Supervisão como orientação para a prática profissional : permitindo a criatividade na profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juliana de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40891
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
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spelling Supervisão como orientação para a prática profissional : permitindo a criatividade na profissãoSupervisãoOrientaçãoCriatividadeEducação permanenteEmoçõesTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente estudo visa uma supervisão como processo contínuo de formação humana, pensando na emancipação e no desenvolvimento total dos profissionais de educação, seja supervisor, diretor, coordenador ou professor. São apresentados diversos modelos de supervisão, entre eles a supervisão criativa que, além de ser um modelo que abrange outros, pode ser inovador, podendo ser desenvolvida por qualquer profissional de educação, sem a necessidade de ocupar um cargo de supervisor ou a exigência de ser alguém experiente. Consideramos a supervisão criativa o modelo ideal para esta pesquisa, pelo fato de envolver diversos elementos como o diálogo, a emoção, a reflexão, a paixão, a empatia, a confiança, o respeito, o compromisso, entre outros, que perspectivam um processo humano, democrático e libertador. Acreditamos que este modelo pode contribuir para uma maior criatividade dos professores, resgatando o seu potencial de criar, mas, principalmente, encontrando o autoconhecimento, a (re)construção da identidade, a emancipação humana através de uma resiliência quanto a si mesmo e quanto à própria prática profissional. Este estudo, foi desenvolvido através de uma investigação qualitativa, de natureza interpretativa, sobre a concepção dos supervisores sobre a supervisão e o modo como esta é desenvolvida atualmente. O estudo foi centrado em dois casos, realizados em dois países, Brasil e Portugal e utilizamos as entrevistas como técnicas de obtenção de dados. Com o objetivo principal de averiguar se a supervisão praticada está em sintonia com os princípios da supervisão criativa, durante as entrevistas foi formulada a seguinte questão: se a concepção de supervisão defendida e posta em prática pelos supervisores está de acordo com uma supervisão criativa? Foi efetuada uma análise de conteúdo com base nas transcrições das respostas obtidas. Nestas foi notória a percepção das entrevistadas quanto à dimensão humana necessária ao desempenho da profissão, caracterizando a supervisão como um processo contínuo de acompanhamento e formação, numa perspectiva de desenvolvimento profissional, reconhecendo a importância da criatividade. Em pelo menos numa das entrevistas foi clara a preocupação existente quanto ao caráter emocional dos profissionais.The present study aims at supervision as a continuous process of human formation, contemplating the emancipation and total development of education professionals, whether supervisor, director, coordinator or teacher. Several supervisory models are presented, including creative supervision that, besides being a model that covers others, can be innovative and can be developed by any education professional, without the need to be a professional supervisor nor to be experienced in the field. We consider creative supervision the ideal model for the research, because it involves several elements such as dialogue, emotion, reflection, passion, empathy, trust, respect, commitment, among others, which envision a human process. democratic and liberating. We believe that this model can contribute to a greater creativity of teachers, rescuing their potential to create, but, mainly, finding self-knowledge, identity (re) construction, human emancipation through a resilience to oneself and to one's own professional practice. This study was developed through a qualitative, interpretative research into supervisors' own conceps of supervision and how it is currently developed. The study was centered in cases conducted in two countries, Brazil and Portugal, and direct interviews was used as data collection technique. With the main objective of understanding if the supervision practiced is in line with the principles of creative supervision, during the interviews the following question was asked: If the conception of supervision advocated and implemented by supervisors be in line with a creative supervision? A content analysis was performed based on the transcripts of the answers obtained. In these, the interviewees' perception of the human dimension necessary for carrying out the profession was notorious, characterizing supervision as a continuous process of monitoring and training, in a perspective of professional development, recognizing the importance of creativity. In at least one of the interviews a clear concern with the emotional character of the professionals was clearly perceived.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaOliveira, Juliana de Almeida2020-01-16T17:32:34Z20192019-10-152019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:32.511010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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