Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Ana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32929
Resumo: Neste texto é feita uma análise de dados sobre o pensamento ético-deon-tológico de professores, recolhidos num estudo extensivo realizado com entrevistas junto de 40 professores de todos os níveis de ensino e com 1112 questionários aplicados a educadores de infância e professores de todos os ciclos de ensino não superior. Para aprofundar a questão acerca do papel da intuição no pensamento ético, são realçados e discutidos os dados relativos às perspectivas dos professores que enfatizam as componentes intuitivas e emocionais da ética profissional. Os dados dos questionários apontam para diferenças significativas entre professores, no sentido de serem os professores dos mais novos (educadores e professores de 1ºciclo do ensino básico), do género feminino e mais jovens na profissão que apresentam maiores índices relativos a uma perspectiva intuicionista, por comparação com os restantes. Estes dados são cruzados com os dados das entrevistas com vista a uma compreensão interpretativa.
id RCAP_6f37b02cc8b2376642b5148a0f397ff7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoçõesPensamento dos professoresÉticaEmoçõesIntuiçãoNeste texto é feita uma análise de dados sobre o pensamento ético-deon-tológico de professores, recolhidos num estudo extensivo realizado com entrevistas junto de 40 professores de todos os níveis de ensino e com 1112 questionários aplicados a educadores de infância e professores de todos os ciclos de ensino não superior. Para aprofundar a questão acerca do papel da intuição no pensamento ético, são realçados e discutidos os dados relativos às perspectivas dos professores que enfatizam as componentes intuitivas e emocionais da ética profissional. Os dados dos questionários apontam para diferenças significativas entre professores, no sentido de serem os professores dos mais novos (educadores e professores de 1ºciclo do ensino básico), do género feminino e mais jovens na profissão que apresentam maiores índices relativos a uma perspectiva intuicionista, por comparação com os restantes. Estes dados são cruzados com os dados das entrevistas com vista a uma compreensão interpretativa.Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de CoimbraRepositório da Universidade de LisboaCaetano, Ana2018-04-23T10:52:42Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32929porCaetano, A. P. (2011). Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções. Revista Portuguesa de Pedagogia, extra-série, 125-133.0870-418Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:37.910283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções
title Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções
spellingShingle Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções
Caetano, Ana
Pensamento dos professores
Ética
Emoções
Intuição
title_short Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções
title_full Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções
title_fullStr Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções
title_full_unstemmed Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções
title_sort Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções
author Caetano, Ana
author_facet Caetano, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento dos professores
Ética
Emoções
Intuição
topic Pensamento dos professores
Ética
Emoções
Intuição
description Neste texto é feita uma análise de dados sobre o pensamento ético-deon-tológico de professores, recolhidos num estudo extensivo realizado com entrevistas junto de 40 professores de todos os níveis de ensino e com 1112 questionários aplicados a educadores de infância e professores de todos os ciclos de ensino não superior. Para aprofundar a questão acerca do papel da intuição no pensamento ético, são realçados e discutidos os dados relativos às perspectivas dos professores que enfatizam as componentes intuitivas e emocionais da ética profissional. Os dados dos questionários apontam para diferenças significativas entre professores, no sentido de serem os professores dos mais novos (educadores e professores de 1ºciclo do ensino básico), do género feminino e mais jovens na profissão que apresentam maiores índices relativos a uma perspectiva intuicionista, por comparação com os restantes. Estes dados são cruzados com os dados das entrevistas com vista a uma compreensão interpretativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2018-04-23T10:52:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32929
url http://hdl.handle.net/10451/32929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caetano, A. P. (2011). Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções. Revista Portuguesa de Pedagogia, extra-série, 125-133.
0870-418X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134402851110912