O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgueira, Sara Sofia Lucas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48474
Resumo: O crescimento do futebol feminino em Portugal tem se vindo a notar e, como tal, este estudo pretende avaliar de que forma a comunicação pode ter contribuído para essa evolução. A revisão da literatura foi fundamental para contextualizar a comunicação e a nova forma de comunicar, do uso do marketing digital, a visão de futebol e o seu poder na sociedade e, ainda, o futebol feminino do seu começo aos dias de hoje. Esta investigação baseou-se numa metodologia mista, com a realização de uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário de perguntas de respostas fechadas e abertas, com 300 respostas válidas; e com uma pesquisa qualitativa, através de 8 entrevistas a pessoas ligadas à modalidade. Por fim, foi realizada uma análise às plataformas digitais de quatro clubes de futebol portugueses, de uma competição e da Federação Portuguesa de Futebol. Após a análise e discussão dos resultados conseguidos nas diferentes fontes, conclui-se que, efetivamente, a comunicação teve um papel muito relevante, nomeadamente pela utilização das plataformas digitais, contudo, não é a única responsável para o crescimento do futebol feminino.
id RCAP_6ee04e39ad2ede46692c3e8a8482b905
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em PortugalComunicaçãoDesportoFutebol FemininoFutebolO crescimento do futebol feminino em Portugal tem se vindo a notar e, como tal, este estudo pretende avaliar de que forma a comunicação pode ter contribuído para essa evolução. A revisão da literatura foi fundamental para contextualizar a comunicação e a nova forma de comunicar, do uso do marketing digital, a visão de futebol e o seu poder na sociedade e, ainda, o futebol feminino do seu começo aos dias de hoje. Esta investigação baseou-se numa metodologia mista, com a realização de uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário de perguntas de respostas fechadas e abertas, com 300 respostas válidas; e com uma pesquisa qualitativa, através de 8 entrevistas a pessoas ligadas à modalidade. Por fim, foi realizada uma análise às plataformas digitais de quatro clubes de futebol portugueses, de uma competição e da Federação Portuguesa de Futebol. Após a análise e discussão dos resultados conseguidos nas diferentes fontes, conclui-se que, efetivamente, a comunicação teve um papel muito relevante, nomeadamente pela utilização das plataformas digitais, contudo, não é a única responsável para o crescimento do futebol feminino.Leandro, Alexandra Maria Fernandes, 1975-Repositório ComumSalgueira, Sara Sofia Lucas2023-12-13T14:14:54Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48474TID:203419502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-14T02:15:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:29.362893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal
title O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal
spellingShingle O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal
Salgueira, Sara Sofia Lucas
Comunicação
Desporto
Futebol Feminino
Futebol
title_short O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal
title_full O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal
title_fullStr O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal
title_full_unstemmed O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal
title_sort O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal
author Salgueira, Sara Sofia Lucas
author_facet Salgueira, Sara Sofia Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leandro, Alexandra Maria Fernandes, 1975-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgueira, Sara Sofia Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Desporto
Futebol Feminino
Futebol
topic Comunicação
Desporto
Futebol Feminino
Futebol
description O crescimento do futebol feminino em Portugal tem se vindo a notar e, como tal, este estudo pretende avaliar de que forma a comunicação pode ter contribuído para essa evolução. A revisão da literatura foi fundamental para contextualizar a comunicação e a nova forma de comunicar, do uso do marketing digital, a visão de futebol e o seu poder na sociedade e, ainda, o futebol feminino do seu começo aos dias de hoje. Esta investigação baseou-se numa metodologia mista, com a realização de uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário de perguntas de respostas fechadas e abertas, com 300 respostas válidas; e com uma pesquisa qualitativa, através de 8 entrevistas a pessoas ligadas à modalidade. Por fim, foi realizada uma análise às plataformas digitais de quatro clubes de futebol portugueses, de uma competição e da Federação Portuguesa de Futebol. Após a análise e discussão dos resultados conseguidos nas diferentes fontes, conclui-se que, efetivamente, a comunicação teve um papel muito relevante, nomeadamente pela utilização das plataformas digitais, contudo, não é a única responsável para o crescimento do futebol feminino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13T14:14:54Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48474
TID:203419502
url http://hdl.handle.net/10400.26/48474
identifier_str_mv TID:203419502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136325739216896