Escala de abandono aprendido (EAA) revisitada: estudo no contexto prisional do norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nelson Lima
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Lima, Ana Paula, Faria, Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/444
Resumo: A “escala de Abandono Aprendido”, já utilizada num contexto social carenciado do porto, foi agora usada em contexto prisional, visando prosseguir a sua validação, tendo voltado a revelar bons índices de validade, fidelidade e sensibilidade. As análises diferenciais evidenciam, ao contrário do esperado, que os reclusos de nível sócioeconómico alto e médio-alto, bem como os que desempenhavam actividades profissionais antes da detenção e durante a mesma, apresentam níveis de abandono aprendido superiores, resultados estes que exigem aprofundamento em estudos futuros. Learned Helplessness Scale revisited: Study in the imprisonment context of the North of Portugal - the Learned Helplessness Scale has already been used in an impoverished district of porto city, and we used it now in the imprisonment context, in order to pursue its validation, which has shown good values of validity, reliability, and sensitivity. The differential analyses reveal, contrarily to the expectations, that higher and middle-higher socio economic statuses’ subjects, as well as those that worked before and during the detention period, present higher learned helplessness, being important to explore these results in further studies.
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