Influência de características culturais na decisão de marketing: o caso de marcas chinesas de automóveis em Portugal e no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44335 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial |
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Influência de características culturais na decisão de marketing: o caso de marcas chinesas de automóveis em Portugal e no BrasilAnálise PESTELCheryMarcas chinesasMarketing-mixMercado automóvelPESTEL analysisChinese brandsAutomobile marketHumanidades::Outras HumanidadesDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação EmpresarialUma empresa que pretenda operar em mercados externos deve ter uma estratégia de marketing adequada para cada mercado-alvo, que considere as variáveis chave: produto, preço, canal de distribuição e promoção. O contexto do mercado-alvo é igualmente importante, com destaque para o ambiente cultural. Tomando como exemplo a marca de automóveis Chery, analisa-se a importância que as marcas chinesas dão ao contexto cultural e o que poderão fazer na altura de tomarem decisões de marketing internacional. Neste contexto, caracterizou-se em traços gerais o setor automóvel em Portugal e na China - incluindo o ambiente macro do mercado - comparando as preferências dos consumidores no momento de escolherem e comprarem automóvel. Considerando as teorias e análises expostas no primeiro e segundo capítulos, apontam-se as vantagens e desvantagens da marca para o mercado português, adaptações que deve fazer para atender à procura, bem como as diferenças e semelhanças entre o mercado português e o chinês. No final, são apresentadas algumas conclusões e sugestões às marcas chinesas que tenham interesse no mercado nacional, baseadas na experiência da Chery no Brasil.A company wishing to operate in foreign markets must have a proper marketing strategy for each target market, considering the 4 P’s of marketing: product, price, placing and promotion. Furthermore, the environment of the target market is also important, especially the cultural environment. Taking the Chinese automobile brand Chery as an example, we aim to analyse the importance of cultural environment for Chinese brands and what they can do to make proper decisions of international marketing. In this context, we will characterized, in a broad sense, the automobile sector in Portugal and China - including the macro market's environment - comparing consumer preferences when choosing and buying cars. Considering the theories and analysis exposed in the first and second chapters, we point up the brand's advantages and disadvantages to the Portuguese market, adaptations one must make to meet the demand as well as the differences and similarities between the Portuguese and Chinese markets. In the end, we present some conclusions and suggestions to the Chinese brands with interest in the Portuguese market, based on the experience that Chery had in Brazil.Lam, SunVieira, Pedro Filipe Azevedo Oliveira MarquesUniversidade do MinhoWang Xiaoyue20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44335por201429152info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:29.492818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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