Manuela Pargana Silva: “As bibliotecas são a própria humanidade e eu acredito nos homens e no seu progresso”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, João Diogo Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caldeira, Maria do Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14210
Resumo: No âmbito das comemorações dos vinte anos da Rede de Bibliotecas Escolares, quisemos conhecer a história das bibliotecas escolares, dado o papel relevante que desempenham nas escolas no apoio aos alunos e no desenvolvimento de vários projetos de leitura. Para tal, convidamos a Coordenadora Nacional, Dr.ª Manuela Pargana Silva, a responder-nos a algumas perguntas enviadas por e-mail, começando por nos apresentar o seu longo percurso ligado à leitura e às bibliotecas escolares. “No primeiro ano de liceu frequentava diariamente a biblioteca. Esta, embora tivesse a organização funcional das escolas de então, já disponibilizava, em livre acesso, bandas desenhadas em português, francês e inglês. Lembro-me de ter descoberto a BD do Tintim, em francês, pouco sensível à controversa abordagem que apresentava. Era um lugar muito convidativo e, por isso mesmo, muito utilizado. Lembro-me bem que nos intervalos estava sempre cheio e muitas das vezes restavam como assentos os degraus da escada que dava acesso a uma mezzanine. Era aí que estavam os cestos repletos de livros prontos a ser descobertos. As bibliotecas exerciam um grande fascínio sobre mim porque era curiosa como todas as crianças e jovens o são, gostava de ler e de aprender.”
id RCAP_6ec9b2c87a181b01de6c3048266db576
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Manuela Pargana Silva: “As bibliotecas são a própria humanidade e eu acredito nos homens e no seu progresso”.BibliotecaNo âmbito das comemorações dos vinte anos da Rede de Bibliotecas Escolares, quisemos conhecer a história das bibliotecas escolares, dado o papel relevante que desempenham nas escolas no apoio aos alunos e no desenvolvimento de vários projetos de leitura. Para tal, convidamos a Coordenadora Nacional, Dr.ª Manuela Pargana Silva, a responder-nos a algumas perguntas enviadas por e-mail, começando por nos apresentar o seu longo percurso ligado à leitura e às bibliotecas escolares. “No primeiro ano de liceu frequentava diariamente a biblioteca. Esta, embora tivesse a organização funcional das escolas de então, já disponibilizava, em livre acesso, bandas desenhadas em português, francês e inglês. Lembro-me de ter descoberto a BD do Tintim, em francês, pouco sensível à controversa abordagem que apresentava. Era um lugar muito convidativo e, por isso mesmo, muito utilizado. Lembro-me bem que nos intervalos estava sempre cheio e muitas das vezes restavam como assentos os degraus da escada que dava acesso a uma mezzanine. Era aí que estavam os cestos repletos de livros prontos a ser descobertos. As bibliotecas exerciam um grande fascínio sobre mim porque era curiosa como todas as crianças e jovens o são, gostava de ler e de aprender.”Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBAraújo, João Diogo OliveiraCaldeira, Maria do Rosário2017-04-05T15:39:57Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14210porAraújo, João Diogo Oliveira; Caldeira, Maria do Rosário (2017). Manuela Pargana Silva: “As bibliotecas são a própria humanidade e eu acredito nos homens e no seu progresso”. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN: 2182-6277. 4:1, p. 129-1322182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:29Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:06.648509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manuela Pargana Silva: “As bibliotecas são a própria humanidade e eu acredito nos homens e no seu progresso”.
title Manuela Pargana Silva: “As bibliotecas são a própria humanidade e eu acredito nos homens e no seu progresso”.
spellingShingle Manuela Pargana Silva: “As bibliotecas são a própria humanidade e eu acredito nos homens e no seu progresso”.
Araújo, João Diogo Oliveira
Biblioteca
title_short Manuela Pargana Silva: “As bibliotecas são a própria humanidade e eu acredito nos homens e no seu progresso”.
title_full Manuela Pargana Silva: “As bibliotecas são a própria humanidade e eu acredito nos homens e no seu progresso”.
title_fullStr Manuela Pargana Silva: “As bibliotecas são a própria humanidade e eu acredito nos homens e no seu progresso”.
title_full_unstemmed Manuela Pargana Silva: “As bibliotecas são a própria humanidade e eu acredito nos homens e no seu progresso”.
title_sort Manuela Pargana Silva: “As bibliotecas são a própria humanidade e eu acredito nos homens e no seu progresso”.
author Araújo, João Diogo Oliveira
author_facet Araújo, João Diogo Oliveira
Caldeira, Maria do Rosário
author_role author
author2 Caldeira, Maria do Rosário
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, João Diogo Oliveira
Caldeira, Maria do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca
topic Biblioteca
description No âmbito das comemorações dos vinte anos da Rede de Bibliotecas Escolares, quisemos conhecer a história das bibliotecas escolares, dado o papel relevante que desempenham nas escolas no apoio aos alunos e no desenvolvimento de vários projetos de leitura. Para tal, convidamos a Coordenadora Nacional, Dr.ª Manuela Pargana Silva, a responder-nos a algumas perguntas enviadas por e-mail, começando por nos apresentar o seu longo percurso ligado à leitura e às bibliotecas escolares. “No primeiro ano de liceu frequentava diariamente a biblioteca. Esta, embora tivesse a organização funcional das escolas de então, já disponibilizava, em livre acesso, bandas desenhadas em português, francês e inglês. Lembro-me de ter descoberto a BD do Tintim, em francês, pouco sensível à controversa abordagem que apresentava. Era um lugar muito convidativo e, por isso mesmo, muito utilizado. Lembro-me bem que nos intervalos estava sempre cheio e muitas das vezes restavam como assentos os degraus da escada que dava acesso a uma mezzanine. Era aí que estavam os cestos repletos de livros prontos a ser descobertos. As bibliotecas exerciam um grande fascínio sobre mim porque era curiosa como todas as crianças e jovens o são, gostava de ler e de aprender.”
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-05T15:39:57Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14210
url http://hdl.handle.net/10198/14210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, João Diogo Oliveira; Caldeira, Maria do Rosário (2017). Manuela Pargana Silva: “As bibliotecas são a própria humanidade e eu acredito nos homens e no seu progresso”. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN: 2182-6277. 4:1, p. 129-132
2182-6277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135287167680512