Estudos correlacionais em educação : potencialidades e limitações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8549 |
Resumo: | Este artigo descreve os métodos de investigação correlacional e a forma como estes podem ser usados na pesquisa educativa em estudos descritivos que envolvem a análise de relações entre variáveis. Nesse sentido, começaremos por diferenciar a investigação correlacional de outros métodos de pesquisa educativa, equacionando tanto as suas vantagens como as suas limitações. Numa fase seguinte, procederemos à caracterização dos planos que integram esta família metodológica e apresentando-se exemplos de contextos de investigação em que podem ser aplicados. Por último, apresentaremos as técnicas estatísticas que permitem aferir da magnitude da relação entre variáveis, do poder de previsão das mesmas bem como técnicas de análise multivariada que tanto potencial podem ter no estudo e análise estatística da complexidade dos fenómenos educativos mas que, no nosso país, são ainda muito pouco utilizadas na investigação realizada no âmbito das Ciências da Educação. |
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Estudos correlacionais em educação : potencialidades e limitaçõesCorrelational methods in education : strengths and limitationsInvestigaçãoEducaçãoMétodosCorrelaçãoAnálise multivariadaResearchEducationMethodsCorrelationsMultivariate analysisEste artigo descreve os métodos de investigação correlacional e a forma como estes podem ser usados na pesquisa educativa em estudos descritivos que envolvem a análise de relações entre variáveis. Nesse sentido, começaremos por diferenciar a investigação correlacional de outros métodos de pesquisa educativa, equacionando tanto as suas vantagens como as suas limitações. Numa fase seguinte, procederemos à caracterização dos planos que integram esta família metodológica e apresentando-se exemplos de contextos de investigação em que podem ser aplicados. Por último, apresentaremos as técnicas estatísticas que permitem aferir da magnitude da relação entre variáveis, do poder de previsão das mesmas bem como técnicas de análise multivariada que tanto potencial podem ter no estudo e análise estatística da complexidade dos fenómenos educativos mas que, no nosso país, são ainda muito pouco utilizadas na investigação realizada no âmbito das Ciências da Educação.Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoCoutinho, Clara Pereira20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8549por“Psicologia, Educação e Cultura”. ISSN 0874-2391. 12:1 (2008) 143-169.0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:14:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:14:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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