O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48474 |
Resumo: | O crescimento do futebol feminino em Portugal tem se vindo a notar e, como tal, este estudo pretende avaliar de que forma a comunicação pode ter contribuído para essa evolução. A revisão da literatura foi fundamental para contextualizar a comunicação e a nova forma de comunicar, do uso do marketing digital, a visão de futebol e o seu poder na sociedade e, ainda, o futebol feminino do seu começo aos dias de hoje. Esta investigação baseou-se numa metodologia mista, com a realização de uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário de perguntas de respostas fechadas e abertas, com 300 respostas válidas; e com uma pesquisa qualitativa, através de 8 entrevistas a pessoas ligadas à modalidade. Por fim, foi realizada uma análise às plataformas digitais de quatro clubes de futebol portugueses, de uma competição e da Federação Portuguesa de Futebol. Após a análise e discussão dos resultados conseguidos nas diferentes fontes, conclui-se que, efetivamente, a comunicação teve um papel muito relevante, nomeadamente pela utilização das plataformas digitais, contudo, não é a única responsável para o crescimento do futebol feminino. |
id |
RCAP_6ee04e39ad2ede46692c3e8a8482b905 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48474 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em PortugalComunicaçãoDesportoFutebol FemininoFutebolO crescimento do futebol feminino em Portugal tem se vindo a notar e, como tal, este estudo pretende avaliar de que forma a comunicação pode ter contribuído para essa evolução. A revisão da literatura foi fundamental para contextualizar a comunicação e a nova forma de comunicar, do uso do marketing digital, a visão de futebol e o seu poder na sociedade e, ainda, o futebol feminino do seu começo aos dias de hoje. Esta investigação baseou-se numa metodologia mista, com a realização de uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário de perguntas de respostas fechadas e abertas, com 300 respostas válidas; e com uma pesquisa qualitativa, através de 8 entrevistas a pessoas ligadas à modalidade. Por fim, foi realizada uma análise às plataformas digitais de quatro clubes de futebol portugueses, de uma competição e da Federação Portuguesa de Futebol. Após a análise e discussão dos resultados conseguidos nas diferentes fontes, conclui-se que, efetivamente, a comunicação teve um papel muito relevante, nomeadamente pela utilização das plataformas digitais, contudo, não é a única responsável para o crescimento do futebol feminino.Leandro, Alexandra Maria Fernandes, 1975-Repositório ComumSalgueira, Sara Sofia Lucas2023-12-13T14:14:54Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48474TID:203419502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-14T02:15:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:29.362893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal |
title |
O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal |
spellingShingle |
O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal Salgueira, Sara Sofia Lucas Comunicação Desporto Futebol Feminino Futebol |
title_short |
O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal |
title_full |
O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal |
title_fullStr |
O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal |
title_full_unstemmed |
O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal |
title_sort |
O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal |
author |
Salgueira, Sara Sofia Lucas |
author_facet |
Salgueira, Sara Sofia Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leandro, Alexandra Maria Fernandes, 1975- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgueira, Sara Sofia Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Desporto Futebol Feminino Futebol |
topic |
Comunicação Desporto Futebol Feminino Futebol |
description |
O crescimento do futebol feminino em Portugal tem se vindo a notar e, como tal, este estudo pretende avaliar de que forma a comunicação pode ter contribuído para essa evolução. A revisão da literatura foi fundamental para contextualizar a comunicação e a nova forma de comunicar, do uso do marketing digital, a visão de futebol e o seu poder na sociedade e, ainda, o futebol feminino do seu começo aos dias de hoje. Esta investigação baseou-se numa metodologia mista, com a realização de uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário de perguntas de respostas fechadas e abertas, com 300 respostas válidas; e com uma pesquisa qualitativa, através de 8 entrevistas a pessoas ligadas à modalidade. Por fim, foi realizada uma análise às plataformas digitais de quatro clubes de futebol portugueses, de uma competição e da Federação Portuguesa de Futebol. Após a análise e discussão dos resultados conseguidos nas diferentes fontes, conclui-se que, efetivamente, a comunicação teve um papel muito relevante, nomeadamente pela utilização das plataformas digitais, contudo, não é a única responsável para o crescimento do futebol feminino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-13T14:14:54Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48474 TID:203419502 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48474 |
identifier_str_mv |
TID:203419502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136325739216896 |