A imprensa cinematográfica ao tempo do cinema silencioso em Portugal: geografias, temáticas e debates: The Portuguese cinematographic press during the silent era: geographies, themes and debates
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.34623/dh21-0592 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34623/dh21-0592 |
Resumo: | Nos primeiros anos do século XX, as revistas e os periódicos especializados em cinema parecem responder a intenções comerciais. As primeiras publicações desta génese, a nível mundial, têm como objetivo a divulgação de novos filmes, de empresas cinematográficas e de salas de espetáculo relacionadas com o cinema. No entanto, publicações de feição cinéfila aparecem tão cedo quanto os inícios da década de 1910. Em Portugal, assiste-se ao aparecimento de uma “proto-cinefilia” em 1912, quando se publica a primeira revista de cinema portuguesa —a Cine-Revista, no Porto. Este artigo analisará as principais revistas, motivos, debates e preocupações da imprensa cinéfila durante o período do cinema silencioso em Portugal (1912-1931). Entre esses debates, destacam-se a defesa de um cinema português, a transição do cinema mudo para o sonoro e o cinema educativo. Bem assim, abordar-se-á a presença da crítica na imprensa especializada, assim como as relações entre as revistas de cinema portuguesas e estrangeiras. |
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A imprensa cinematográfica ao tempo do cinema silencioso em Portugal: geografias, temáticas e debates: The Portuguese cinematographic press during the silent era: geographies, themes and debatesImprensa de cinemaRevistas cinéfilasCultura cinematográficaCinema mudo em PortugalCrítica de cinemaNos primeiros anos do século XX, as revistas e os periódicos especializados em cinema parecem responder a intenções comerciais. As primeiras publicações desta génese, a nível mundial, têm como objetivo a divulgação de novos filmes, de empresas cinematográficas e de salas de espetáculo relacionadas com o cinema. No entanto, publicações de feição cinéfila aparecem tão cedo quanto os inícios da década de 1910. Em Portugal, assiste-se ao aparecimento de uma “proto-cinefilia” em 1912, quando se publica a primeira revista de cinema portuguesa —a Cine-Revista, no Porto. Este artigo analisará as principais revistas, motivos, debates e preocupações da imprensa cinéfila durante o período do cinema silencioso em Portugal (1912-1931). Entre esses debates, destacam-se a defesa de um cinema português, a transição do cinema mudo para o sonoro e o cinema educativo. Bem assim, abordar-se-á a presença da crítica na imprensa especializada, assim como as relações entre as revistas de cinema portuguesas e estrangeiras.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2022-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/dh21-0592https://doi.org/10.34623/dh21-0592Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 2 n. 2 (2022): Cinemas Silenciosos em Portugal; 28-362184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/95https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/95/85https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/95/86Direitos de Autor (c) 2022 Joana Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Joana2024-09-10T04:02:11Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/95Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-10T04:02:11Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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