Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Margarida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pires, António Ramos, Villalobos Moya, Keylor, Andrade, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28958
Resumo: Os processos educativos são os processos mais difíceis de gerir, quer pela duração dos ciclos de estudos, quer pela variedade dos atores e das suas intervenções, quer ainda pelas interações diversas e pouco integradas entre docentes, estudantes e órgãos de gestão. Contudo, a educação e, em particular, o ensino superior, constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade, pelo que, espera-se, funcione aos mais elevados níveis de desempenho. Com este artigo pretende-se analisar a evolução da produção científica obtida na Revista TMQ-Techniques, Methodologies and Quality e nas Atas dos Encontros anuais da Rede dos Investigadores da Qualidade (RIQUAL), no período de 2009 a 2018, através da utilização das palavras-chave, enunciadas pelos autores nos artigos e comunicações publicadas, ligadas à temática da educação. Os principais resultados obtidos mostram que, nos artigos publicados na Revista TQM, as categorias de palavras-chaves com maior frequência foram “Avaliação Académica”, “Ensino Superior”, “Estratégias e Abordagens”, “Estratégias e Abordagens”, “Qualidade”, “Gestão e Processos” e “Modelos e Ferramentas da Qualidade”. No caso das Atas dos Encontros da RIQUAL, as categorias com maior frequência foram “Qualidade”, “Ensino Superior”, “Educação”, “Normas e Certificação”, “Avaliação Académica” e “Satisfação-Expectativas- Perceções”. Face a esses resultados, pode concluir-se que a gestão das Instituições de Ensino Superior (EIS) e dos seus processos e, em particular a Gestão da Qualidade ocupam com grande destaque a investigação. A experiência dos editores permite ainda referir a necessidade de investigar outras formas de intervenção dos sistemas da qualidade e as próprias formas de organização interna e externa das IES, de modo a melhorar a eficácia global no cumprimento da sua missão
id RCAP_6f8abcf1f5b308994b33d7076a2ddb7a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28958
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUALAvaliaçãoQualidadeSistema de GestãoEnsino SuperiorOs processos educativos são os processos mais difíceis de gerir, quer pela duração dos ciclos de estudos, quer pela variedade dos atores e das suas intervenções, quer ainda pelas interações diversas e pouco integradas entre docentes, estudantes e órgãos de gestão. Contudo, a educação e, em particular, o ensino superior, constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade, pelo que, espera-se, funcione aos mais elevados níveis de desempenho. Com este artigo pretende-se analisar a evolução da produção científica obtida na Revista TMQ-Techniques, Methodologies and Quality e nas Atas dos Encontros anuais da Rede dos Investigadores da Qualidade (RIQUAL), no período de 2009 a 2018, através da utilização das palavras-chave, enunciadas pelos autores nos artigos e comunicações publicadas, ligadas à temática da educação. Os principais resultados obtidos mostram que, nos artigos publicados na Revista TQM, as categorias de palavras-chaves com maior frequência foram “Avaliação Académica”, “Ensino Superior”, “Estratégias e Abordagens”, “Estratégias e Abordagens”, “Qualidade”, “Gestão e Processos” e “Modelos e Ferramentas da Qualidade”. No caso das Atas dos Encontros da RIQUAL, as categorias com maior frequência foram “Qualidade”, “Ensino Superior”, “Educação”, “Normas e Certificação”, “Avaliação Académica” e “Satisfação-Expectativas- Perceções”. Face a esses resultados, pode concluir-se que a gestão das Instituições de Ensino Superior (EIS) e dos seus processos e, em particular a Gestão da Qualidade ocupam com grande destaque a investigação. A experiência dos editores permite ainda referir a necessidade de investigar outras formas de intervenção dos sistemas da qualidade e as próprias formas de organização interna e externa das IES, de modo a melhorar a eficácia global no cumprimento da sua missãoFORGES2021-01-28T22:37:56Z2021-01-282019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28958http://hdl.handle.net/10174/28958porSaraiva, M.; Pires, A. R.; Villalobos Moya, K. & Andrade, A. (2019). “Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL”. 9ª Conferência da FORGES - “O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”, Mariana Carolina Barbosa & Sandra Maria Branchine, FORGES e Editora IFB, Universidade de Brasília (Brasil), 20 a 22 de novembro de 2019, pp. 578-590. ISBN: 978-65-990276-1-1578-590978-65-990276-1-1https://www.aforges.org/9-conferencia-forges/9ª Conferência da FORGES - “O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”msaraiva@uevora.ptndndnd661Saraiva, MargaridaPires, António RamosVillalobos Moya, KeylorAndrade, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:46.505882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL
title Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL
spellingShingle Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL
Saraiva, Margarida
Avaliação
Qualidade
Sistema de Gestão
Ensino Superior
title_short Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL
title_full Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL
title_fullStr Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL
title_full_unstemmed Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL
title_sort Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL
author Saraiva, Margarida
author_facet Saraiva, Margarida
Pires, António Ramos
Villalobos Moya, Keylor
Andrade, António
author_role author
author2 Pires, António Ramos
Villalobos Moya, Keylor
Andrade, António
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Margarida
Pires, António Ramos
Villalobos Moya, Keylor
Andrade, António
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Qualidade
Sistema de Gestão
Ensino Superior
topic Avaliação
Qualidade
Sistema de Gestão
Ensino Superior
description Os processos educativos são os processos mais difíceis de gerir, quer pela duração dos ciclos de estudos, quer pela variedade dos atores e das suas intervenções, quer ainda pelas interações diversas e pouco integradas entre docentes, estudantes e órgãos de gestão. Contudo, a educação e, em particular, o ensino superior, constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade, pelo que, espera-se, funcione aos mais elevados níveis de desempenho. Com este artigo pretende-se analisar a evolução da produção científica obtida na Revista TMQ-Techniques, Methodologies and Quality e nas Atas dos Encontros anuais da Rede dos Investigadores da Qualidade (RIQUAL), no período de 2009 a 2018, através da utilização das palavras-chave, enunciadas pelos autores nos artigos e comunicações publicadas, ligadas à temática da educação. Os principais resultados obtidos mostram que, nos artigos publicados na Revista TQM, as categorias de palavras-chaves com maior frequência foram “Avaliação Académica”, “Ensino Superior”, “Estratégias e Abordagens”, “Estratégias e Abordagens”, “Qualidade”, “Gestão e Processos” e “Modelos e Ferramentas da Qualidade”. No caso das Atas dos Encontros da RIQUAL, as categorias com maior frequência foram “Qualidade”, “Ensino Superior”, “Educação”, “Normas e Certificação”, “Avaliação Académica” e “Satisfação-Expectativas- Perceções”. Face a esses resultados, pode concluir-se que a gestão das Instituições de Ensino Superior (EIS) e dos seus processos e, em particular a Gestão da Qualidade ocupam com grande destaque a investigação. A experiência dos editores permite ainda referir a necessidade de investigar outras formas de intervenção dos sistemas da qualidade e as próprias formas de organização interna e externa das IES, de modo a melhorar a eficácia global no cumprimento da sua missão
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-01T00:00:00Z
2021-01-28T22:37:56Z
2021-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28958
http://hdl.handle.net/10174/28958
url http://hdl.handle.net/10174/28958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Saraiva, M.; Pires, A. R.; Villalobos Moya, K. & Andrade, A. (2019). “Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL”. 9ª Conferência da FORGES - “O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”, Mariana Carolina Barbosa & Sandra Maria Branchine, FORGES e Editora IFB, Universidade de Brasília (Brasil), 20 a 22 de novembro de 2019, pp. 578-590. ISBN: 978-65-990276-1-1
578-590
978-65-990276-1-1
https://www.aforges.org/9-conferencia-forges/
9ª Conferência da FORGES - “O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”
msaraiva@uevora.pt
nd
nd
nd
661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FORGES
publisher.none.fl_str_mv FORGES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136669849354240