A amizade “conquistada” através de um clique
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9386 |
Resumo: | Hoje em dia, são raros os indivíduos que não possuem uma conta nas redes sociais virtuais, estando a tornar-se parte integrante da sua vida. Em Portugal, o Facebook é a rede que conta com mais utilizadores, cerca de 4 milhões. Nesta plataforma as ligações entre os utilizadores designam-se por “amizades”, o que significa que estes possuem uma lista com todos os seus supostos amigos, tendo um número máximo de 5000. O presente estudo procura compreender estas relações dentro do Facebook, contrapondo-as, em dada altura, com aquelas que acontecem fora da rede. Neste sentido, e por intermédio de uma metodologia qualitativa, pretende-se compreender o modo como a amizade se desenvolve dentro da plataforma; perceber quais as normas e expetativas acerca dos amigos do Facebook; e, por último, analisar as perceções sobre as possíveis diferenças entre a amizade que se processa dentro e fora da rede. |
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A amizade “conquistada” através de um cliqueO caso do FacebookAmizadeFacebookInteraçãoRedes Sociais VirtuaisTecnologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia::Exclusões e Políticas SociaisHoje em dia, são raros os indivíduos que não possuem uma conta nas redes sociais virtuais, estando a tornar-se parte integrante da sua vida. Em Portugal, o Facebook é a rede que conta com mais utilizadores, cerca de 4 milhões. Nesta plataforma as ligações entre os utilizadores designam-se por “amizades”, o que significa que estes possuem uma lista com todos os seus supostos amigos, tendo um número máximo de 5000. O presente estudo procura compreender estas relações dentro do Facebook, contrapondo-as, em dada altura, com aquelas que acontecem fora da rede. Neste sentido, e por intermédio de uma metodologia qualitativa, pretende-se compreender o modo como a amizade se desenvolve dentro da plataforma; perceber quais as normas e expetativas acerca dos amigos do Facebook; e, por último, analisar as perceções sobre as possíveis diferenças entre a amizade que se processa dentro e fora da rede.Nowadays, few people don’t have an account on social networks sites, becoming integral part of his life. In Portugal, Facebook it’s the network that has more users, about 4 million. On this platform, the links between the users calls “friendships”, which means that these has one list with all their supposed friends, by having a maximum number of 5000. The present study aims to understanding these relationships inside on Facebook, opposing them, at some point, with those that happens offline. That way, and through a qualitative methodology, it is intended to understand the way the friendship develops within the platform; understand what are the standards and expectations about Facebook friends; and, lastly, analyze the perceptions about the possible differences between the friendship which takes place inside and outside the network.Barriga, Antónia do Carmo AnjinhouBibliorumReigado, Mariana Mendonça2020-02-19T16:51:51Z2017-10-22017-11-092017-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9386TID:202337812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:42Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:40.894287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Hoje em dia, são raros os indivíduos que não possuem uma conta nas redes sociais virtuais, estando a tornar-se parte integrante da sua vida. Em Portugal, o Facebook é a rede que conta com mais utilizadores, cerca de 4 milhões. Nesta plataforma as ligações entre os utilizadores designam-se por “amizades”, o que significa que estes possuem uma lista com todos os seus supostos amigos, tendo um número máximo de 5000. O presente estudo procura compreender estas relações dentro do Facebook, contrapondo-as, em dada altura, com aquelas que acontecem fora da rede. Neste sentido, e por intermédio de uma metodologia qualitativa, pretende-se compreender o modo como a amizade se desenvolve dentro da plataforma; perceber quais as normas e expetativas acerca dos amigos do Facebook; e, por último, analisar as perceções sobre as possíveis diferenças entre a amizade que se processa dentro e fora da rede. |
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