iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couvaneiro, Sílvia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pedro, N.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26630
Resumo: O presente projeto de investigação implicou a planificação de uma unidade didática para ensino de inglês com recurso às tecnologias Apple, tendo-se concebido um iBook para o efeito. Em aula os alunos puderam explorá-lo colaborativamente com recurso a diversos iPad, testando a compreensão da leitura. Posteriormente, foram desafiados a produzir pequenos vídeos de acordo com a temática em estudo, apresentado-os à turma. Foram objetivos deste projeto analisar o impacto destas estratégias e tecnologias no desenvolvimento da competência comunicativa, na motivação e envolvimento dos alunos e na utilização das tecnologias por parte dos professores. Procedeu-se ao levantamento e análise de outros estudos e relatórios de implementação semelhantes e à planificação e preparação de todos os recursos educativos digitais. A implementação sucedeu com duas turmas e dois professores de 3º ciclo na aula de língua inglesa, encontrando-se os resultados ainda sob análise.
id RCAP_6ef847cf79c751e98c1334e24025a1c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/26630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicaçãoTEFLiBooksiPadTabletsAppsO presente projeto de investigação implicou a planificação de uma unidade didática para ensino de inglês com recurso às tecnologias Apple, tendo-se concebido um iBook para o efeito. Em aula os alunos puderam explorá-lo colaborativamente com recurso a diversos iPad, testando a compreensão da leitura. Posteriormente, foram desafiados a produzir pequenos vídeos de acordo com a temática em estudo, apresentado-os à turma. Foram objetivos deste projeto analisar o impacto destas estratégias e tecnologias no desenvolvimento da competência comunicativa, na motivação e envolvimento dos alunos e na utilização das tecnologias por parte dos professores. Procedeu-se ao levantamento e análise de outros estudos e relatórios de implementação semelhantes e à planificação e preparação de todos os recursos educativos digitais. A implementação sucedeu com duas turmas e dois professores de 3º ciclo na aula de língua inglesa, encontrando-se os resultados ainda sob análise.Instituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaCouvaneiro, SílviaPedro, N.2017-02-22T13:43:15Z20142014-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26630porCouvaneiro, S., & Pedro, N. (2014). iPad na aula de inglês: Tecnologias móveis para desenvolver a comunicação. In G. L. Miranda, M. E. Monteiro, & P. T. Brás (Orgs.), Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação (pp. 648-652). Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.978-989-8753-08-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:29:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:29:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação
title iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação
spellingShingle iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação
Couvaneiro, Sílvia
TEFL
iBooks
iPad
Tablets
Apps
title_short iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação
title_full iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação
title_fullStr iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação
title_full_unstemmed iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação
title_sort iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação
author Couvaneiro, Sílvia
author_facet Couvaneiro, Sílvia
Pedro, N.
author_role author
author2 Pedro, N.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Couvaneiro, Sílvia
Pedro, N.
dc.subject.por.fl_str_mv TEFL
iBooks
iPad
Tablets
Apps
topic TEFL
iBooks
iPad
Tablets
Apps
description O presente projeto de investigação implicou a planificação de uma unidade didática para ensino de inglês com recurso às tecnologias Apple, tendo-se concebido um iBook para o efeito. Em aula os alunos puderam explorá-lo colaborativamente com recurso a diversos iPad, testando a compreensão da leitura. Posteriormente, foram desafiados a produzir pequenos vídeos de acordo com a temática em estudo, apresentado-os à turma. Foram objetivos deste projeto analisar o impacto destas estratégias e tecnologias no desenvolvimento da competência comunicativa, na motivação e envolvimento dos alunos e na utilização das tecnologias por parte dos professores. Procedeu-se ao levantamento e análise de outros estudos e relatórios de implementação semelhantes e à planificação e preparação de todos os recursos educativos digitais. A implementação sucedeu com duas turmas e dois professores de 3º ciclo na aula de língua inglesa, encontrando-se os resultados ainda sob análise.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2017-02-22T13:43:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26630
url http://hdl.handle.net/10451/26630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Couvaneiro, S., & Pedro, N. (2014). iPad na aula de inglês: Tecnologias móveis para desenvolver a comunicação. In G. L. Miranda, M. E. Monteiro, & P. T. Brás (Orgs.), Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação (pp. 648-652). Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.
978-989-8753-08-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548910155005952