Acumulação, risco e sobrevivência na economia informal: os candongueiros de Luanda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2707 |
Resumo: | Nos últimos 25 anos ocorreram mudanças significativas na paisagem urbana de Luanda, em resultado do conflito militar prolongado e das transformações políticas e económicas. A oferta formal de transporte urbano declinou e permitiu a emergência e o crescimento acelerado do transporte não oficial por meio de minibuses. Este processo de mudança deu origem ao aparecimento de novos actores, de novas formas de exploração e organização da actividade, de novas formas de contratos de emprego, de novas formas de organização social. Este artigo explora a natureza emergente da indústria de táxis ‑minibus em Luanda. É intenção deste texto suscitar algumas reflexões sobre o contributo desta actividade para a satisfação das necessidades de mobilidade da população de Luanda, para gerar ocupação e rendimentos para as famílias e para possibilitar a integração profissional e social de um elevado número de cidadãos luandenses. Um outro objectivo é a identificação dos actores envolvidos, das relações existentes, bem como dos padrões das actividades laborais. Este texto descreve e caracteriza os processos de transformação acima mencionados, baseando‑ ‑se numa recensão bibliográfica, na observação directa e na informação recolhida no terreno entre Setembro de 2003 e Agosto de 2004. A observação directa sistemática, realizada com recurso a mais de cinco dezenas de viagens em percursos (rotas) longos e curtos, constituiu uma outra importante fonte de informação. Os resultados baseiam ‑se também na análise documental e numa série de entrevistas aprofundadas realizadas com actores institucionais e com os operadores envolvidos directamente na actividade (condutores, proprietários, cobradores, angariadores e passageiros). |
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Acumulação, risco e sobrevivência na economia informal: os candongueiros de LuandaEconomia informalTransporte urbanoMobilidade socialLuanda -- AngolaNos últimos 25 anos ocorreram mudanças significativas na paisagem urbana de Luanda, em resultado do conflito militar prolongado e das transformações políticas e económicas. A oferta formal de transporte urbano declinou e permitiu a emergência e o crescimento acelerado do transporte não oficial por meio de minibuses. Este processo de mudança deu origem ao aparecimento de novos actores, de novas formas de exploração e organização da actividade, de novas formas de contratos de emprego, de novas formas de organização social. Este artigo explora a natureza emergente da indústria de táxis ‑minibus em Luanda. É intenção deste texto suscitar algumas reflexões sobre o contributo desta actividade para a satisfação das necessidades de mobilidade da população de Luanda, para gerar ocupação e rendimentos para as famílias e para possibilitar a integração profissional e social de um elevado número de cidadãos luandenses. Um outro objectivo é a identificação dos actores envolvidos, das relações existentes, bem como dos padrões das actividades laborais. Este texto descreve e caracteriza os processos de transformação acima mencionados, baseando‑ ‑se numa recensão bibliográfica, na observação directa e na informação recolhida no terreno entre Setembro de 2003 e Agosto de 2004. A observação directa sistemática, realizada com recurso a mais de cinco dezenas de viagens em percursos (rotas) longos e curtos, constituiu uma outra importante fonte de informação. Os resultados baseiam ‑se também na análise documental e numa série de entrevistas aprofundadas realizadas com actores institucionais e com os operadores envolvidos directamente na actividade (condutores, proprietários, cobradores, angariadores e passageiros).Over the last 25 years there have been significant changes in the Luanda’s urban landscape due to the prolonged civil war and the political and economic transformations. There was a decline in the formal supply of road transport and this provided the opportunity for the arrival and accelerated growth of minibuses as the most fi`ing means of urban transport. This changing process also gave rise to new actors, to new models for exploiting the activity, new forms of employment contracts and new forms of social organization. This communication explores the emerging nature of Luanda’s minibus taxi industry. The purpose of this study is to assess how far these activities contribute to satisfying the mobility needs of Luanda’s population, to generating household income and employment and to the professional and social integration of a large number of Luanda’s citizens. A further objective is to identify the actors involved, the kinds of relationships that exist as well as the pa`erns in working activities. This paper describes and characterizes the above mentioned transformation process, based on a bibliography review, direct observation and information collected in the field from September 2003 to August 2004. Systematic direct observation, made on more than 50 trips on short and long routes, has been another important source of information. Results are also reported from documental analyses and from a series of in ‑depth interviews with institutional actors and with the main operators involved in the activities (fare collectors, drivers, owners, passengers).Centro de Estudos Africanos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa2011-05-19T15:58:48Z2006-12-01T00:00:00Z2006-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/2707por1645-3794Lopes, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:35:07Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:53.327477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nos últimos 25 anos ocorreram mudanças significativas na paisagem urbana de Luanda, em resultado do conflito militar prolongado e das transformações políticas e económicas. A oferta formal de transporte urbano declinou e permitiu a emergência e o crescimento acelerado do transporte não oficial por meio de minibuses. Este processo de mudança deu origem ao aparecimento de novos actores, de novas formas de exploração e organização da actividade, de novas formas de contratos de emprego, de novas formas de organização social. Este artigo explora a natureza emergente da indústria de táxis ‑minibus em Luanda. É intenção deste texto suscitar algumas reflexões sobre o contributo desta actividade para a satisfação das necessidades de mobilidade da população de Luanda, para gerar ocupação e rendimentos para as famílias e para possibilitar a integração profissional e social de um elevado número de cidadãos luandenses. Um outro objectivo é a identificação dos actores envolvidos, das relações existentes, bem como dos padrões das actividades laborais. Este texto descreve e caracteriza os processos de transformação acima mencionados, baseando‑ ‑se numa recensão bibliográfica, na observação directa e na informação recolhida no terreno entre Setembro de 2003 e Agosto de 2004. A observação directa sistemática, realizada com recurso a mais de cinco dezenas de viagens em percursos (rotas) longos e curtos, constituiu uma outra importante fonte de informação. Os resultados baseiam ‑se também na análise documental e numa série de entrevistas aprofundadas realizadas com actores institucionais e com os operadores envolvidos directamente na actividade (condutores, proprietários, cobradores, angariadores e passageiros). |
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