Estudos correlacionais em educação : potencialidades e limitações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Clara Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8549
Resumo: Este artigo descreve os métodos de investigação correlacional e a forma como estes podem ser usados na pesquisa educativa em estudos descritivos que envolvem a análise de relações entre variáveis. Nesse sentido, começaremos por diferenciar a investigação correlacional de outros métodos de pesquisa educativa, equacionando tanto as suas vantagens como as suas limitações. Numa fase seguinte, procederemos à caracterização dos planos que integram esta família metodológica e apresentando-se exemplos de contextos de investigação em que podem ser aplicados. Por último, apresentaremos as técnicas estatísticas que permitem aferir da magnitude da relação entre variáveis, do poder de previsão das mesmas bem como técnicas de análise multivariada que tanto potencial podem ter no estudo e análise estatística da complexidade dos fenómenos educativos mas que, no nosso país, são ainda muito pouco utilizadas na investigação realizada no âmbito das Ciências da Educação.
id RCAP_6ea9c7e7bae366b15b3dcb2451931729
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudos correlacionais em educação : potencialidades e limitaçõesCorrelational methods in education : strengths and limitationsInvestigaçãoEducaçãoMétodosCorrelaçãoAnálise multivariadaResearchEducationMethodsCorrelationsMultivariate analysisEste artigo descreve os métodos de investigação correlacional e a forma como estes podem ser usados na pesquisa educativa em estudos descritivos que envolvem a análise de relações entre variáveis. Nesse sentido, começaremos por diferenciar a investigação correlacional de outros métodos de pesquisa educativa, equacionando tanto as suas vantagens como as suas limitações. Numa fase seguinte, procederemos à caracterização dos planos que integram esta família metodológica e apresentando-se exemplos de contextos de investigação em que podem ser aplicados. Por último, apresentaremos as técnicas estatísticas que permitem aferir da magnitude da relação entre variáveis, do poder de previsão das mesmas bem como técnicas de análise multivariada que tanto potencial podem ter no estudo e análise estatística da complexidade dos fenómenos educativos mas que, no nosso país, são ainda muito pouco utilizadas na investigação realizada no âmbito das Ciências da Educação.Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoCoutinho, Clara Pereira20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8549por“Psicologia, Educação e Cultura”. ISSN 0874-2391. 12:1 (2008) 143-169.0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:14:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:14:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudos correlacionais em educação : potencialidades e limitações
Correlational methods in education : strengths and limitations
title Estudos correlacionais em educação : potencialidades e limitações
spellingShingle Estudos correlacionais em educação : potencialidades e limitações
Coutinho, Clara Pereira
Investigação
Educação
Métodos
Correlação
Análise multivariada
Research
Education
Methods
Correlations
Multivariate analysis
title_short Estudos correlacionais em educação : potencialidades e limitações
title_full Estudos correlacionais em educação : potencialidades e limitações
title_fullStr Estudos correlacionais em educação : potencialidades e limitações
title_full_unstemmed Estudos correlacionais em educação : potencialidades e limitações
title_sort Estudos correlacionais em educação : potencialidades e limitações
author Coutinho, Clara Pereira
author_facet Coutinho, Clara Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação
Educação
Métodos
Correlação
Análise multivariada
Research
Education
Methods
Correlations
Multivariate analysis
topic Investigação
Educação
Métodos
Correlação
Análise multivariada
Research
Education
Methods
Correlations
Multivariate analysis
description Este artigo descreve os métodos de investigação correlacional e a forma como estes podem ser usados na pesquisa educativa em estudos descritivos que envolvem a análise de relações entre variáveis. Nesse sentido, começaremos por diferenciar a investigação correlacional de outros métodos de pesquisa educativa, equacionando tanto as suas vantagens como as suas limitações. Numa fase seguinte, procederemos à caracterização dos planos que integram esta família metodológica e apresentando-se exemplos de contextos de investigação em que podem ser aplicados. Por último, apresentaremos as técnicas estatísticas que permitem aferir da magnitude da relação entre variáveis, do poder de previsão das mesmas bem como técnicas de análise multivariada que tanto potencial podem ter no estudo e análise estatística da complexidade dos fenómenos educativos mas que, no nosso país, são ainda muito pouco utilizadas na investigação realizada no âmbito das Ciências da Educação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8549
url http://hdl.handle.net/1822/8549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Psicologia, Educação e Cultura”. ISSN 0874-2391. 12:1 (2008) 143-169.
0874-2391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544559165440000