Ser criança imigrante: (re)construção da identidade e da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jasiukonytė, Agnė
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12936
Resumo: Este projeto teve como objetivo aumentar as oportunidades de participação das crianças imigrantes na dinâmica de desenvolvimento da iniciativa Cidade Amiga das Crianças no Município de Aveiro. Para tal procuramos compreender o fenómeno da imigração, a partir do ponto de vista das próprias crianças. Através da escuta da experiencia de imigração e de integração familiar, social e escolar de cinco crianças oriundas de países de Leste da Europa, residentes em Aveiro, procuramos identificar as problemáticas mais relevantes a considerar na discussão sobre as suas circunstancias e condições de integração na Cidade. Os dados foram recolhidos através de entrevistas às crianças e respetivas mães. Na devolução e discussão dos resultados com as crianças entrevistadas, surgiu a proposta de criação de uma rede de apoio social informal entre as crianças nas mesmas circunstâncias, que estivesse acessível nas escolas, desde o momento da sua inserção. Esta proposta permitiu abrir um canal de comunicação entre as crianças deste grupo minoritário e outro grupo que tem vindo a desenvolver o Portal da Criança, como espaço de voz das crianças na Cidade, e como meio de sensibilizar e organizar a população infantil para a implementação dos direitos instituídos pela Convenção dos Direitos da Criança, com a participação e protagonismo das próprias crianças.
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