A regulamentação do uso de recursos tecnológicos nas ferramentas de ensino-aprendizagem: inserção e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, João Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10355
Resumo: Esta dissertação versa sobre o uso de recursos tecnológicos no ensino, tendo como objetivo principal compreender os fatores condicionadores da utilização dos recursos tecnológicos como ferramentas auxiliadoras no procedimento metodológico para a melhoria e facilitação do processo ensino-aprendizagem. O trabalho empírico consistiu numa análise documental da legislação educacional brasileira; e na observação-participante das dinâmicas gestionárias condicionadoras dos procedimentos pedagógicos na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Tancredo de Almeida Neves. Objetivou-se também compreender de que maneira os recursos tecnológicos, pautados nas orientações documentais e legais, podem contribuir para o enriquecimento e desenvolvimento de atividades pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares, assim como compreender os contributos que os cursos de formação continuada direcionados ao uso de recursos tecnológicos têm dado para o desenvolvimento do trabalho pedagógico do professor. Partindo de contribuições teóricas fundamentais para assegurar a compreensão da realidade vivenciada no lócus da pesquisa, buscou-se analisar de que forma os recursos tecnológicos estão sendo inseridos na educação brasileira, os principais desafios que tem enfrentado para serem implantados nos ambientes escolares, as leis e diretrizes que orientam a garantia do uso dos mesmos como ferramenta de trabalho do professor. Este trabalho discorre também sobre os projetos e programas que são desenvolvidos, na escola em questão, tendo em conta a realidade atual do quadro administrativo e pedagógico
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