Balística terminal: estudo do comportamento de projéteis na estrutura de viaturas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30333 |
Resumo: | Perante o cenário de atuação da PSP, importa estudar, no âmbito da área científica da balística, os danos que os projéteis provocam quando disparados contra viaturas, bem como todos os fenómenos que daí decorrem. Assim, definiu-se como principal objetivo do presente estudo: testar o comportamento de projéteis na estrutura metálica do habitáculo da viatura. Como objetivos específicos: verificar que projéteis penetram ou perfuram a estrutura metálica do habitáculo; estudar as alterações de trajetória dos projéteis; verificar em que casos existe fragmentação dos projéteis; estudar as deformações dos projéteis; perceber quais os efeitos dos projéteis no metal do habitáculo da viatura através do estudo dos orifícios de entrada e de saída; verificar a velocidade e energia cinética restantes dos projéteis depois atravessarem a viatura; estudar as deformações provocadas pelo vidro do para-brisas da viatura nos projéteis da munição 9x19mm FMJ, e as alterações à sua trajetória; comparar os efeitos provocados por projéteis diferentes, disparados com armas diferentes, a diferentes distâncias e ângulos de disparo. Obteve-se os resultados seguintes: os projéteis disparados por carabinas, a um ângulo de 90º, sofrem um decréscimo de velocidade de cerca de 3,29% depois de perfurarem a primeira porta da viatura, e de cerca de 14,55% depois de perfurarem a segunda; os projéteis disparados pela pistola-metralhadora, FN P90, a um ângulo de 90º, sofrem um decréscimo de velocidade de cerca de 8,6% depois de perfurarem a primeira porta de uma viatura, e de cerca de 41% depois de perfurarem a segunda; os projéteis disparados por pistolas semiautomáticas, a um ângulo de 90º, sofrem um decréscimo de velocidade na ordem dos 11,13% depois de perfurarem a primeira porta, e de cerca de 26,93% depois de perfurarem a segunda; existe uma maior tendência para a fragmentação dos projéteis NATO do que dos seus análogos da Kalashnikov, especialmente os de calibre 5,56mm. |
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Balística terminal: estudo do comportamento de projéteis na estrutura de viaturasPolícia de Segurança PúblicaBalística TerminalMateriaisAlvosProjéteisViaturasMestrado em Ciências Policiais e Segurança InternaPerante o cenário de atuação da PSP, importa estudar, no âmbito da área científica da balística, os danos que os projéteis provocam quando disparados contra viaturas, bem como todos os fenómenos que daí decorrem. Assim, definiu-se como principal objetivo do presente estudo: testar o comportamento de projéteis na estrutura metálica do habitáculo da viatura. Como objetivos específicos: verificar que projéteis penetram ou perfuram a estrutura metálica do habitáculo; estudar as alterações de trajetória dos projéteis; verificar em que casos existe fragmentação dos projéteis; estudar as deformações dos projéteis; perceber quais os efeitos dos projéteis no metal do habitáculo da viatura através do estudo dos orifícios de entrada e de saída; verificar a velocidade e energia cinética restantes dos projéteis depois atravessarem a viatura; estudar as deformações provocadas pelo vidro do para-brisas da viatura nos projéteis da munição 9x19mm FMJ, e as alterações à sua trajetória; comparar os efeitos provocados por projéteis diferentes, disparados com armas diferentes, a diferentes distâncias e ângulos de disparo. Obteve-se os resultados seguintes: os projéteis disparados por carabinas, a um ângulo de 90º, sofrem um decréscimo de velocidade de cerca de 3,29% depois de perfurarem a primeira porta da viatura, e de cerca de 14,55% depois de perfurarem a segunda; os projéteis disparados pela pistola-metralhadora, FN P90, a um ângulo de 90º, sofrem um decréscimo de velocidade de cerca de 8,6% depois de perfurarem a primeira porta de uma viatura, e de cerca de 41% depois de perfurarem a segunda; os projéteis disparados por pistolas semiautomáticas, a um ângulo de 90º, sofrem um decréscimo de velocidade na ordem dos 11,13% depois de perfurarem a primeira porta, e de cerca de 26,93% depois de perfurarem a segunda; existe uma maior tendência para a fragmentação dos projéteis NATO do que dos seus análogos da Kalashnikov, especialmente os de calibre 5,56mm.Given the scenario of action of the PSP, it is important to study, within the scope of the scientific area of ballistics, the damages that the projectiles cause when fired at vehicles, as well as all the phenomena that follow. Thus, it was defined as the main objective of the present study: test the behavior of projectiles in the metallic structure of the passenger compartment of the car. As specific objectives: verify which projectiles penetrate or perforate the metal structure of the passenger compartment; study the changes in the trajectory of the projectiles; verify in which cases there is fragmentation of the projectiles; studying the deformation of the projectiles; understand the effects of projectiles on the metal of the passenger compartment of the car by studying the entry and exit holes; verify the remaining velocity and kinetic energy of the projectiles after passing through the vehicle; study the deformations caused by the windscreen of the vehicle in the projectiles of the 9x19mm FMJ ammunition, and the changes to its trajectory; compare the effects of different projectiles, fired with different weapons, at different distances and firing angles. The following results were obtained: the projectiles shot by rifles at a 90º angle suffer a velocity decrease of about 3.29% after perforating the first door of the vehicle, and about 14.55% after perforating the second; the projectiles fired by the machine gun, FN P90, at an angle of 90º, suffer a velocity decrease of about 8.6% after perforating the first door of a car, and about 41% after perforating the second; the projectiles fired by semi-automatic guns, at an angle of 90º, suffer a decrease in velocity in the order of 11.13% after perforating the first door and of about 26.93% after perforating the second; there is a greater tendency for the fragmentation of NATO projectiles than their Kalashnikov analogs, especially the 5.56mm caliber ones.Rodrigues, Ezequiel Agostinho MacielRepositório ComumFernandes, João Pedro Ferreira2019-11-27T12:29:39Z2019-06-032019-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30333TID:202302512porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:28:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:27.641379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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