Réplica : uma ferramenta para preservação do património artístico : alguns estudos de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36908 |
Resumo: | O uso de réplicas para preservar os acervos originais artísticos, no momento contemporâneo, leva-nos à compreensão do que seja musealização e como necessita o patrimônio de ser preservado. A gestão museológica tem voltado o seu olhar, com mais atenção, para a conservação preventiva dos seus acervos dando ênfase na proteção destes para uma salvaguarda segura a qual não é, em hipótese alguma, tarefa fácil. Logo que um objeto ou artefato faz parte de alguma instituição museológica, dar-se-á um novo momento devendo continuar sendo documentado (FERREZ, 1994). Esta dissertação de Mestrado, apresentada à Universidade de Lisboa no curso de Arte, Patrimônio e Teoria do Restauro, tem como objetivo principal demonstrar, através da pesquisa científica sobre a finalidade da utilização de réplicas para musealização e proteção do patrimônio artístico, visando promover a proteção do acervo museológico usando-as, também, para práticas sóciopedagógicas. É uma área de pesquisa que, por sua vez, encontra-se limitada mesmo tendo uma diversidade de materiais para o processo de restauração, confecção de réplicas e artefatos generalizados. Esse propósito de preservar o patrimônio artístico, quando observados os possíveis riscos que sofrem, onde se tornam vulneráveis às intempéries físico-químicas, exposição ao calor, umidade e luz as quais atuam diretamente danificando-o, leva-nos a preocupação em minimizar esses impactos negativos sugerindo o uso de novos materiais com novas alternativas como a réplica, por exemplo, aumentando dessa maneira o leque das técnicas de conservação. Todos nós sabemos que a conservação preventiva é um processo obrigatório, que deve ser aplicado usando materiais específicos que supram as necessidades da peça a ser conservada. Portanto, a exposição de peças originais fora dos museus, assim como em museus itinerantes, lançam-se à responsabilidade pelo aumento dos danos causados a esses patrimônios, incluindo em alguns casos a sua perda na íntegra. |
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