WARKÂNU. CONCEPT ART COMO MEIO DE PROJEÇÃO HISTÓRICA ATRAVÉS DE UM ARTBOOK
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2082 |
Resumo: | Este projeto visa a valorização e promoção da Cultura Castreja através da sua recriação artística por meio da concept art. Foi para isso criado um universo ficcional, denominado por Warkânu, fundamentado nos indícios arqueológicos e registos históricos existentes da cultura destes povos, e inspirado na linguagem e apelação visual da cultura dos videojogos. O resultado final foi um artbook descrevendo todos os elementos deste mundo: personagens, cenários, adereços e eventos. Adotou-se uma definição abrangente de concept art, descrevendo a sua atuação e as técnicas mais comumente utilizadas nesta atividade atualmente na indústria dos videojogos. Investigou-se a Cultura Castreja nas diferentes facetas indiciadas pelo património que dela chegou até nós, e especulou-se acerca daquilo que, à falta de indícios arqueológicos e registos históricos, não se pode saber. Ainda se apresenta, neste relatório os critérios, os processos, as metodologias, e as técnicas utilizados para a criação da concept art do artbook final deste projeto |
id |
RCAP_6f607f9518f6e7b98b96eba01df5fad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2082 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
WARKÂNU. CONCEPT ART COMO MEIO DE PROJEÇÃO HISTÓRICA ATRAVÉS DE UM ARTBOOKConcept artCultura CastrejaPintura digitalIlustraçãoArtbookEste projeto visa a valorização e promoção da Cultura Castreja através da sua recriação artística por meio da concept art. Foi para isso criado um universo ficcional, denominado por Warkânu, fundamentado nos indícios arqueológicos e registos históricos existentes da cultura destes povos, e inspirado na linguagem e apelação visual da cultura dos videojogos. O resultado final foi um artbook descrevendo todos os elementos deste mundo: personagens, cenários, adereços e eventos. Adotou-se uma definição abrangente de concept art, descrevendo a sua atuação e as técnicas mais comumente utilizadas nesta atividade atualmente na indústria dos videojogos. Investigou-se a Cultura Castreja nas diferentes facetas indiciadas pelo património que dela chegou até nós, e especulou-se acerca daquilo que, à falta de indícios arqueológicos e registos históricos, não se pode saber. Ainda se apresenta, neste relatório os critérios, os processos, as metodologias, e as técnicas utilizados para a criação da concept art do artbook final deste projeto2021-02-16T11:45:02Z2021-02-16T11:45:02Z2021-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2082oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2082porhttp://hdl.handle.net/11110/2082202636151Costa, André Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:24Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:21.325039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
WARKÂNU. CONCEPT ART COMO MEIO DE PROJEÇÃO HISTÓRICA ATRAVÉS DE UM ARTBOOK |
title |
WARKÂNU. CONCEPT ART COMO MEIO DE PROJEÇÃO HISTÓRICA ATRAVÉS DE UM ARTBOOK |
spellingShingle |
WARKÂNU. CONCEPT ART COMO MEIO DE PROJEÇÃO HISTÓRICA ATRAVÉS DE UM ARTBOOK Costa, André Lopes Concept art Cultura Castreja Pintura digital Ilustração Artbook |
title_short |
WARKÂNU. CONCEPT ART COMO MEIO DE PROJEÇÃO HISTÓRICA ATRAVÉS DE UM ARTBOOK |
title_full |
WARKÂNU. CONCEPT ART COMO MEIO DE PROJEÇÃO HISTÓRICA ATRAVÉS DE UM ARTBOOK |
title_fullStr |
WARKÂNU. CONCEPT ART COMO MEIO DE PROJEÇÃO HISTÓRICA ATRAVÉS DE UM ARTBOOK |
title_full_unstemmed |
WARKÂNU. CONCEPT ART COMO MEIO DE PROJEÇÃO HISTÓRICA ATRAVÉS DE UM ARTBOOK |
title_sort |
WARKÂNU. CONCEPT ART COMO MEIO DE PROJEÇÃO HISTÓRICA ATRAVÉS DE UM ARTBOOK |
author |
Costa, André Lopes |
author_facet |
Costa, André Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, André Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concept art Cultura Castreja Pintura digital Ilustração Artbook |
topic |
Concept art Cultura Castreja Pintura digital Ilustração Artbook |
description |
Este projeto visa a valorização e promoção da Cultura Castreja através da sua recriação artística por meio da concept art. Foi para isso criado um universo ficcional, denominado por Warkânu, fundamentado nos indícios arqueológicos e registos históricos existentes da cultura destes povos, e inspirado na linguagem e apelação visual da cultura dos videojogos. O resultado final foi um artbook descrevendo todos os elementos deste mundo: personagens, cenários, adereços e eventos. Adotou-se uma definição abrangente de concept art, descrevendo a sua atuação e as técnicas mais comumente utilizadas nesta atividade atualmente na indústria dos videojogos. Investigou-se a Cultura Castreja nas diferentes facetas indiciadas pelo património que dela chegou até nós, e especulou-se acerca daquilo que, à falta de indícios arqueológicos e registos históricos, não se pode saber. Ainda se apresenta, neste relatório os critérios, os processos, as metodologias, e as técnicas utilizados para a criação da concept art do artbook final deste projeto |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-16T11:45:02Z 2021-02-16T11:45:02Z 2021-02-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2082 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2082 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2082 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2082 202636151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129894122160128 |