de Caracterização, fez-se o levantamento dos elementos prováveis de comporem o núcleo central da representação social de forma a se conhecer a provável organização interna desses mesmos elementos. A discussão dos resultados permitiu concluir pela importância e pertinência da exploração pedagógica das memórias históricas, da qual resultaram perceções e atitudes maioritariamente etnorelativas sobre o objeto de estudo por parte dos estudantes universitários. |
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Duas culturas, um confronto: Visões sobre o desencontro entre Chineses e Portugueses (1513-1523)AculturaçãoRepresentações sociaisMemórias históricasEstudantes universitários chinesesQuestionário de caracterizaçãoAcculturationSocial representationsHistorical memoriesChinese undergraduate studentsCharacterization questionnaireDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA defesa do pluralismo cultural como teoria e prática integrante da Educação tem-se tornado premente com a emergência de sociedades multiculturais resultantes do fenómeno migratório ou da globalização do século XX. Tendo como tema central o encontro e o confronto das culturas chinesa e portuguesa no século XVI, o objetivo geral desta investigação consiste na valorização e exploração de questões inerentes ao pluralismo cultural, como o encontro com o outro, a diversidade cultural e a aceitação da diferença, procurando dar uma das possíveis respostas a estas questões no contexto educativo da Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian, na China. Nesta investigação, procedeu-se primeiramente ao enquadramento concetual do tema central, demarcando-se os conceitos de assimilação e adaptação numa abordagem ao termo aglutinador de aculturação, assim como os de representações sociais e de memórias históricas. Seguiu-se o enquadramento histórico dos primeiros contatos e negociações luso-chinesas e o modo de acolhimento dos Portugueses na sociedade recetora chinesa. Fez-se ainda a comparação, com base nas narrativas históricas, das representações que as duas sociedades formaram sobre a outra há cinco séculos e que explicam o confronto final entre as duas culturas. O estudo empírico operacionalizou-se por meio da leitura, análise e discussão das memórias históricas daqueles povos em sala de aula, envolvendo estudantes chineses do 3º ano da Licenciatura em Literatura e Cultura Portuguesas. O objetivo foi identificar qual a sua representação social sobre os primeiros encontros culturais entre Chineses e Portugueses, elaboradas e difundidas através da mobilização daquelas narrativas, que constituem as fontes primárias e vivas do contato e diálogo interculturais entre Chineses e Portugueses. A pesquisa combinou duas metodologias empreendidas em duas fases. Com a metodologia qualitativa pretendeu-se, através da técnica de análise de conteúdo dos discursos produzidos pelos sujeitos, identificar as unidades semânticas de base, os temas, no discurso dos enunciados escritos pelos estudantes universitários. Pela metodologia quantitativa, através do Questionário de Caracterização, fez-se o levantamento dos elementos prováveis de comporem o núcleo central da representação social de forma a se conhecer a provável organização interna desses mesmos elementos. A discussão dos resultados permitiu concluir pela importância e pertinência da exploração pedagógica das memórias históricas, da qual resultaram perceções e atitudes maioritariamente etnorelativas sobre o objeto de estudo por parte dos estudantes universitários.The defense of cultural pluralism as an integral theory and practice of Education has become urgent with the emergence of multicultural societies as a consequence from the twentieth century migratory phenomenon or the globalization. The encounter and confrontation of Chinese and Portuguese cultures in the sixteenth century is the central topic and the general aim of this research is to valorise and explore issues inherent to cultural pluralism, such as the encounter with the other, cultural diversity and the acceptance of difference, trying to give one of the possible answers to these questions in the educational context of the Dalian University of Foreign Languages, China. In this investigation the conceptual framework of the central theme came in first place, outlining the concepts of assimilation and adaptation in an approach to the acculturation as an agglutinating term, as well as those of social representations and historical memories. This was followed by the historical framework of the first Luso-Chinese contacts and negotiations and the Portuguese reception in the Chinese host society. A comparison was also made, based on the historical narratives, of the representations that these societies formed of each other five centuries ago which explains the final confrontation between the two cultures. The empirical study was carried out by reading, analyzing and discussing the historical memories of those peoples in the classroom, involving third year Chinese students of the Portuguese Culture and Literature University Degree. The goal was to identify their social representation of the first cultural encounters between Chinese and Portuguese, elaborated and disseminated through the mobilization of those narratives, which constitute the primary and living sources of intercultural contact and dialogue between Chinese and Portuguese. The research combined two methodologies undertaken in two phases. With the qualitative methodology, it was intended, through the technique of speeches content analysis produced by the subjects, to identify the basic semantic units, the themes, in the written speech by undergraduate students. Through the quantitative methodology, by the Characterization Questionnaire, the prospective elements of composing the central nucleus of social representation were surveyed in order to know the probable internal organization of these elements. The results’ discussion led to conclusion on the importance and pertinence of the historical memories pedagogical exploration, from which resulted mainly in ethnorelative perceptions and attitudes about the object of study by undergraduate students.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNGomes, Vanessa Miguel2020-07-18T00:30:19Z2017-07-182017-06-082017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/22171TID:201720612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:09:26Zoai:run.unl.pt:10362/22171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:08.902889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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