A gestão do conhecimento como fator competitivo na inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniel José Alves de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10740
Resumo: Na situação atual em que se encontra o país e o mundo, é cada vez mais importante ser diferente, fazer diferente, para que seja possível nos destacarmos. No que toca a inovação o bem mais precioso de uma empresa é o conhecimento. Comparativamente a outros bens da empresa, este é bem mais difícil de organizar. O propósito da gestão de conhecimento é fomentar a criação de conhecimento de uma maneira sistemática numa organização. A gestão de conhecimento é fundamental para aumentar o valor de uma organização, que tem como ponto de partida a experiência humana. A gestão de conhecimento acaba por colocar as pessoas no centro do processo de inovação. Este trabalho descreve um projeto de gestão de conhecimento desenvolvido na Oliveira & Irmão, empresa dedicada a conceção, industrialização, produção e comercialização de autoclismos e mecanismos para a indústria cerâmica. Para a Oliveira & Irmão tornou-se crucial ser capaz de gerir um aumento de conhecimento, de forma torna-lo acessível e poder criar valor. Este projeto focou-se na identificação, sistematização e estruturação do conhecimento produzido na empresa, mas também no conhecimento com origem noutras fontes, sejam elas nas interfaces macro e micro, relativas a empresa. São descritos dois grandes resultados relativos ao projeto desenvolvido: o desenvolvimento de um sistema de gestão de ideias, que visa aproveitar e dar relevância às ideias dos seus colaboradores, e uma metodologia para monitorizar todo o processo de armazenamento e partilha de conhecimento da organização Os resultados do projeto estão contextualizados com um enquadramento conceptual, que identifica os conceitos chave para a gestão do Conhecimento e da Inovação.
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