Primeiro estudo sobre a produção pictórica de Vitorino Ribeiro : géis de limpeza de PVA-Bórax

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Teresa Burnay Summavielle Allen
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43922
Resumo: O presente relatório diz respeito ao estágio curricular desenvolvido na Divisão Municipal de Museus (DMM) da Câmara Municipal do Porto e com foco no estudo sobre a produção pictórica do pintor Vitorino Ribeiro (1849-1928) e a exploração de metodologia de limpeza com hidrogéis PVA-Bórax. A primeira parte do estágio realizou-se nas Reservas Municipais de Ramalde e teve como objetivo o levantamento e inventariação da Coleção de pintura Joaquim Vitorino Ribeiro, assim como o estudo técnico, artístico e histórico de quatro esbocetos do artista, pertencentes a um conjunto de 24 obras todas da mesma época. Estas pinturas têm características em comum como, por exemplo, representarem temáticas condizentes com a fase de formação artística, carimbos do fabricante, carimbos indicadores dos formatos normalizados das telas, a utilização de grades fixas, preparações comerciais sobre as quais o artista aplicava imprimaduras acinzentadas nas carnações. A investigação reúne, então, o estudo sobre Vitorino Ribeiro e o seu percurso como artista e as influências técnicas artísticas e históricas dos seus Mestres e colegas contemporâneos. Trata-se do primeiro estudo feito ao acervo de pintura pertencente à Coleção Vitorino Ribeiro doada à Câmara Municipal do Porto, assim como a um pequeno conjunto de obras selecionadas pelas suas caraterísticas superficiais. Já a segunda parte do estágio destinou-se à exploração da metodologia de limpeza através de hidrogéis de PVA-Bórax sobre quatro esbocetos e à intervenção de conservação e restauro integral de um desses esbocetos que apresentava maiores problemas. O critério para a escolha das quatro obras baseou-se nas diferentes características superficiais: um esboceto com um verniz final não-original e em más condições; um esboceto sem qualquer revestimento final; um esboceto com pentimenti e com áreas da preparação expostas e por fim, um esboceto com manchas concêntricas brancas à base de calcite e sulfato de bário, segundo µ-FTIR. Estas manchas foram encontradas em mais obras pertencentes à coleção, pelo que o seu estudo se revestiu de particular importância, embora sejam necessários mais meios e estudos para aprofundar as causas e soluções para este fenómeno. Pretendeu-se dar um contributo para o conhecimento deste pintor tão pouco estudado, assim como da coleção de pintura existente na DMM, potenciando a sua divulgação e a sua re-descoberta.
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Estas pinturas têm características em comum como, por exemplo, representarem temáticas condizentes com a fase de formação artística, carimbos do fabricante, carimbos indicadores dos formatos normalizados das telas, a utilização de grades fixas, preparações comerciais sobre as quais o artista aplicava imprimaduras acinzentadas nas carnações. A investigação reúne, então, o estudo sobre Vitorino Ribeiro e o seu percurso como artista e as influências técnicas artísticas e históricas dos seus Mestres e colegas contemporâneos. Trata-se do primeiro estudo feito ao acervo de pintura pertencente à Coleção Vitorino Ribeiro doada à Câmara Municipal do Porto, assim como a um pequeno conjunto de obras selecionadas pelas suas caraterísticas superficiais. Já a segunda parte do estágio destinou-se à exploração da metodologia de limpeza através de hidrogéis de PVA-Bórax sobre quatro esbocetos e à intervenção de conservação e restauro integral de um desses esbocetos que apresentava maiores problemas. O critério para a escolha das quatro obras baseou-se nas diferentes características superficiais: um esboceto com um verniz final não-original e em más condições; um esboceto sem qualquer revestimento final; um esboceto com pentimenti e com áreas da preparação expostas e por fim, um esboceto com manchas concêntricas brancas à base de calcite e sulfato de bário, segundo µ-FTIR. Estas manchas foram encontradas em mais obras pertencentes à coleção, pelo que o seu estudo se revestiu de particular importância, embora sejam necessários mais meios e estudos para aprofundar as causas e soluções para este fenómeno. Pretendeu-se dar um contributo para o conhecimento deste pintor tão pouco estudado, assim como da coleção de pintura existente na DMM, potenciando a sua divulgação e a sua re-descoberta.The present internship report at the Divisão Municipal de Museus (DMM) of the Câmara Municipal do Porto, focusing on the study of the pictorial production of the Portuguese painter Vitorino Ribeiro (1849-1928) and the exploration of a cleaning methodology using PVA-Borax hydrogels. The first part of the internship aimed at surveying and inventorying the Joaquim Vitorino Ribeiro painting collection, as well as conducting technical, artistic, and historical studies of four sketches by the artist, comprising a set of 24 works, all from the same period. These paintings share common characteristics, such as themes consistent with the artist's formative phase, manufacturer stamps, stamps indicating standardized canvas sizes, the use of fixed stretchers, and commercial preparations over which the artist applied grayish underpaintings to the carnations. The research thus gathers the study of Vitorino Ribeiro and his journey as an artist, as well as the technical and historical artistic influences of his master’s and contemporary colleagues. It represents the first study conducted on the painting collection belonging to the Vitorino Ribeiro collection donated to the Câmara Municipal do Porto, as well as a small selection of works chosen for their surface characteristics. The second part of the internship was dedicated to the exploration of the cleaning methodology using PVA-Borax hydrogels on four sketches and to the integral conservation and restoration intervention of one of these sketches that presented greater problems. The criterion for choosing the four works was based on the different surface characteristics: a sketch with a non-original final varnish and in poor condition; a sketch without any final coating; a sketch with pentimenti and with exposed areas of the preparation and finally, a sketch with white concentric stains based on calcite and barium sulphate, according to µ-FTIR. These stains were found in more works belonging to the collection, so their study was of particular importance, although more means and studies are needed to deepen the causes and solutions for this phenomenon. The aim was to contribute to the knowledge of this under-studied painter, as well as the painting collection at DMM, promoting its dissemination and re-discovery.Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto LeãoBarata, CarolinaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaValente, Teresa Burnay Summavielle Allen2024-02-09T18:17:04Z2023-11-172023-072023-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43922TID:203443276porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-20T01:32:38Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:59.314114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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