iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/26630 |
Resumo: | O presente projeto de investigação implicou a planificação de uma unidade didática para ensino de inglês com recurso às tecnologias Apple, tendo-se concebido um iBook para o efeito. Em aula os alunos puderam explorá-lo colaborativamente com recurso a diversos iPad, testando a compreensão da leitura. Posteriormente, foram desafiados a produzir pequenos vídeos de acordo com a temática em estudo, apresentado-os à turma. Foram objetivos deste projeto analisar o impacto destas estratégias e tecnologias no desenvolvimento da competência comunicativa, na motivação e envolvimento dos alunos e na utilização das tecnologias por parte dos professores. Procedeu-se ao levantamento e análise de outros estudos e relatórios de implementação semelhantes e à planificação e preparação de todos os recursos educativos digitais. A implementação sucedeu com duas turmas e dois professores de 3º ciclo na aula de língua inglesa, encontrando-se os resultados ainda sob análise. |
id |
RCAP_6ef847cf79c751e98c1334e24025a1c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/26630 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicaçãoTEFLiBooksiPadTabletsAppsO presente projeto de investigação implicou a planificação de uma unidade didática para ensino de inglês com recurso às tecnologias Apple, tendo-se concebido um iBook para o efeito. Em aula os alunos puderam explorá-lo colaborativamente com recurso a diversos iPad, testando a compreensão da leitura. Posteriormente, foram desafiados a produzir pequenos vídeos de acordo com a temática em estudo, apresentado-os à turma. Foram objetivos deste projeto analisar o impacto destas estratégias e tecnologias no desenvolvimento da competência comunicativa, na motivação e envolvimento dos alunos e na utilização das tecnologias por parte dos professores. Procedeu-se ao levantamento e análise de outros estudos e relatórios de implementação semelhantes e à planificação e preparação de todos os recursos educativos digitais. A implementação sucedeu com duas turmas e dois professores de 3º ciclo na aula de língua inglesa, encontrando-se os resultados ainda sob análise.Instituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaCouvaneiro, SílviaPedro, N.2017-02-22T13:43:15Z20142014-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26630porCouvaneiro, S., & Pedro, N. (2014). iPad na aula de inglês: Tecnologias móveis para desenvolver a comunicação. In G. L. Miranda, M. E. Monteiro, & P. T. Brás (Orgs.), Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação (pp. 648-652). Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.978-989-8753-08-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:29:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:29:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação |
title |
iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação |
spellingShingle |
iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação Couvaneiro, Sílvia TEFL iBooks iPad Tablets Apps |
title_short |
iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação |
title_full |
iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação |
title_fullStr |
iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação |
title_full_unstemmed |
iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação |
title_sort |
iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação |
author |
Couvaneiro, Sílvia |
author_facet |
Couvaneiro, Sílvia Pedro, N. |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, N. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couvaneiro, Sílvia Pedro, N. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TEFL iBooks iPad Tablets Apps |
topic |
TEFL iBooks iPad Tablets Apps |
description |
O presente projeto de investigação implicou a planificação de uma unidade didática para ensino de inglês com recurso às tecnologias Apple, tendo-se concebido um iBook para o efeito. Em aula os alunos puderam explorá-lo colaborativamente com recurso a diversos iPad, testando a compreensão da leitura. Posteriormente, foram desafiados a produzir pequenos vídeos de acordo com a temática em estudo, apresentado-os à turma. Foram objetivos deste projeto analisar o impacto destas estratégias e tecnologias no desenvolvimento da competência comunicativa, na motivação e envolvimento dos alunos e na utilização das tecnologias por parte dos professores. Procedeu-se ao levantamento e análise de outros estudos e relatórios de implementação semelhantes e à planificação e preparação de todos os recursos educativos digitais. A implementação sucedeu com duas turmas e dois professores de 3º ciclo na aula de língua inglesa, encontrando-se os resultados ainda sob análise. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2017-02-22T13:43:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/26630 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/26630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Couvaneiro, S., & Pedro, N. (2014). iPad na aula de inglês: Tecnologias móveis para desenvolver a comunicação. In G. L. Miranda, M. E. Monteiro, & P. T. Brás (Orgs.), Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação (pp. 648-652). Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação. 978-989-8753-08-3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548910155005952 |