O desenvolvimento biopsicossocial em crianças com Síndrome de Goldenhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria da Conceição Basto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21860
Resumo: Partindo do princípio que o saber não é estanque propus-me realizar este curso de Mestrado em Educação Especial. A formação contínua é essencial para o desenvolvimento de uma boa prática pedagógica, pois leva-nos a refletir, avaliar e reformular estratégias de intervenção. Foi nessa perspetiva e tendo em consideração a minha valorização profissional que durante este ano letivo, 2015/2016, frequentei o curso de mestrado em educação especial (EE), tendo como objetivo principal a aquisição e atualização de conhecimentos ao nível científico, pedagógico e didático que me permitirão desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais fulcrais não só para a minha prática pedagógica, mas também para o desenvolvimento organizacional da escola e como promoção do trabalho colaborativo entre pares e nos órgãos da escola. O presente trabalho constitui fundamentalmente, um estudo de caso sobre uma criança portadora de uma patologia congénita rara, Síndrome de Goldenhar. Para além das complicações inerentes à sua patologia, a criança desde o nascimento apresentou outras problemáticas, que foram sendo corrigidas ao longo dos anos, através de inúmeras intervenções cirúrgicas. Neste âmbito, pretende-se com este trabalho, relacionar o impacto das suas limitações e características, nas diferentes vertentes, ao nível pessoal, social e académico. Posto isto, aborda-se a temática da inclusão de crianças e jovens com limitações acentuadas ao nível das funções do corpo, assim como metodologias e estratégias de intervenção que visam a plena inclusão destes alunos, numa perspetiva do alcance do sucesso académico e futura integração na sociedade.
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