A regulamentação do uso de recursos tecnológicos nas ferramentas de ensino-aprendizagem: inserção e desafios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10355 |
Resumo: | Esta dissertação versa sobre o uso de recursos tecnológicos no ensino, tendo como objetivo principal compreender os fatores condicionadores da utilização dos recursos tecnológicos como ferramentas auxiliadoras no procedimento metodológico para a melhoria e facilitação do processo ensino-aprendizagem. O trabalho empírico consistiu numa análise documental da legislação educacional brasileira; e na observação-participante das dinâmicas gestionárias condicionadoras dos procedimentos pedagógicos na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Tancredo de Almeida Neves. Objetivou-se também compreender de que maneira os recursos tecnológicos, pautados nas orientações documentais e legais, podem contribuir para o enriquecimento e desenvolvimento de atividades pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares, assim como compreender os contributos que os cursos de formação continuada direcionados ao uso de recursos tecnológicos têm dado para o desenvolvimento do trabalho pedagógico do professor. Partindo de contribuições teóricas fundamentais para assegurar a compreensão da realidade vivenciada no lócus da pesquisa, buscou-se analisar de que forma os recursos tecnológicos estão sendo inseridos na educação brasileira, os principais desafios que tem enfrentado para serem implantados nos ambientes escolares, as leis e diretrizes que orientam a garantia do uso dos mesmos como ferramenta de trabalho do professor. Este trabalho discorre também sobre os projetos e programas que são desenvolvidos, na escola em questão, tendo em conta a realidade atual do quadro administrativo e pedagógico |
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A regulamentação do uso de recursos tecnológicos nas ferramentas de ensino-aprendizagem: inserção e desafiosRecursos tecnológicosFormação continuadaInovação tecnológicaInternetTechnological resourcesContinuing educationTechnological innovationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta dissertação versa sobre o uso de recursos tecnológicos no ensino, tendo como objetivo principal compreender os fatores condicionadores da utilização dos recursos tecnológicos como ferramentas auxiliadoras no procedimento metodológico para a melhoria e facilitação do processo ensino-aprendizagem. O trabalho empírico consistiu numa análise documental da legislação educacional brasileira; e na observação-participante das dinâmicas gestionárias condicionadoras dos procedimentos pedagógicos na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Tancredo de Almeida Neves. Objetivou-se também compreender de que maneira os recursos tecnológicos, pautados nas orientações documentais e legais, podem contribuir para o enriquecimento e desenvolvimento de atividades pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares, assim como compreender os contributos que os cursos de formação continuada direcionados ao uso de recursos tecnológicos têm dado para o desenvolvimento do trabalho pedagógico do professor. Partindo de contribuições teóricas fundamentais para assegurar a compreensão da realidade vivenciada no lócus da pesquisa, buscou-se analisar de que forma os recursos tecnológicos estão sendo inseridos na educação brasileira, os principais desafios que tem enfrentado para serem implantados nos ambientes escolares, as leis e diretrizes que orientam a garantia do uso dos mesmos como ferramenta de trabalho do professor. Este trabalho discorre também sobre os projetos e programas que são desenvolvidos, na escola em questão, tendo em conta a realidade atual do quadro administrativo e pedagógicoThis dissertation deals with the use of technological resources in education, with the main objective to understand the factors conditioning the use of technological resources as helper tools in the methodological approach to improve and facilitate the teaching-learning process. The empirical work was a documentary analysis of the Brazilian educational legislation; and participant observation of dynamic gestionary Conditioners pedagogical procedures in the State School of Secondary Education Dr. Tancredo de Almeida Neves. The objective was to also understand how the technological resources, guided by the documentary and legal guidelines, can contribute to the enrichment and development of educational activities in school spaces, as well as understand the contributions that continuing education courses directed to the use of resources technology have given to the development of the pedagogical work of the teacher. Starting from fundamental theoretical contributions to ensure the understanding of the reality experienced in the locus of research, we sought to examine how technological resources are being entered in Brazilian education, the main challenges it has faced to be deployed in school environments, laws and guidelines that guide the guarantee of their use as a teacher's working tool. This paper also discusses the projects and programs that are developed, the school in question, taking into account the current reality of the administrative and pedagogical framework.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDelgado, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNeto, João Lopes2017-11-02T14:48:54Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10355TID:201752042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:48.347954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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