Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canossa, Sofia
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Fernandes, Ricardo J., Carmo, Carla, Andrade, António, Soares, Susana M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.656
Resumo: O presente estudo discute a necessidade de se repensar a abordagem tradicional do ensino da Natação. A Natação, como disciplina desportiva, é uma actividade multidisciplinar, a qual pode ser extremamente rica ao nível da experimentação motora e variação de práticas desportivas aquáticas. É neste contexto que se confronta a realidade actual do ensino da Natação com uma realidade mais desejada, de âmbito multidisciplinar. Na sequência da análise efectuada, enfatizou-se, sobretudo, a orientação e adequação dos conteúdos de ensino da Natação para crianças e jovens, população específica nas suas características e necessidades de desenvolvimento. No sentido de se atender a este grupo especifico, após se ter salientado a pertinência da multidisciplinaridade, efectua-se uma proposta de abordagem de habilidades motoras aquáticas básicas envolvendo a natação pura, o pólo aquático, a natação sincronizada e os saltos para a água, considerando a fase de ensino inicial da Natação – a Adaptação ao Meio. Esta proposta visa divulgar a implementação do ensino multidisciplinar da Natação, o qual se considera ser cada vez mais urgente, particularmente pela pouca expressão que as modalidades aquáticas tradicionalmente consideradas como satélites da Natação – pólo aquático, natação sincronizada e saltos para a água – têm tido no contexto desportivo nacional.
id RCAP_6ee1d8fdfd5c8e557453ee50696fa473
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificaçãoEnsino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificaçãoOriginal ArticleO presente estudo discute a necessidade de se repensar a abordagem tradicional do ensino da Natação. A Natação, como disciplina desportiva, é uma actividade multidisciplinar, a qual pode ser extremamente rica ao nível da experimentação motora e variação de práticas desportivas aquáticas. É neste contexto que se confronta a realidade actual do ensino da Natação com uma realidade mais desejada, de âmbito multidisciplinar. Na sequência da análise efectuada, enfatizou-se, sobretudo, a orientação e adequação dos conteúdos de ensino da Natação para crianças e jovens, população específica nas suas características e necessidades de desenvolvimento. No sentido de se atender a este grupo especifico, após se ter salientado a pertinência da multidisciplinaridade, efectua-se uma proposta de abordagem de habilidades motoras aquáticas básicas envolvendo a natação pura, o pólo aquático, a natação sincronizada e os saltos para a água, considerando a fase de ensino inicial da Natação – a Adaptação ao Meio. Esta proposta visa divulgar a implementação do ensino multidisciplinar da Natação, o qual se considera ser cada vez mais urgente, particularmente pela pouca expressão que as modalidades aquáticas tradicionalmente consideradas como satélites da Natação – pólo aquático, natação sincronizada e saltos para a água – têm tido no contexto desportivo nacional.The present study proposes a new multidisciplinary approach related to teaching in swimming. Swimming is an interdisciplinary physical activity, which can be truly important at the level of the motor learning and experimentation in aquatic activities. In the present manuscript, it was compared the present reality of teaching in Swimming with a new perspective, this one with a multidisciplinary scope. Following the referred analysis, it was presented a discussion about the orientation and adequacy of the contents of the Swimming curriculum for children and youngsters, which are populations with specific characteristics and development necessities. In this sense, after stating the relevance of a multidisciplinary perspective, it was proposed a new approach for basic aquatic motor skills acquisition based on four disciplines: swimming, water polo, synchronised swimming and platform diving. This was made taking into account the initial stage of swimming teaching, i.e., aquatic readiness. This proposal aims mainly at implementing the teaching of Swimming at a multidisciplinary point of view that, in our opinion, is urgent, namely due to the small expression that the aquatic modalities traditionally considered as swimming satellites (water polo, synchronised swimming and platform diving) have in the Portuguese sports context.Edições Sílabas Didáticas2007-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.656por2182-29721646-107XCanossa, SofiaFernandes, Ricardo J.Carmo, CarlaAndrade, AntónioSoares, Susana M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:46.877302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação
Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação
title Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação
spellingShingle Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação
Canossa, Sofia
Original Article
title_short Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação
title_full Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação
title_fullStr Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação
title_full_unstemmed Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação
title_sort Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação
author Canossa, Sofia
author_facet Canossa, Sofia
Fernandes, Ricardo J.
Carmo, Carla
Andrade, António
Soares, Susana M.
author_role author
author2 Fernandes, Ricardo J.
Carmo, Carla
Andrade, António
Soares, Susana M.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canossa, Sofia
Fernandes, Ricardo J.
Carmo, Carla
Andrade, António
Soares, Susana M.
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description O presente estudo discute a necessidade de se repensar a abordagem tradicional do ensino da Natação. A Natação, como disciplina desportiva, é uma actividade multidisciplinar, a qual pode ser extremamente rica ao nível da experimentação motora e variação de práticas desportivas aquáticas. É neste contexto que se confronta a realidade actual do ensino da Natação com uma realidade mais desejada, de âmbito multidisciplinar. Na sequência da análise efectuada, enfatizou-se, sobretudo, a orientação e adequação dos conteúdos de ensino da Natação para crianças e jovens, população específica nas suas características e necessidades de desenvolvimento. No sentido de se atender a este grupo especifico, após se ter salientado a pertinência da multidisciplinaridade, efectua-se uma proposta de abordagem de habilidades motoras aquáticas básicas envolvendo a natação pura, o pólo aquático, a natação sincronizada e os saltos para a água, considerando a fase de ensino inicial da Natação – a Adaptação ao Meio. Esta proposta visa divulgar a implementação do ensino multidisciplinar da Natação, o qual se considera ser cada vez mais urgente, particularmente pela pouca expressão que as modalidades aquáticas tradicionalmente consideradas como satélites da Natação – pólo aquático, natação sincronizada e saltos para a água – têm tido no contexto desportivo nacional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.656
url https://doi.org/10.6063/motricidade.656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130166172057600